24. Assistência Estudantil

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Os pressupostos balizadores da democratização do ensino superior nas Universidades federais brasileiras devem consagrar a ampliação do acesso e das condições de permanência do estudante.

A política de assistência estudantil da UNIPAMPA constitui-se por meio de planos, programas, projetos, benefícios e ações estruturantes e articuladas às demais políticas institucionais, a partir das seguintes dimensões: do acesso ampliado à universidade; do estímulo e da permanência do educando nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; da qualidade do desempenho acadêmico; da formação universitária cidadã, do desenvolvimento de condições à cultura, ao esporte e ao lazer; do impulsionamento às temáticas e às proposições acadêmicas dos educandos e da inclusão e da acessibilidade para acadêmicos com necessidades educacionais especiais.

BENEFÍCIOS

PBDA

O Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico – PBDA, da Universidade Federal do Pampa – Unipampa é constituído de atividades eminentemente de formação acadêmica, compreendendo as modalidades de Ensino, Pesquisa, Extensão, e Trabalho Técnico Profissional de Gestão Acadêmica, sendo desprovidas de qualquer vínculo empregatício. Estas atividades estão distribuídas em carga horária de 12h, 16h e 20h. Além disso o Programa tem como finalidades:

  • Qualificar práticas acadêmicas vinculadas aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, por meio de experiências que fortaleçam a articulação entre teoria e prática;
  • Promover a iniciação à docência, à extensão, à pesquisa e ao trabalho técnico profissional e de gestão acadêmica;
  • Melhorar as condições de estudo e permanência dos estudantes de graduação.

 PBP

O Programa Bolsas de Permanência – PBP da Universidade Federal do Pampa – Unipampa consiste na concessão de bolsas aos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica para melhorar o desenvolvimento acadêmico e prevenir a evasão. Está distribuído nas modalidades: Bolsa Alimentação, Bolsa Moradia e Bolsa Transporte. Além disso, tem como finalidades:

  • Favorecer a permanência dos estudantes na universidade, até a conclusão do respectivo curso;
  • Diminuir a evasão e o desempenho acadêmico insatisfatório;
  • Reduzir o tempo médio de permanência dos estudantes na graduação.

 NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (NUDE) – CAMPUS URUGUAIANA

O Núcleo de Desenvolvimento Educacional, NuDE, é o órgão responsável pelo atendimento de docentes e discentes do campus na área do desenvolvimento educacional. Nesse sentido,  o órgão tem por escopo  planejar,  supervisionar, analisar e reformular o processo de ensino/aprendizagem, traçando metas, orientando e supervisionando o cumprimento do mesmo e criando ou modificando processos educativos em estreita articulação com os demais componentes do sistema educacional, para proporcionar educação integral aos alunos. O NuDE trabalha a partir das demandas apresentadas na busca por alternativas que favoreçam os processos de ensino/aprendizagem bem como o acesso e permanência na instituição.

APOIO PEDAGÓGICO

Conjunto de ações e propostas que visam apoiar e assessorar aos dirigentes dos campi, coordenadores de curso e docentes da Universidade nos aspectos didático-pedagógicos do processo ensino-aprendizagem.

 O Apoio Pedagógico consiste também em prestar atendimento aos discentes, auxiliando-os em sua permanência e êxito com o intuito de propiciar formação acadêmica de qualidade.

 Este trabalho é desenvolvido com a participação espontânea dos alunos e docentes a fim de identificar os problemas de ensino e aprendizagem, criando ações que possibilitem o desenvolvimento do discente, sua permanência e sucesso acadêmico. Os profissionais envolvidos nestas ações são:

  • Assistente Social
  • Fonoaudióloga
  •  Pedagoga
  •  Técnico em Assuntos Educacionais

NINA – Núcleo de Inclusão e Acessibilidade

O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade – NINA da UNIPAMPA tem como objetivo promover educação inclusiva que garanta ao aluno com necessidades educacionais especiais o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico.

Este núcleo no Campus Uruguaiana da UNIPAMPA é formado pelos seguintes profissionais:

  • Assistente Social
  • Fonoaudióloga
  • Pedagoga
  • Professora de Libras
  • Técnico em Assuntos Educacionais

 

ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO

Direcionado a acadêmicos, técnicos administrativos e docentes da UNIPAMPA – Campus Uruguaiana. Este atendimento inclui avaliação, diagnóstico, terapia fonoaudiológica e encaminhamento profissional.