O Curso | Especialização em Serviço Social e Direitos Humanos

O Curso

Objetivos e concepção pedagógica do curso

Proporcionar capacitação de profissionais do Serviço Social e de áreas afins, que trabalham e se interessam pela análise dos Direitos Humanos e suas interfaces, visando o aprimoramento do trabalho com populações e defesa dos direitos.

Oferecer formação continuada e qualificada aos profissionais e egressos da UNIPAMPA que atuam no campo dos Direitos Humanos, considerando o compromisso social e acadêmico da Universidade na região.

Viabilizar análises e proposições de trabalho com populações no contexto da região da UNIPAMPA, no que se refere à defesa e o enfrentamento da violação dos Direitos Humanos, valorizando o pensamento crítico reflexivo, o projeto ético-político do Serviço Social e o estudo das vertentes sobre a temática.

Oportunizar conhecimento sobre os Direitos Humanos, de modo a assegurar a reflexão e a formação especializada dos profissionais, acerca das estratégias de políticas públicas voltadas para esta temática.

Identificar as expressões da questão social e a ampla dimensão que assume o tema dos Direitos Humanos na atualidade, com vistas a contribuir para a promoção das gerações de direitos e a formulação de políticas e estratégias aplicáveis de trabalho qualificado.

Fortalecer grupos de pesquisa e estudos em Serviço Social e Direitos Humanos na UNIPAMPA e região, a partir da articulação dos problemas de análise e de produções acadêmicas coletivas, que solidifiquem com qualidade à especificidade da pós-graduação em sua finalidade formativa.

Promover a integração do corpo docente, corpo discente e técnico-administrativo envolvidos na oferta e desenvolvimento do curso na UNIPAMPA.

Concepção Pedagógica:

A teoria e a prática educacional, a partir da formação continuada em Serviço Social e Direitos Humanos será guiada nos aportes oferecidos e embasados nos conteúdos teóricos, documentos, normas, resoluções e legislações que abarcam o tema e a interface com a política pública na sua estruturação organizativa.

A pedagogia se destinará à construção das possibilidades dos alunos e docentes desenvolverem as discussões, as análises, as proposições de trabalho prático e a formulação de texto acadêmico orientado ao final do curso: monografia ou artigo acadêmico, tornando viva a concepção e a prática dialética educativa.

Ademais, a concepção pedagógica do curso deverá proporcionar as condições instrutivas da capacitação, qualificação e aplicação de estratégias e técnicas de trabalho profissional, apoiada em instrumentos e recursos didáticos e pedagógicos acessíveis na UNIPAMPA, disponibilizados aos docentes e alunos.

As atividades presenciais e não presenciais do curso, conforme os parâmetros e normas da Universidade e demais requisitos acadêmicos à pós-graduação latu sensu serão obedecidos, considerando a unicidade e a excelência acadêmica.

Perfil do egresso

Para ser admitido como aluno regular no curso, ou como aluno especial, é necessário que o candidato seja portador de diploma de curso superior, respeitando e em consonância com as normas que regulam a pós-graduação lato sensu na UNIPAMPA e demais legislações.

O curso de pós-graduação lato sensu da UNIPAMPA, Campus São Borja, permite a obtenção do título de Especialista em Serviço Social e Direitos Humanos, nas áreas de concentração em Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.

Público alvo 

Profissionais do Serviço Social e áreas afins das Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. Com a oferta do curso de Especialização em Serviço Social e Direitos Humanos, pretende-se atender uma demanda por qualificação na área, considerando a inexistência desta modalidade de curso na região.

Metodologia

A estrutura curricular do curso é constituída por componentes curriculares, seminários, atividades práticas programadas, eventos acadêmicos e procedimentos de pesquisa.

Os componentes curriculares de pós-graduação serão ministrados sob a forma de aulas expositivas dialogadas, seminários, grupos de discussão e estudos dirigidos presenciais.

Estudos individuais ou em grupo, sem assistência docente, ou com assistência docente, e o período reservado, obrigatoriamente, para elaboração individual de monografia ou artigo acadêmico como trabalho de conclusão de curso.

Sistema de seleção para ingresso

O processo seletivo pode constar de provas de conhecimentos específicos, de análise de curriculum vitae, do histórico escolar, de entrevistas, de prova prática, e é deflagrado por edital específico, no qual devem constar:

I. As informações sobre o curso e os documentos necessários à inscrição no processo seletivo e à matrícula;

II. A pontuação de cada prova e os critérios de classificação para a seleção;

III. As instâncias recursais.

Sistemas de controle da frequência e avaliação do rendimento escolar

Conforme a Resolução nº: 62 de 26 de setembro de 2013 expedida pela UNIPAMPA e que estabelece as normas da pós-graduação lato sensu, em seu artigo 16, a avaliação do rendimento do aluno em cada atividade curricular é feita pelos professores responsáveis, utilizando os seguintes conceitos e menções:

Excelente (A) correspondendo a nota entre 9,0 e 10,0; Satisfatório (B), correspondendo a nota entre 7,0 e 8,0; Suficiente (C), correspondendo a nota maior que 6,0 e menor que 7,0; Insuficiente (D), correspondendo a nota menor que 6,0 e Infrequente (F) no caso de alunos que não atingirem o mínimo de 75% de frequência..

