Plantão das coordenações de Letras

 

Resultado Final

Chamada Interna PROGRAD 5/2020 – Monitoria de apoio à inclusão digital

1ª colocada: Marluce Amaral de Oliveira – 9,4 

 

 

Resultado Preliminar

Chamada Interna PROGRAD 5/2020 – Monitoria de apoio à inclusão digital  

1ª colocada: Marluce Amaral de Oliveira – 9,4 

 

Divulgação!!

Solicitamos que os candidatos confiram seus e-mails para ter acesso ao link da reunião de entrevista.

Utilidade Pública!!

Olá, pessoal!

Dúvidas sobre a utilização do Moodle e seus recursos?
Acessem o MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 3.9
PERFIL ALUNO, produzido pela técnica Ailime Ferreira Rodrigues, para a DEaD/PROGRAD, em junho deste ano.

Para acessar o material, cliquem aqui:  Manual do Aluno(a) 

Precisa fazer ajuste de matrícula? Leia as informações abaixo!!!

Informações importantes para o período de ajuste de matrícula

 

Caros alunos,

A partir desta semana, haverá plantões nas coordenações de Letras para tirar algumas dúvidas de vocês sobre as matrículas. 

O contato poderá ser realizado através do link do Plantão – Coordenações Letras, https://meet.google.com/imr-irmb-hbm, da plaforma Google Meet. 

Enfatizamos a necessidade de acessarem o link usando como login o e-mail institucional e a senha do GURI. 

O período oficial de ajuste do semestre 2020-1 será de 08 a 11/09/2020, podendo haver o encontro presencial no link acima para tirar dúvidas e com o preenchimento e o envio do formulário de ajuste exclusivamente através do e-mail institucional.

Portanto, ainda nesta semana, confiram seus logins e senhas.

Neste link vocês encontram mais informações sobre como acessar o e-mail institucional: https://sites.unipampa.edu.br/prograd/2020/06/22/estudante-conheca-as-vantagens-de-utilizar-o-e-mail-institucional/

TEM ALGUMA DÚVIDA? QUER CONVERSAR CONOSCO? Dias de plantão: 

QUINTA – 03/09 – das 18:30 às 20h

SEXTA – 04/09 – das 18:30 às 20h

Na imagem vocês podem ver um exemplo do formulário que será utilizado para os ajustes de matrícula. Nele, basta indicar os componentes que vocês desejam incluir ou excluir. 

Para acessá-lo na íntegra, clique no link: https://unipampa.edu.br/jaguarao/formulario-reajuste-de-matricula

Retomada das atividades acadêmicas na modalidade remota 2020-1

Cara comunidade acadêmica,

Divulgamos abaixo as principais informações sobre as matrículas, os prazos e os horários dos cursos de Letras
Aqui! 👇👇🏻👇🏾👇🏿

Para acessar os horários do semestre 2020-1, cliquem nos links:

Horário JALEH

Horário JALPL

Horário JALPEN

Divulgação:  A Unipampa instituiu o Auxílio à Inclusão Digital e o aumento do valor do Auxílio Alimentação.

Para maiores informações, acesse o link: https://sites.unipampa.edu.br/praec/2020/06/30/nova-normativa-institui-o-auxilio-a-inclusao-digital-aumenta-o-valor-do-auxilio-alimentacao-e-estabelece-alteracoes-na-concessao-e-nos-criterios-de-manutencao-dos-beneficios-de-assistencia-estudantil/?fbclid=IwAR39RZJU8T5b2QzE65tgIjszNwNUAN6Hoao1ysyDQEsC8QWgB6bOybGdufI

 

Divulgação: Pesquisa discente interna – Campus Jaguarão

Convidamos a toda a comunidade discente para responder o questionário que será a base do mapeamento do Campus Jaguarão, para a compreensão da realidade de nossos alunos. Ressaltamos que este formulário é uma elaboração conjunta da representação discente, docentes e o Conselho do Campus Jaguarão, portanto diferencia-se dos formulários e questionários enviados pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e do Comitê de Monitoramento do CORONAVÍRUS. Solicitamos a ampla divulgação do mesmo para que possamos atingir 100% de nossa comunidade discente!  
Material de divulgação: Lucas Lage – Representante discente – Campus Jaguarão

E-book discute sobre traduções entre espanhol e português

 

O e-book Viceversa: tópicos de traducción entre español y portugués, organizado por Amanda Blanco, Mayte Gorrostorrazo e pelo professor da UNIPAMPA Carlos Rizzon, põe em evidência o espaço fronteiriço para discutir processos de tradução entre os idiomas espanhol e português. Assim, afirma pontes que disseminam diálogos para multiplicar e entrelaçar diferenças nas constituições outras do mesmo.

