Visitas Técnicas e Saídas de Campo

  • Visita Técnica na Urbano Alimentos e na Sodexo

Cursos: Biotecnologia / Gestão Ambiental
Componente Curricular: Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos
Docente Responsável: Cássia Regina Nespolo
Data da saída: 14/02/2019 (14h)
Data do retorno: 14/02/2019 (18h)
Cidade de Origem: São Gabriel
Cidade de Destino: São Gabriel

  • Descrição das atividades realizadas:

    Visita técnica na unidade industrial da Urbano Alimentos e na unidade de refeição coletiva Sodexo, ambos na planta industrial da Urbano em São Gabriel. A visita à Urbano compreendeu as áreas de recebimento e processamento de arroz, desde a pesagem, coleta e análise inicial, englobando todas as etapas de produção, como descascamento, limpeza, polimento, seleção e embalagem. Foram enfatizadas as análises de qualidade, as planilhas de qualidade em cada setor, as formas de controle e monitoramento para assegurar a qualidade e segurança dos produtos finais. A visita foi acompanhada pela Bióloga do setor de Garantia da Qualidade. Em seguida, a visita foi realizada no refeitório da planta industrial, terceirizado para a empresa Sodexo, e acompanhado pela Nutricionista responsável. Foram observados os manuais e procedimentos operacionais padrão, os
    controles de temperatura, a coleta de amostras, o layout e o fluxo de produção dos alimentos, bem como as orientações e rotina de capacitações, como formas de garantir a segurança dos alimentos ofertados aos consumidores.

  • Objetivos atingidos:
    Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a gestão da qualidade e segurança dos alimentos em
    uma indústria de alimentos e em um serviço de alimentação, cada um com seu enfoque, mas
    priorizando a qualidade e segurança do produto entregue ao consumidor.
  • A Profa. Dra. Aline Trentin realizou visitas técnicas em sua disciplina de GEOPROCESSAMENTO I e GEOPROCESSAMENTO II  nas Empresas: Profill Engenharia e Ambiente (2018) e na Sulsoft – processamento de dados (2016, 2017 e 2018).

  • Professor André Copetti
    Visita técnica à Quarta Colônia de Imigração Italiana no RS, com as turmas das disciplinas de hidrologia e processos tecnológicos nos anos 2012, 2015 e 2016.

    A visita proporcionou o conhecimento prático de um sistema de tratamento de esgoto por zona de raízes de um abatedouro de aves. Também foi possível a troca de conhecimento com os pequenos agricultores familiares e suas alternativas de atividades de produção para melhoria da renda familiar, suas dificuldades e vantagens. Na oportunidade também visitou-se uma propriedade produtora de frutas, e cantinas produtoras de derivados da uva. Além da parte cultural sobre a história da colonização.

  • Projeto de extensão:

    “Implantação de tecnologias voltadas ao desenvolvimento educacional, socioambiental e de bem estar das escolas rurais do município de São Gabriel-RS”. Diante da preocupante situação higiênico-sanitária das comunidades escolares rurais constatados pela Secretaria Municipal da Educação do município de São Gabriel/RS, e por diagnósticos realizados pela Universidade Federal do Pampa, buscam-se através deste projeto a implantação de tecnologias voltadas ao desenvolvimento educacional, socioambiental e bem estar destas comunidades. Esse projeto tem por objetivo a capacitação de agricultores familiares, alunos e comunidade escolar a partir da construção e formação de áreas demonstrativas de tecnologias sociais voltadas ao desenvolvimento educacional, socioambiental e de bem estar nas escolas rurais do município de São Gabriel – RS. Com isso proporcionar melhorias em uma série de aspectos, tanto básicos, como o fornecimento de água de boa qualidade e tratamento de efluentes, quanto àqueles que melhoram a percepção dos alunos aos aspectos ambientais e de sustentabilidade tais como: sistemas produtivos, compostagem, arborização e aproveitamento da água da chuva. As atividades visam proporcionar aos alunos o desenvolvimento intelectual e uma formação mais ampla através de metodologias tradicionais e alternativas e/ou inovadoras abordando temas relevantes da educação ambiental e das tecnologias implantadas. O resultado deste trabalho refletirá na formação dos estudantes de séries iniciais e acadêmicos dos cursos de graduação, e nas condições de vida da comunidade local, criando um ambiente saudável e convidativo ao transformar o espaço escolar em um amplo instrumento de ensino. Transformando o ambiente externo da escola em um laboratório de conhecimento e educação ambiental, servindo de exemplo para a comunidade, incentivando a implantação nas demais escolas do Município, e futuramente alcançar as demais comunidades.

 

  • Participação do Curso na II Mostra Científica do Grupo de Pesquisa em Gestão de Recursos Hídricos

 

  • Professor Victor Pires
    Visita Técnica na Empresa URBANO-São Gabriel na Semana de Acolhimento aos Calouros 2016

 

  • Participação do Curso em Evento Local, promovendo palestras.

 

 

  • VISITA TÉCNICA À HIDRELÉTRICA DONA FRANCISCA, AGUDO/RS – Profª: Beatriz Stoll Moraes
     Componente curricular: FÍSICA APLICADA A GESTÃO AMBIENTAL – Nº de alunos: 26
    Data da visita: 04/12/2015

Relatório Completo: VISITA TÉCNICA À HIDRELÉTRICA DONA FRANCISCA

 

  • VISITA TÉCNICA AO ATERRO SANITÁRIO – Profª: Beatriz Stoll Moraes
     Componente curricular: QUÍMICA AMBIENTAL E TRATAMENTO DE RESÍDUOS – Nº de alunos: 18
    Data da visita: 29/06/2015

Relatório Completo: VISITA TÉCNICA ao aterro Butiá