Componentes curriculares | Geologia – Caçapava do Sul – Capital da Geodiversidade

Componentes curriculares

A principal característica do Curso de Geologia é a interdisciplinaridade de conhecimentos e ferramentas, propiciadas por temáticas ligadas a Ciências Exatas, como Matemática, Física e Química e suas aplicações práticas, como Geoestatística, Geofísica, Sensoriamento Remoto e Geoquímica; Ciências Naturais e da Terra como Biologia, Paleogeografia e Evolução e Sistema Terra.

A formação específica está fundamentada em componentes curriculares clássicas nos mais conceituados cursos, como Mineralogia, Petrologias Ígnea, Sedimentar e Metamórfica, Climatologia e Hidrologia, Sedimentologia e Estratigrafia, Paleontologia, Topografia, Geologia Estrutural, Hidrogeologia, Geologia Marinha, Geotectônica, Gênese de Depósitos Minerais, Prospecção Mineral, Métodos de Lavra, Geologia do Petróleo, Geotécnica, Geologia Ambiental e Recursos Energéticos.

 O Curso de Graduação em Geologia da UNIPAMPA compreende uma carga horária de 3.900 horas/aula e será ministrado em cinco anos, divididos em 10 semestres, em tempo integral e durante o turno diurno. Estão previstas 120 horas/aula de atividades de estágio obrigatório, 320 horas/aula de atividades em laboratório, 720 horas/aula de atividades em campo,  210 horas/aula em componentes curriculares complementares de graduação eletivas, além de 390 horas de Atividades Curriculares de Extensão. Também é prevista a redação de monografia no âmbito do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de forma individual e seguindo as normas de formatação da Universidade.

 A matriz curricular foi construída seguindo as diretrizes do Parecer CNE/CES Nº: 387/2012, referente a Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Geologia e em Engenharia Geológica, bacharelados, aprovada em 07/11/2012.