Apresentação

As Licenciaturas em Letras têm como objetivo principal formar professores para atuação nas disciplinas de língua e literatura do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio. O profissional formado em Letras também pode atuar em atividades de pesquisa, na gestão de processos educacionais e em atividades de revisão textual e tradução, entre muitas outras possibilidades.

O curso de Letras do campus Jaguarão teve seu início em setembro de 2006, sendo um dos cursos mais antigos da UNIPAMPA. Inicialmente criado como uma licenciatura de habilitação dupla (Português, Espanhol e suas respectivas Literaturas), nosso curso passou, a partir de 2015, por uma reformulação curricular para atender a demandas institucionais e a atualizações na legislação que orienta e normatiza o ensino superior, particularmente as licenciaturas.

Após intenso trabalho de avaliação do curso existente, debates e apropriação das novas diretrizes legais, construímos duas propostas de cursos de habilitação única: Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa – LicenciaturaLetras – Espanhol e Literatura Hispânica – Licenciatura. São cursos menos pesados, seja em termos de carga horária total ou em quantidade de componentes curriculares semestrais, um resultado bem-vindo considerando que as aulas ocorrem no turno da noite. E, para aqueles que assim o desejarem, o fato de os dois novos cursos compartilharem um tronco comum de componentes curriculares permite a obtenção de uma segunda licenciatura em dois anos.

Assim, a partir de 2019, o curso de Letras – Português, Espanhol e suas respectivas Literaturas entra em extinção e tem início a oferta dos dois novos cursos. Vem construir essa história com a gente!

Diferenciais do nosso curso:

» Nosso corpo docente é altamente qualificado, totalmente composto por professores doutores;
» Estamos numa região de fronteira, cenário perfeito para quem se interessa por línguas e literatura;
» Se o espanhol te conquistar, podes fazer a segunda licenciatura em 2 anos.

Quer saber mais sobre o curso? Navega no menu aí ao lado, acessa o PPC, dá uma olhada na estrutura do curso. Quem sabe não nos encontramos em março? :)