Objetivos | Especialização em Ciências Exatas e Tecnologia

Objetivos

O Curso de Pós-graduação, lato sensu, em Ciências Exatas e Tecnologia tem por objetivo proporcionar aos profissionais graduados nas diversas áreas das Ciências Exatas uma atualização e um aprofundamento dos conhecimentos obtidos durante seu curso de graduação com foco na interdisciplinaridade das ciências básicas (Matemática, Química e Física) e com apoio das novas tecnologias, sobretudo as computacionais. Espera-se desenvolver no aluno a capacidade de enxergar os problemas de forma mais ampla e mobilizar os conceitos científicos adequados para solucioná-los, usando todos os recursos tecnológicos disponíveis e propondo o desenvolvimento de novas tecnologias sempre que possível.

Os objetivos específicos do Curso são:

  1. Possibilitar atualização, aprofundamento e ampliação de conhecimentos científicos pertinentes à atuação profissional, ou à formação básica, do aluno.
  2. Desenvolver no aluno a capacidade de agir e pensar de forma interdisciplinar na busca da solução de um problema científico ou tecnológico.
  3. Despertar nos alunos o interesse pela ciência e pelos estudos de Pós-graduação de nível stricto sensu – mestrado e doutorado.
  4. Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da região através do treinamento de mão de obra qualificada cientificamente.
  5. Contribuir para a melhoria dos níveis educacionais da região através da oferta de vagas para professores da educação básica da região e promovendo, deste modo, a possibilidade de atualização profissional.