Avisos | Engenharia de Telecomunicações

Avisos

Publicado o Edital Nº 66/2023 referente ao Plano de Permanência 2023
Dúvidas podem ser tiradas via email: nude.alegrete@unipampa.edu.br; ou diretamente com as Assistentes Sociais Ketheni e Mariela na sala 226.

 

Resultado preliminar Edital Carrefour 2023 – Chamada Interna 06/2023

Clique aqui.

 

AJUSTE DE MATRÍCULAS PRESENCIAL 2023-1

Clique aqui e acesse o cronograma dos ajustes do curso.

 

RETIFICAÇÃO RESULTADO – CHAMADA INTERNA Nº 06/2023 

EDITAL CARREFOUR – ENG. DE TELECOMUNICAÇÕES / ALEGRETE

Inscrição  Nome Situação Recurso
273705 Abdou Halique Atanda Adechinan Bouari Não homologada Indeferido
273642 Andreia Cristaldo Portugal Alves Dorneles Não homologada
273677 Herick Reinaldo da Silva Rodrigues Homologada
273674 Magdalena Mbuy Miko Mikue Homologada

Informamos que recursos sobre a fase de inscrições devem ser encaminhados para a conta de e-mail praecrecursos@unipampa.edu.br no prazo previsto no subitem 13.3 da Chamada Interna.

 

Calendário Acadêmico 2023 Retificado

Clique aqui para acessar o novo calendário acadêmico da Unipampa.

 

Egresso atuando em projeto de satélite nacional

Liebert Lemes da Silva, egresso do curso de Engenharia de Telecomunicações da Unipampa e do Laboratório de Eletromagnetismo, Micro-Ondas e Antenas – LEMA, atuará no desenvolvimento do primeiro satélite projetado pela indústria nacional, denominado VCUB. O satélite estará equipado com uma câmera de alta resolução espacial capaz de coletar imagens com qualidades radiométrica e geométrica superiores às encontradas no mercado, fatores fundamentais para as aplicações agrícolas e de proteção do meio ambiente. O VCUB contará também com um sistema de coleta de dados na banda UHF baseado na tecnologia de rádio definido por software. De arquitetura extremamente flexível, o sistema estará voltado inicialmente a aplicações de coleta de dados hidro-meteorológicos, mas poderá ser atualizado, mesmo após o lançamento, para incluir outras aplicações de Internet das Coisas (em inglês: Internet of Things – IoT). O satélite será posicionado em órbita baixa (LEO) e a previsão de lançamento é no primeiro semestre de 2023. Veja abaixo uma foto do satélite proposto.


Semana de TCCs no Campus

Confira o agendamento das defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e Relatório de Estágio do Curso de Engenharia de Telecomunicações do semestre 2019/2.

Calendário Acadêmico 2020

A Reitoria da Universidade Federal do Pampa já institui o Calendário Acadêmico 2020. Agende-se para os próximos semestres letivos.

Engenharia de Telecomunicações é estrelado pelo Guia Quero Estadão da Faculdade

O curso de Bacharelado em Engenharia de Telecomunicação da Universidade Federal do Pampa – campus Alegrete recebeu nota 4 pela avaliação do Guia Quero Estadão em 2019.

 

DTIC colabora em aula prática do curso de Engenharia de Telecomunicações

No dia 22 de novembro de 2018, a DTIC através da Coordenação de Redes, Infraestrutura e Suporte (CORIS) em parceria com o professor Djeisson Hoffmann Thomas do curso de Engenharia de Telecomunicações, proporcionou aos alunos do curso uma experiência hands-on, utilizando o equipamento de análise de meio ópticos, chamado OTDR. Na atividade, os alunos puderam realizar análises nos enlaces ópticos do Campus Alegrete, simulando vários ambientes de testes e aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Maiores informações disponíveis em:
https://dtic.unipampa.edu.br/blog/2018/11/22/dtic-colabora-em-aula-pratica-do-curso-de-engenharia-de-telecomunicacoes/


Selo de Qualidade com as Estrelas do Guia do Estudante – Engenharia de Telecomunicações

O curso de Engenharia de Telecomunicações – Bacharelado da Universidade Federal do Pampa – Alegrete foi estrelado com nota 4 na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) em 2018.


Participação no 18º SBMO – SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICRO-ONDAS E OPTOELETRÔNICA

No período de 12 a 15 de agosto de 2018, professores do curso de Engenharia de Telecomunicações, juntamente com os alunos Juner M. Vieira, Eduardo Yoshimoto (egressos do curso de Engenharia de Telecomunicações e atualmente alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) e Rodrigo Facco (graduando em Engenharia de Telecomunicações), estiveram participando do MOMAG 2018. O evento foi realizado no Inatel, localizado em Santa Rita do Sapucai – MG.
O acadêmico Eduardo Yoshimoto foi premiado (menção honrosa) com o trabalho: “Otimização de Redes Planares de Antenas Utilizando o Método de Colônia de Vaga-lumes
Projeto desenvolvido no Laboratório de Eletromagnetismo, Microondas e Antenas (LEMA) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Alegrete.


