Apresentação | Especialização em Gestão Estratégica em Turismo

Apresentação

Vivemos uma realidade na qual a comunicação é cada vez mais acelerada e global, em uma sociedade reconfigurada e caracterizadora de uma crise da modernidade, o que torna imperiosa a necessidade de formar um cidadão contemporâneo, crítico e criativo, cruzando saberes, especialmente no tocante ao desenvolvimento de uma região.

 A gestão estratégica do turismo, especialmente em regiões de fronteira, realidade na qual se insere o Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, tem como atribuição diversificar a estrutura econômica regional, sendo capaz de atrair divisas e gerar emprego e renda, além de influir na melhoria na qualidade de vida dos cidadãos e da população local. Ao considerar tais aspectos, um dos pontos fundamentais reside na valorização crítica das dimensões políticas e técnico-científicas da gestão, o que significa administrar uma situação dentro dos marcos dos recursos presentemente disponíveis. Nesses preceitos, considera-se que a concepção pedagógica de uma gestão estratégica do turismo demanda intensa e coordenada cooperação entre saberes disciplinares, em busca da interdisciplinaridade.

Assim sendo, as diversas áreas de conhecimento que integram o turismo são, por excelência, objeto de estudo de diversos compartimentos de saberes, se constituindo em verdadeiras ferramentas para pensar um mundo cada vez mais complexo e globalizado. Neste sentido a proposta pretende discutir temas transversais tais como: Teorias do Turismo, Teorias de Gestão, Empreendedorismo, Gerenciamento de Projetos, Turismo Cultural, Turismo de Fronteira, Políticas Públicas do Turismo, Desenvolvimento Regional e Governança.