Geofísica na UNIPAMPA

Vista parcial do Campus Caçapava do Sul da Unipampa.

A escolha de Caçapava do Sul para a implantação do curso de Geofísica deve-se a localização da cidade em uma região de grande relevância no cenário geológico brasileiro e de atividade mineira, sendo ponto de referência para outras instituições de ensino superior do país, relacionados com as Geociências.

No Curso de Geofísica são oferecidas 40 vagas anuais, cujo ingresso ocorre no primeiro semestre do ano letivo, com aulas ministradas em período integral pela manhã e tarde. O preenchimento das vagas no curso atenderá aos critérios estabelecidos para as diferentes modalidades de ingresso da Universidade, ou seja, as formas de ingresso, regime de matrícula, calendário acadêmico e desempenho acadêmico seguem a Resolução Nº 29/2011, das quais as Normativas Institucionais estão, atualmente, sendo reformuladas. As modalidades de ingresso na UNIPAMPA são via ENEM, por reopção, ingresso extravestibular (Reingresso, Transferência Voluntária e Portador de Diploma), transferência ex-officio, regime especial, programa estudante convênio, programa de mobilidade acadêmica interinstitucional, mobilidade acadêmica intrainstitucional e matrícula institucional de cortesia.

O Curso de Graduação em Geofísica da UNIPAMPA compreende uma carga
horária de 2.730 horas/aula e é ministrado em quatro anos, divididos em oito
semestres. Estão previstas 180 horas/aula em Componentes Curriculares Complementares de Graduação (CCCG’s) eletivas e, 120 horas de Atividades Complementares de Graduação (ACG’s). Também é prevista a redação de monografia no âmbito do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de forma individual e seguindo as normas de formatação da Universidade. O aluno graduado receberá o título de “Bacharel em Geofísica”.

A proposta da grade curricular, consequência do Projeto Pedagógico, é adaptada à realidade delineada pelas diretrizes do MEC/Conselho Nacional de Educação, estabelecendo uma ordem lógica de aprendizagem. As Componentes Curriculares Obrigatórias (CCOs) são divididas em Núcleo Básico e Núcleo Profissionalizante. O Núcleo Básico é formado por CCOs formativas nas áreas de Geofísica, Geologia, Física, Matemática, Programação Computacional e Química.  O Núcleo Profissionalizante é composto por CCOs específicas das sub-áreas da Geofísica e algumas específicas de sub-áreas da Geologia.

O curso de Geofísica conta com um Coordenador, uma Comissão de Curso e a Secretaria Acadêmica. O Coordenador do curso é um docente do mesmo, eleito pelos alunos, docentes e técnicos-administrativos ligados ao curso, segundo as normas do Comitê Eleitoral e Estatuto da Unipampa. A Comissão de Curso é formada por docentes que ministraram componentes curriculares no Curso de Geofísica nos últimos dois semestres, um representante Técnico Administrativo e um representante Discente. A Secretaria Acadêmica assim como os técnicos em assuntos educacionais, bibliotecária e técnicos-administrativos em educação são comuns aos demais cursos do campus (utilização de laboratórios, materiais de campo, etc). Além disso, o curso possui um Núcleo Docente Estruturante (NDE), formado por Docentes eleitos por seus pares, que conta com representantes das diferentes áreas ligadas ao Curso de Geofísica (como Geologia, Física, Matemática, etc.). Entre as principais funções do NDE destacam-se a avaliação e sugestão de modificações no currículo do curso, adequação do curso à legislação vigente e adequação do perfil do egresso às necessidades do mercado de trabalho atual.

Grade curricular do Curso de Geofísica.

Atualizado em 10/05/2017