A avaliação do rendimento do aluno em cada atividade curricular será feita pelos professores responsáveis, devendo em cada encontro ser realizado pelo menos uma tarefa avaliativa. A modalidade de avaliação segue as orientações sugeridas pela Instituição.

É considerado APROVADO o aluno que tiver nota igual ou superior a 6,0 (seis), correspondendo ao conceito Suficiente (S) e frequência de no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas/aula efetivamente ministradas.

Formato de apresentação e avaliação do trabalho de conclusão

O trabalho de conclusão de curso compreende a elaboração de trabalho de caráter técnico-científico de monografia ou artigo acadêmico, que revele o domínio do tema e competências definidas no projeto acadêmico do curso.
O aluno é responsável pela observação dos princípios éticos na execução e redação do trabalho de conclusão de curso.
O trabalho de monografia ou artigo acadêmico será baseado em estudo executado sob supervisão de um professor do curso lato sensu, denominado orientador acadêmico.
A forma de avaliação do trabalho de monografia deve atender o requisito da apresentação da proposta à banca de exame de qualificação e posterior exposição final, em banca constituída por membros da UNIPAMPA e um membro externo.
Para aprovação, o trabalho de monografia deve receber conceito igual ou superior a 6,0 (seis).
O prazo para entrega do trabalho de monografia é de 03 (três) meses, prorrogáveis por igual período, contado a partir do último componente curricular ministrado, de acordo com o projeto acadêmico do curso.

Certificação

O certificado de conclusão do curso será expedido pela UNIPAMPA, mediante o cumprimento dos seguintes requisitos:

a) Relação dos componentes curriculares, carga horária, conceitos obtidos pelo aluno, nome e qualificação dos professores por eles responsáveis.

b) Período em que o Curso foi realizado e a sua duração total em horas de efetivo trabalho acadêmico;

c) Título do Trabalho de Monografia, e o conceito obtido;

d) Declaração de que o Curso cumpriu todas as disposições legais;

e) Citação do ato legal de credenciamento da Instituição.

Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho deverão ser descritos em relatório final de atividades, incluindo avaliação do Curso pelos alunos e docentes envolvidos, e o parecer conclusivo à Comissão de Ensino que o apresenta ao Conselho de Campus e, posteriormente, à Pró-reitora de Pós-Graduação para aprovação final.

Consideram-se indicadores de desempenho: o aproveitamento geral da turma de alunos, apurado na média dos conceitos alcançados e na média de frequência registrada; a qualidade e relevância dos trabalhos de conclusão de curso, o cumprimento integral dos componentes curriculares, a avaliação qualitativa e quantitativa a ser aplicada aos alunos e docentes.

Recursos

Sala de aula equipada com multimídia (data show, microcomputador, quadro e tela para projeção, cadeiras e mesas para alunos e professor) no bloco acadêmico do campus São Borja;

Biblioteca com acervo bibliográfico atualizado, disponibilizado aos alunos e professores;

Laboratório de Informática do campus São Borja;

Armários e arquivos apropriados para a organização e preservação dos documentos acadêmicos;

Suporte de recurso humano e de serviços da Secretaria Acadêmica do campus São Borja;

Impressora disponível para o trabalho docente;

Material de consumo e de expediente informado no orçamento previsto para o curso;

Logística de transporte em veículo oficial do campus São Borja, para o deslocamento de convidados e servidores, conforme necessidade e de acordo com as normas internas da UNIPAMPA;

Apoio técnico e operacional da UNIPAMPA, para organizar a produção e publicação do e-book dos trabalhos acadêmicos do curso.

Atendimento ao discente

Os professores estarão disponíveis para atendimento aos discentes durante o processo de ensino em horários alternativos ao horário de ensino assim como via moodle. A coordenação e vice-coordenação estarão prestando atendimento aos discentes quinzenalmente as sextas-feiras.  Serão utilizados os serviços do Núcleo de Desenvolvimento Educacional – NuDE para suporte as atividades de pedagógicas e acadêmicas.

Aos discentes que apresentem necessidades educacionais especiais será disponibilizado o atendimento acima indicado aos demais, assim como suporte da pedagoga do NuDE Especialista em Educação Especial que poderá estar orientando docentes e discentes. Temos enquanto grupo de apoio professora de Libras lotada no campus. Há possibilidade de ampliação de material para discentes com baixa visão.  A biblioteca local conta com scaner para leitura de material e cadeira própria para cadeirante. Conta-se com impressora em braile, elevador e cadeira para obesos.  Caso surjam situações que extrapolem as possibilidades do campus será solicitado suporte ao Nina – Núcleo de Inclusão e Acessibilidade.