Adriana Duval | Jornalismo

Adriana Duval

É jornalista (PUCRS, 1994/2), mestre (1999) e doutora (2006) em Comunicação Social, também pela PUCRS. Desde 2009, é professora adjunta do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. Pesquisa, desde 1993, sobre comunicação, cultura e sociedade e o meio radiofônico, com ênfase nos aspectos históricos, especialmente do Brasil da década de 30. Desde 1998, estuda sobre a artista Carmen Miranda e, é pesquisadora com a pesquisa “Jornalismo Humanizador em Crônicas do Cotidiano”, sendo que semanalmente o produto da investigação empírica é socializado através da coluna Crônicas da Cidade da Folha de São Borja, desde 2010.
Sua atuação docente teve início na PUCRS, em Porto Alegre (1997/2), seguida de trajetória desenvolvida na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo (Unisinos, 1998/2 a 2009/2) – onde foi professora de Jornalismo, Relações Públicas e Realização Audiovisual. Integrou equipes das Unidades Acadêmicas de Graduação e de Pesquisa e Pós-graduação. Participou de processos vinculados à criação de cursos e à reformulação estrutural dessa IES no âmbito do projeto educacional.
De 1991 em diante, exerce o Jornalismo em suas diferentes funções (Porto Alegre: Rádio Educadora AM; Rádio Bandeirantes AM; RBSTV/TVCOM; NET-Canal 20. Caxias do Sul: RBSTV. São Leopoldo: TV Unisinos).

Currículo Lattes de Adriana Duval

E-mail – adrianaduval@unipampa.edu.br