Como parte do acervo do Repositório Institucional da UNIPAMPA, o e-book pode ser acessado através do endereço:

http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/bitstream/riu/4924/1/Carlos%20Rizzon%202020.pdf

Texto de divulgação: Carlos Garcia Rizzon

Hecho en casa: Proyecto Tapabocas

No momento em que o país enfrenta a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas se sensibilizam e decidem fazer algo para ajudar.
A professora Cristina Pureza Duarte Boéssio, do Curso de Espanhol da Unipampa – Jaguarão, decidiu usar suas habilidades em costura, anteriormente desenvolvidas como um hobby, para confeccionar máscaras de tecido para proteção contra a COVID-19.
A ideia surgiu no final de março, após a professora mostrar algumas máscaras que havia confeccionado para os integrantes do projeto “Español para Niños”, curso destinado às crianças e desenvolvido junto ao Laboratório de Ensino de Espanhol para Crianças e Formação Docente, coordenado por Cristina.
A ação tem recebido o apoio da comunidade da Unipampa-Jaguarão e da comunidade jaguarense, através de doação de materiais para confecção. O transporte e distribuição conta com a disponibilidade de Anália Carvalho, Eduardo Carvalho, Isadora Carvalho e Nestor Billafan, do Supermercado Casarão Mix. Desde então, têm se estabelecido uma rede para distribuição gratuita das máscaras.
As máscaras são confeccionadas em tecido de algodão e buscam seguir as recomendações básicas do Ministério da Saúde. Desde o início da ação, já foram distribuídas cerca de 300 máscaras caseiras.

Educação em tempos de pandemia: os desafios psicológicos e comportamentais do home office para acadêmicos(as) e professores(as)

O PET Letras, em parceria com os cursos de Letras da Unipampa-Jaguarão, promovem a palestra Educação em tempos se pandemia: os desafios psicológicos e comportamentais do home office para acadêmicos(as) e professores(as), com a professora e psicóloga Rogéria Lourenço dos Santos.
A transmissão acontecerá via Skype.

Data: 16/04/2020
Horário: 14h

 

Novas edições de cursos ofertados pelo Centro de Línguas 

Atenção, comunidade acadêmica! Ótima oportunidade para aperfeiçoar a comunicação em língua espanhola.
Matricule-se no curso “Disfrutá la Frontera!”, ofertado pelo Centro de Línguas da Unipampa Jaguarão e ministrado via Moodle.

Atenção, comunidade externa, em especial, os moradores de Río Branco e Jaguarão falantes de espanhol com interesse em aprimorar o português, inscrevam-se no curso “Vení a estudiar el portugués!”, também ofertado na modalidade a distância.

Para maiores informações, contate: unipampacelletras@gmail.com

Processo Seletivo Complementar e de Reopção de Curso abrem inscrições 

Estão abertas as inscrições para Processo Seletivo Complementar e de Reopção de Curso.
Há vagas para os cursos de Letras Português e Literaturas e Letras Espanhol e Literatura Hispânica para Reopção e também Processo Seletivo Complementar. As inscrições vão até 27 de novembro.

Para mais informações, acesse o link:

https://unipampa.edu.br/portal/processo-seletivo-complementar-e-de-reopcao-de-curso-abrem-inscricoes-neste-sabado-19

Intercâmbio para Colômbia: Unipampa oferta quatro vagas para o Programa Bracol

Você já pensou em estudar um semestre em alguma universidade estrangeira? Se você é estudante da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), esta pode ser a sua oportunidade. A instituição está com inscrições abertas para o processo seletivo de alunos de graduação que desejam se candidatar a uma das quatro vagas ofertadas pelo Programa Bracol (Brasil-Colômbia) para estudar em universidades colombianas.
As inscrições vão até o dia 31 de outubro!

Para mais informações, no link:

https://unipampa.edu.br/portal/intercambio-para-colombia-unipampa-oferta-quatro-vagas-para-o-programa-bracol

Bramex está com inscrições abertas até 31 de outubro

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Intercâmbio Estudantil Brasil-México (Bramex). Os alunos de graduação podem participar da seleção que conta com quatro vagas para estudar durante um semestre em universidades mexicanas.

As inscrições ficam abertas até o dia 31 de outubro.
Não perca essa oportunidade!

Mais informações, clicando no link:

https://unipampa.edu.br/portal/bramex-esta-com-inscricoes-abertas-ate-31-de-outubro

Oportunidade de Bolsa!

Estarão abertas a partir do dia 01 de outubro as inscrições para seleção de bolsista de nivelamento “Aperfeiçoamento em Língua Espanhola”.
As inscrições poderão ser realizadas pelo GURI: https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/, no link da “Chamada Interna 04/2019_PROGRAD”, no período de 01 a 09/10/2019. O bolsista contemplado receberá duas cotas no valor de R$ 500,00.

