A aula ocorreu no dia 10 de julho de 2014 no LIFE – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores
A primeira aula do curso iniciou com a técnica Quem eu sou?
Os alunos receberam uma folha com o título Quem eu sou? E precisavam escrever características pessoais e profissionais. Depois todas as folhas foram misturadas e ao retirar as folhas e fazer a leitura os colegas deviam reconhecer quem era o colega descrito.
No dia 01 de julho de 2014 às 15 horas e 30 minutos foi realizada a aula inaugural do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.
As professora doutoras Elena Billig e Francéli Brizolla realizaram a Aula Inaugural da licenciatura com uma dinâmica, uma apresentação sobre a Unipampa e proferiram palestra sobre a Política Nacional de Educação do Campo – importância da docência.
Palestra
Professor Algacir Rigon, palestrou na formação dos educadores do campo, no dia 18 de julho de 2014, na 13 Coordenadoria Regional de Ensino, na cidade de Bagé.
O tema: Organização Escolar e perfil do professor: a educação por ciclos.
No dia 16 de junho de 2014, os professores do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, participaram do Fórum das Licenciaturas, realizado na Unipampa – Campus Bagé.
O Fórum ocorreu nos turnos manhã e tarde e contou com a apresentação de vários programas e projetos institucionais, como LIFE, PIBID, PRODOCÊNCIA, Inglês sem Fronteiras e também com uma discussão sobre as Licenciaturas Interdiciplinares.
12 MATRÍCULAS
12.1 As matrículas dos classificados dentro do número de vagas disponíveis, poderão ser realizadas no período de 24 a 26 de junho de 2014, das 09 às 12 horas e das 14 às 20 horas, na Secretaria Acadêmica do campus Dom Pedrito, no endereço do item 1.3.
12.1.1 Os candidatos da lista de suplência poderão ser chamados até o preenchimento total das vagas.
12.2 A matrícula será feita mediante apresentação e entrega de cópias autenticadas ou de cópias comuns acompanhadas dos originais dos documentos abaixo:
a) Documento de identidade;
b) Certificado de alistamento militar ou quitação dos serviços militares – para candidatos do sexo masculino entre 18 e 45 anos (conforme Lei 4375/64);
c) CPF;
d) Título de eleitor e comprovantes de votação na última eleição (02 turnos, quando for o caso) ou Certidão de Quitação Eleitoral expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral;
e) Foto 3×4 atual;
f) Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou Diploma de Curso de Graduação,
g) Certidão de nascimento/casamento, e
h) Documentos que comprovem a modalidade de Ação Afirmativa (Cota) do candidato, quando tiver feito esta opção, conforme ANEXO I.
12.2.1 Os documentos estrangeiros deverão ser autenticados pela Autoridade Consular Brasileira, no país de origem, e acompanhados da respectiva tradução oficial, nos casos de Língua diferente do Português ou Espanhol. Candidatos estrangeiros devem apresentar passaporte e visto de permanência no Brasil, ou carteira nacional de estrangeiro.
12.3 Os candidatos poderão ser representados por terceiros, exigindo-se, neste caso, procuração simples de próprio punho do candidato, sem necessidade de reconhecimento de firma, acompanhada do documento de identidade original do procurador, bem como dos documentos do candidato referidos no subitem 12.2.
12.4 O candidato classificado no limite das vagas que não comparecer
pessoalmente ou não constituir procurador para efetuar a matrícula no prazo estabelecido perderá o direito à ordem de classificação e será convocado o candidato imediatamente subsequente na listagem de classificação.