Semana Acadêmica da Educação do Campo 2017 | Educação do Campo – Licenciatura

Semana Acadêmica da Educação do Campo 2017

Estimada comunidade,

Entre os dias 16 e 18/11/2017 ocorrerá a semana acadêmica do Curso de Educação do Campo

Vagas limitadas:

Primeira etapa: 27/10 a 10/11.

Segunda etapa: 11/11 a 16/11.

Como se inscrever: acesse aqui

 

Segue programação detalhada*.

16/11:

08h30min Recepção e inscrições – Saguão UNIPAMPA Campus Dom Pedrito
09h30min Oficinas – diversos locais
14h Oficinas – diversos locais.
19h30min Abertura da Semana Acadêmica. Local: Auditório da Escola Nossa Senhora do Patrocínio. Rua José Bonifácio, 1332.
20h Palestra: Ciência, Interdisciplinaridade, transformação sociais e a Educação do Campo. Palestrante: Professor Décio Auler (UFSM). Local: Escola do Patrocínio.

 

 

17/11

09h Conselho Comunitário. Local: Escola do Patrocínio.
14h – Amostra científica. Local: saguão do Campus.

– Conselho Comunitário. Local: Campus.

19h30min Apresentação dos relatórios de estágio. Local: Campus.

 

18/11

08h30min Apresentação dos relatórios dos Projetos Interdisciplinares. Local: Campus.
14h Apresentação dos relatórios dos Projetos Interdisciplinares. Local: Campus.

 

* Ocorrerá também  a exposição fotográfica do projeto Pampa: bioma e sua gente.

 

Descrição das oficinas:

Titulo da oficina Descrição das oficinas Oficineir@s
ENQUANTO ME ALIMENTO, EU… O ato alimentar historicamente esteve associado ao modo de vida das populações. Atualmente temos hábitos alimentares muito baseados no processo industrial. A oficina se propõe a uma reflexão sobre a alimentação, de maneira a completar a frase que se inicia no título com a percepção dos participantes a respeito de sua alimentação. Enfocando o papel da agricultura familiar na produção alimentar. – Andréia Nunes Sá Brito – Profª da UNIPAMPA Dom Pedrito.

– Keli Adriana Pereira de Oliveira – Profª da UNIPAMPA Santana do Livramento, membro do movimento slow food.

– Nádia Rosana Oliveira – Profª da UNIPAMPA Itaqui e participante na organização do Guia da Alimentação Saudável (Ministério da Saúde).

– Agricultores da Feira de Dom Pedrito.

USOS DE PÓ DE ROCHA PARA ADUBAÇÃO E FERMENTAÇÃO. Somente turno Tarde: O oficina propõe-se a apresentar formas de utilização de pó de rocha para adubação e fermentação, de modo a congregar  práticas ecologicamente sustentáveis e suas potencialidades para o ensino de ciências da natureza. – Jaime Carvalho – Agricultor e Bioconstrutor.
SABERES DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Manhã: (re)Construindo saberes na formação docente. Tratará de discussões sobre os saberes docentes, a partir de alguns referenciais e da prática desenvolvida pelos participantes, com o objetivo de (re)construir saberes na área das ciências. -Denise da Silva -Profª da UNIPAMPA .

-Maritza de Moraes – Profª da UNIPAMPA .

Tarde: Atividades facilitadoras para o Ensino de Química: do retroprojetor a modelagem. Esta oficina tem como objetivo apresentar atividades experimentais demonstrativas em pequena escala, utilizando retroprojetor como bancada. – Mara E.F.Braibante  – Profª UFSM.

– Hugo T.S.Braibante  – Profº UFSM.

RELAÇÃO ENTRE O LABORATÓRIO E O CAMPO, NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA.  Análises microbiológicas e parasitológicas de água e alimentos, o estudo e a promoção de medidas profiláticas no que se refere a doenças parasitárias e infecciosas, propiciando familiarização com o ambiente laboratorial, revisão de conceitos e a reflexão sobre a importância da higiene para a saúde humana. – Cíntia Saydelles – Técnica Administrativa Educacional (TAE), UNIPAMPA Campus Dom Pedrito.

– Graciela Suterio – TAE, UNIPAMPA Campus Dom Pedrito.

– Aniara Machado – Profª UNIPAMPA Dom Pedrito.

MOVIMENTOS SOCIAIS E OS POVOS DO CAMPO. Essa oficina tem por objetivo discutir a história e o papel dos Movimentos Sociais e Povos do Campo, dando destaque para a contribuição desses para a construção da Educação do Campo. – Vinicius Piccin Dalbianco  -Profº da UNIPAMPA.

– Guilherme Gonzaga –Profº da UNIPAMPA .

– Rosi Lima – Liderança do MST.

– Fabini Franco – Liderança do Movimento Quilombola.

POLÍTICAS DA DIFERENÇA. Manhã: GÊNERO E SEXUALIDADE – Suzana Cavalheiro de Jesus – Profº da UNIPAMPA .
Tarde: A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO. Objetiva discutir sobre especificidades relativas à educação de pessoas com deficiência, acessibilidade e educação inclusiva. – Fabiane Breitenbach – TAE do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
MOVIMENTO ESTUDANTIL: a organização e participação dos estudantes na defesa de seus direitos. A rede do movimento estudantil é composta por várias entidades e movimentos políticos, e a organização das e dos estudantes no nosso país já foi e continua sendo responsável por muitas lutas e conquistas ao longo da história. Como isso se deu, e como você pode participar disso na atualidade? – Diego dos Santos – estudante da Educação do Campo.

– Mateus Luan Klein Karling – Coordenador Geral da União Estadual dos Estudantes Livres do RS (UEE Livre).