Projeto de ensino “COVID-19: memórias linguísticas”

Você já se perguntou de que forma a área de Letras pode contribuir na construção de conhecimento sobre a pandemia?

Quem estuda Letras, estuda a ciência da linguagem, a Linguística, mas nem sempre percebe o quanto esse campo do saber, com suas múltiplas subáreas, oferece visões diferenciadas do funcionamento da linguagem cotidiana. Podemos ter uma visão antropológica, sociológica, filosófica da pandemia e podemos ter uma visão, ou melhor, visões linguísticas. Compreender as linguagens, dentre elas, a língua dando corpo aos sentidos em efervescência durante uma pandemia é compreender também as subjetividades e suas formas mutantes de relacionamentos.

Nesse contexto, o projeto de ensino “COVID-19: memórias linguísticas” nasce querendo amplificar as lentes de quem enxerga o mundo por intermédio das linguagens, em específico, da linguagem verbal.

O objetivo da ação “COVID-19: memórias linguísticas” é iniciar a criação de um repositório digital (RD) temático, ou seja, agregar e preservar produções linguísticas sobre a pandemia COVID-19. Os arquivos do repositório são escolhidos levando em conta seu potencial para objeto de pesquisa acadêmica e material de trabalho na sala de aula da educação básica e superior.

Ficou interessado em participar?  Clica aqui para ler o regulamento.

Inscrições no ambiente Moodle do projeto: https://moodle.unipampa.edu.br/moodle/course/view.php?id=10847

PET Letras e cursos de Letras promovem palestra sobre educação em tempos de pandemia

Na próxima quinta-feira, dia 16/04, às 14h, acontecerá a palestra Educação em tempos de pandemia: os desafios psicológicos e comportamentais do home office para acadêmicos(as) e professores(as), com a psicóloga Rogéria Lourenço dos Santos. A atividade será realizada na forma de videoconferência, via Skype.

Para se inscrever, envie e-mail para petletrasjaguarao@gmail.com Além de valer horas complementares, a palestra é uma ótima oportunidade para cuidar da nossa saúde mental nesses tempos difíceis que estamos vivendo.

Ficou interessado? Corre lá e te inscreve, pois as vagas são limitadas!

A imagem pode conter: texto

Atendimento durante o período de suspensão das atividades – COVID-19

Prezada comunidade acadêmica,

Como já é do conhecimento de todos, o Ofício Circular 03/2020 da Reitoria suspendeu todas as atividades presenciais administrativas e acadêmicas por tempo indeterminado.

Do mesmo modo, o Ofício 16/2020 da Direção do Campus Jaguarão determina o fechamento do campus. Os portões permanecerão fechados em tempo integral, com acesso eventual permitido somente a TAEs e docentes. Discentes e a comunidade externa devem solicitar autorização da Direção do Campus. O acesso às sala de estudos, biblioteca e computadores do hall também não será permitido durante o período de suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais.

Para garantir que tenhamos um canal de comunicação durante este período, informamos que as coordenações de Letras estarão disponíveis das 8h às 12h e 13h30 às 17h30, para atendimento através dos seguintes endereços de e-mail:

Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa – jalpl@listas.unipampa.edu.br
Letras – Português e Espanhol – jalpen@listas.unipampa.edu.br
Letras – Espanhol e Literatura Hispânica – jaleh@listas.unipampa.edu.br

Fiquem bem! Até breve!