Projeto Pedagógico do Curso – PPC

O curso de Gestão Ambiental na Região Fronteira-oeste do Rio Grande do Sul, especificamente na cidade de São Gabriel justifica-se pela inserção da cidade no quadro de promoção e desenvolvimento econômico e social; regional, estadual e federal. São Gabriel é uma cidade moderna, localizada na Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul, junto a BR 290, ROTA DO MERCOSUL. Com uma população de 61.788 habitantes, corredor de importação e exportação, está a 320 Km de Porto Alegre, 290 Km do Porto Internacional de Rio Grande, 300 Km de Uruguaiana/Argentina e 170 Km de Livramento/Uruguai.

 São Gabriel tem sua base econômica ligada principalmente à agropecuária, onde predomina a produção de arroz, soja e gado de corte. Recentemente, começou uma diversificação de culturas com o desenvolvimento da piscicultura, apicultura, e criação de Javalis.Nos últimos anos incorporou-se a paisagem da região a produção  silvicultura, que traz um novo aporte econômico para região e alenta pesquisas de estudo dos impactos socioambientais da atividade.

 A Fruticultura do município está no auge de seu desenvolvimento, já possui noventa hectares plantados, envolvendo diversos produtores, associados, que apostam nesta cultura.

 O Setor de Comércio e Serviços responde por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) Municipal, especialmente a pequena e microempresa. A Indústria atua especialmente no Setor Têxtil e agro-industrial. São Gabriel possui toda a infra-estrutura para o desenvolvimento das agroindústrias.

Desta forma, compreende-se que o desenvolvimento de novas tecnologias, propiciadas pela expansão da educação pública superior através da criação da Universidade Federal do Pampa, permitirá que a região obtenha progresso e desenvolvimento econômico e social.

O Projeto Político Pedagógico é justificado a partir das seguintes considerações:

 – A dinâmica atual da renovação do conhecimento,

 – A necessidade de propiciar a formação de profissionais em Gestão Ambiental,

 – A importância de se conduzir o curso na forma de Projeto de Ensino e Aprendizagem e não apenas como uma grade curricular a ser cumprida.

 São cada vez maiores os problemas ambientais gerados pelas ações antropogênicas, criando situações críticas para os recursos naturais disponíveis. Este cenário conduz a humanidade, a cada dia que passa, tornar-se mais consciente de que a sobrevivência da espécie no planeta depende do uso racional dos recursos naturais, renováveis ou não, da conservação e preservação da biodiversidade, da reciclagem das matérias-primas, da redução intensa do impacto humano sobre os recursos naturais. É considerando esse contexto que surge, na UNIPAMPA, o Curso de Graduação Bacharel em Gestão Ambiental.

PPC