Tempo Universidade e Tempo Comunidade 2014 | Educação do Campo – Licenciatura

Tempo Universidade e Tempo Comunidade 2014

Nova Organização do Tempo Comunidade

Confira as imagens acima em documento PDF clicando aqui.

Regime de Alternância

A Organização curricular em regime de alternância, com base no Parecer CNE/CEB n. 1/2006 – prevê dias letivos organizados em tempo universidade e tempo comunidade, com etapas presenciais (equivalentes a semestres de cursos regulares) e etapas vivenciadas no próprio ambiente social e cultural dos estudantes. Sendo assim, neste projeto o TU, desenvolvido nos meses de fevereiro e julho, será realizado presencialmente na universidade, configura-se como um momento no qual os educandos possuem aulas teóricas e práticas com o grupo de docentes efetivos do curso e colaboradores, participam também de atividades culturais, e exercitam a capacidade de auto-organização: momentos de organização do ambiente, trabalho em grupo, resolução de exercícios, leituras, ou seja, cada acadêmico, de acordo com as suas necessidades organiza o seu tempo individual de acordo com a avaliação das suas prioridades e de acordo com o seu planejamento individual e coletivo.
No TC os educandos realizam atividades em suas comunidades de origem, sejam elas escolas, acampamentos, assentamentos de reforma agrária, propriedades rurais. Entre algumas das atividades previstas para o TC estão: pesquisa sobre a realidade, registro destas experiências, implementação de ações pedagógicas, vivências que possibilitem a partilha de conhecimentos, desenvolvimento de projetos de aprendizagem. Todas as atividades são orientadas no TU, e acompanhadas pelos professores mediadores nos meses de julho a dezembro e nos meses de março a junho.

Para saber mais sobre o tempo Universidade e o Tempo Escola leia o Marco conceitual e Legal do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo:

MARCO-CONCEITUAL-E-LEGAL