Para demais informações, acesse:
Edital 315/2019, https://unipampa.edu.br/…/edital_315-2019_chamada_interna_0….

Horário 2019/2

Imagem com horário exclusivamente do curso de Letras – Espanhol e Literatura Hispânica.

Entre Nosotros: Unipampa participa de projeto interinstitucional que visa a formação de professores de espanhol

Entre Nosotros, projeto interinstitucional reunindo todos os Cursos de Espanhol das universidades do interior do RS (UFFS, UFSM, FURG, Unipampa e UFPel),  promoverá a cada 10 dias, alternando os encontros entre sábados às 10h30min e terças às 19h. Nos referidos encontros, um especialista falará brevemente e, a seguir haverá uma conversa aberta aos assistentes mediado por um dos docentes da equipe organizadora. A princípio serão professores de espanhol, com possibilidade de abrir, no futuro, a outros profissionais cujos temas sejam de interesse dos discentes e docentes de língua espanhola. 

O primeiro encontro será sábado, 27/6, das 10h30min às 12h, com o webinário Através do Espelho: ensinar espanhol online é possível, com o Prof. Dr. Marcus V. L. Fontana (UFSM) e mediação do Prof. Dr. Javier Luzardo (UFPel). 

Dando sequência ao projeto, na terça, 7/7, às 19h, o webinário será sobre Mapeamento do ensino de língua espanhola na cidade de Pelotas/RS com o Prof. Dr. Javier Luzardo e a mediação do Prof. Dr. Eduardo Dutra.

No sábado, 18/07, às 10h30min, ocorrerá a fala Plataformas online para o estudo hedônico de E/LE com o Prof. Dr. Wellington Machado e a mediação do Prof. Dr. Marcus V. L. Fontana.

Na terça 28/7, às 19h, a conversa será Tradução: uma atividade desafiadora com a Prof;ª Drª Joselma Noal com mediação da Profª Drª Giane Santos 

No sábado, 8/8, às 10h30min, o webinário tratará sobre Pesquisa intervencionista na sala de aula de língua espanhola com o Prof. Dr. Eduardo Dutra com mediação do Prof. Dr. Wellington Machado

Na terça, 18/08, às 19h, a conversa será sobre Competência emocional na formação docente com a Profª Drª Giane Santos com mediação da Profª Drª Angelise Fagundes

No sábado, 28/8 às 10h30min, o webinário tratará sobre “Quem não é capaz de amar os seres inacabados não pode educar”: considerações sobre a formação de professores de espanhol com a Profª  Drª Angelise Fagundes com mediação da Profª Drª Joselma Noal

O evento é gratuito e certificado a cada atividade. As inscrições, credenciamento e acesso à sala virtual da transmissão será através do endereço https://www.even3.com.br/entre_nosotros

 As vagas são limitadas a possibilidade de acesso da plataforma. Se quiserem saber mais sobre o projeto, acessem nosso canal no Youtube  (https://www.youtube.com/channel/UCVzRuQOu23rjFSZ_A_QaOTw), 

o Twitter @ENddd2020 e o Instagram @entre.nosotros.2020

 

 

Olá! Seja bem-vindo!

Esta é a página do curso de Letras – Espanhol e Literatura Hispânica, que, junto ao Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa, compõe as duas habilitações ofertadas na Unipampa/Jaguarão.
Letras – Espanhol e Literatura Hispânica privilegia a formação de professores de língua espanhola e suas literaturas e atende à demanda de qualificar profissionais para atuar na Educação Básica da cidade e região. Sua proposta contempla uma concepção de educação que observa a dimensão cultural a perpassar o desenvolvimento das práticas de ensino.
A localização fronteiriça do nosso câmpus proporciona a aproximação com o país vizinho Uruguai, peculiaridade que facilita o intercâmbio sociocultural e linguístico, que fazem parte da rotina dos habitantes de Jaguarão (BR) e Rio Branco (UY), e que se estende à comunidade acadêmica.
Como licenciatura, a organização curricular se propõe a contemplar uma carga horária de 3200 horas, baseada em três áreas: língua espanhola, literatura e educação, em compatibilidade com a legislação vigente.
Ao ingressar nessa licenciatura, em oito semestres, estudantes vinculados ao curso de Letras – Espanhol e Literatura Hispânica poderão realizar a formação acadêmica específica. Se de interesse do aluno, este poderá complementar a sua formação com componentes curriculares específicos do curso de Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa, a fim de obter uma segunda licenciatura.

Vem para a Unipampa!

Bem-vindo

Seja bem-vindo ao site do curso de Letras – Espanhol e Literatura Hispânica, da UNIPAMPA, câmpus Jaguarão.

Sinta-se à vontade para conhecer o curso e as ações nele desenvolvidas.