O Curso | Geofísica

O Curso

O Curso de Geofísica funciona desde 2006, sendo que em 2023 completa dezessete anos de existência.

A escolha de Caçapava do Sul para a implantação do Curso deve-se a localização da cidade em uma região de grande relevância no cenário geológico brasileiro e de longo histórico de atividades de exploração mineral. O Curso de Geofísica é sediado no Campus Caçapava do Sul e o ferta 40 vagas anuais através dos diferentes processos de ingresso utilizados pela UNIPAMPA.

Vista parcial do Campus Caçapava do Sul da UNIPAMPA em 2023

O Curso compreende uma carga horária de 3.200 horas/aula e é ministrado em quatro anos, divididos em oito semestres. A carga horária total é dividida em 2.640 horas em Componentes Curriculares Obrigatórias de Graduação (CCOGs), 180 horas em Componentes Curriculares Complementares de Graduação (CCCGs) eletivas, 60 horas em Atividades Complementares de Graduação (ACGs), e 320 horas em Atividades Curriculares de Extensão (ACEs). No final do Curso, cada estudante deve redigir e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso. O aluno graduado receberá o título de “Bacharel em Geofísica”.

A estrutura curricular do Curso foi construída visando formar um profissional atualizado quanto aos cenários científico, tecnológico e econônico, e capaz de atuar nos diferentes ramos da Geofísica, tanto na indústria quanto na área acadêmica. Os Componentes Curriculares Obrigatórios são divididos em componentes formativas (nas áreas de Geofísica, Geologia, Física, Matemática, Programação Computacional e Química) e específicas (das sub-áreas da Geofísica e de sub-áreas da Geologia).

Currículo 2023 (clique na imagem para ampliar)

O curso de Geofísica possui um Coordenador, um Coordenador Substituto, uma Comissão de Curso, um Núcleo Docente Estruturante, e uma Secretaria Acadêmica. O Coordenador e o Coordendor Substituto são eleitos pela comunidade acadêmica do Curso. A Comissão de Curso conta com representação docente, discente e técnico-administrativa. O Núcleo Docente Estruturante é composto por um grupo de professores e tem como objetivo avaliar e sugerir modificações no currículo do Curso, adequar o Projeto Pedagógico do Curso à legislação vigente, e atualizar o perfil do egresso às necessidades do mercado de trabalho. A Secretaria Acadêmica é responsável pela operacionalização de todas as atividades relacionadas à vida acadêmica dos estudantes.