Visita Técnica à ALA 4 da Força Aérea Brasileira

No dia 28 de junho de 2018 um grupo de 30 acadêmicos do curso de Engenharia de Telecomunicações da Unipampa, acompanhado pelo Professor Lucas C. Severo, esteve visitando à ALA 4 da Força Aérea Brasileira (FAB) em Santa Maria (RS). A ALA 4 é a atual denominação dada à antiga Base Aérea de Santa Maria (BASM).
Durante todo o dia os alunos puderam vivenciar as atividades realizadas em vários esquadrões de aviação, no destacamento de controle de tráfego aéreo e no grupo de comunicação e controle. A visita contou com a apresentação das transformações pelas quais a FAB vem passando nos últimos anos, demonstrações técnicas da operação de aeronaves de combate, remotamente pilotadas e asas rotativas. Além de explanações detalhadas dos sistemas de controle de tráfego aéreo, incluindo o sistema de comunicação, o controle de aproximação do Aeroporto de Santa Maria (SBSM) e as etapas de planejamento de voo e meteorologia.
Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a rotina de trabalho na FAB, desempenhadas por militares e colaboradores civis, e às áreas nas quais um engenheiro de telecomunicações pode atuar.
Esta visita técnica integrou as atividades da Semana Acadêmica do Campus Alegrete que foi realizada de 25 a 29 de junho de 2018.

 

Engenharia de Telecomunicações é CONCEITO 4 na avaliação realizada pelo INEP

O curso de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) recebeu entre os dias 13 a 16 de junho de 2018 a visita de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O curso recebeu às notas 4,0, 4,64 e 4,22 nas diferentes dimensões avaliadas, tendo conceito final 4. A nota indica que o curso apresenta um perfil muito bom na qualidade de ensino. O curso buscará a nota de excelência (5) na próxima avaliação, que deve ocorrer nos próximos três anos.

 

Engenharia de Telecomunicações campeã da Calourada 2018

Nesta tarde, 27 de março de 2018, o curso de Engenharia de Telecomunicações levantou o troféu de campeã da calourada 2018. A calourada universitária é um tipo de gincana que é realizada durante a primeira semana de aula e contempla atividades de integração, disputas de conhecimento, competições físicas, atividades sociais, etc.

 

Ajuste presencial de matrícula 01/2018

Abaixo contém um arquivo contendo as datas e os horários para ajuste de matrícula presencial, referente ao semestre 01/2018. O aluno deve comparecer na Secretaria Acadêmica no horário de início do período em que está alocado. A chamada será realizada de acordo com a sequência apresentada na lista.
Download da lista

 

Visita do Curso de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) recebeu a visita de docentes e discentes do curso de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no dia 04/12/2017. As atividades consistiram na exposição da fundamentação teórica sobre a temática de antenas de microfita e de medidas de diagramas de irradiação de redes de antenas em espaço livre e de parâmetros associados a dispositivos de RF. Adicionalmente, foram apresentadas a infraestrutura do laboratório de ensino e do Laboratório de Eletromagnetismo, Micro-Ondas e Antenas (LEMA). As atividades foram realizadas com a orientação do Prof. Marcos V. T. Heckler, com colaboração do Prof. Edson R. Schlosser, do técnico Diego Fumagalli e dos alunos Juner M. Vieira e Eduardo Yoshimoto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.

 

Visita à Companhia de Comunicações Mecanizada (12a CiaComMec)

Os docentes e discentes do curso de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) realizaram visita técnica à 12a Companhia de Comunicações Mecanizada (12a CiaComMec) do Exército Brasileiro no dia 13/11/2017. As atividades consistiram na visita às instalações e apresentação dos equipamentos de comunicação operados pela Companhia.

Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso – 2° Semestre de 2017

Renan Trindade Paim
Data: 29/11/2017 às 08h30min às 09h30min
Local: Auditório Profa. Márcia Cristina Cera (Sala 101)
Título: Rede de Sensores Sem Fio (RSSF) para Monitoramento por Geolocalização para Pecuária: Estudo de caso utilizando o simulador NS-2.
Orientador: Prof. Paulo C. C. de Aguirre

Arielly Rodrigues
Data: 29/11/2017 às 09h30min às 10h30min
Local: Auditório Profa. Márcia Cristina Cera (Sala 101)
Título: Miniaturização de Antenas Log-Periódicas Lineares Banda Larga Utilizando a Técnica de Koch Fractal.
Orientador: Prof. Marcos V. T. Heckler

Visita dos alunos da Engenharia de Telecomunicações junto à Estação Radiogoniométrica da Marinha do Brasil em Rio Grande – RS

Nos dias 25 e 26 de maio de 2017 os alunos do curso de Engenharia de Telecomunicações visitaram o 5° Distrito Naval em Rio Grande. A respectiva atividade fazia parte da semana acadêmica e foi organizada pelo Diretório Acadêmico do Curso de Engenharia de Telecomunicações.

Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso – 1° Semestre de 2017

Deividi Longaretti
Data: 30/06/2017 às 15h30min
Local: sala 201 (NTIC)
Título: Otimização Técnica do Enlace Óptico Entre os Diversos Campi da UNIPAMPA

Mateus Cesar Santos de Oliveira
Data: 20/06/2017 às 17h30min
Local: 101
Título: Filtros Reconfiguráveis em Tecnologia CMOS para Circuitos Receptores de RF Multi-Padrão

Vinícius Macedo Pereira
Data: 30/06/2017 às 13h30min
Local: 201 (NTIC)
Título: Projeto de um Circuito Transceptor de Frequências para Integração em Nanossatélites

 

Semana Acadêmica 2017

A semana acadêmica ocorrerá de 23 a 25 de maio de 2017.
As atividades propostas consistem em mini-cursos, oficinas, palestras e visita técnica ao 5° Distrito Naval em Rio Grande nos dias 25 e 26 de maio.
A organização foi realizada pelo Diretório Acadêmico do Curso de Engenharia de Telecomunicações.
Clique para ver a programação

 

Eleito novo coordenador do Curso

Após realizada as eleições dos novos coordenadores para o Campus Alegrete, comunicamos que o curso de graduação em Engenharia de Telecomunicações da UNIPAMPA terá o Prof. Marcos Vinício Thomas Heckler como seu novo coordenador. O coordenador substituto será o Prof. Fabiano Tondello Castoldi. A eleição já foi homologada pelo Conselho do Campus. A nova gestão iniciará suas atividades em 02/02/2017.

 

Oferta de reforço para alunos de Cálculo I

O Prof. Jorge Felix convida os alunos para participar da iniciativa ‘CÁLCULO ZERO’, que tem a finalidade de reforçar o conhecimento de matemática básica. Para saber mais detalhes, a coordenação de curso sugere entrar em contato diretamente com o Prof. Jorge Felix através do e-mail:  jorgefelix@unipampa.edu.br
Divulgado em 08/05/2015

 

Eleito novo coordenador do Curso

A Comissão do curso de graduação em Engenharia de Telecomunicações da UNIPAMPA elegeu o Prof. Edson Rodrigo Schlosser como seu novo coordenador. O coordenador substituto será o Prof. Lucas Santos Pereira. A escolha da Comissão já foi homologada pelo Conselho do Campus. A nova gestão iniciará suas atividades na próxima segunda-feira, dia 02/02/2015.
Divulgado em 27/01/2015

Recadastramento de discentes na UNIPAMPA

A UNIPAMPA está procedendo com o recadastramento dos alunos de graduação. Cada aluno receberá os dados atualmente cadastrados no banco de dados da universidade por email para conferência. Para que esse procedimento funcione adequadamente, cada aluno deve ter um email válido cadastrado junto à Secretaria Acadêmica. A coordenação do curso pede que cada aluno compareça à Secretaria Acadêmica do Campus para conferir se o email cadastrado é o correto, de forma a garantir a comunicação da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) diretamente com cada discente do curso.
Divulgado em 21/11/2014

Incrições no Sistema ENADE

Alguns alunos calouros procuraram a coordenação do curso para solicitar correção dos dados pessoais cadastrados no sistema ENADE. A esses alunos, peço que procurem a coordenação no período de 12 a 27 de agosto para solicitar a correção. Após esse período, não será mais possível fazer nenhum ajuste. O aluno que tiver seus dados incorretos cadastrados no Sistema ENADE poderá ser enquadrado futuramente em situação irregular, o que causará impedimento da formatura até que a situação seja regularizada.
Divulgado em 06/08/2014

Ajuste presencial de matrículas para o semestre 2014/2

Conforme o calendário acadêmico para 2014, o ajuste presencial de matrícula para o semestre 2014/2 deverá ocorrer no período de 17 a 19 de setembro de 2014. O ajuste presencial é a oportunidade para realizar matrícula em disciplinas em que o aluno não conseguiu matrícula pelo sistema via web, desde que os pré-requisitos sejam satisfeitos.
Para o ajuste presencial, os alunos deverão comparecer munidos de seu histórico escolar e horário (rascunho da grade semanal) para 2014/2. Os alunos impedidos de comparecer pessoalmente no período supracitado e que necessitam de ajuste presencial deverão nomear um procurador, que deverá apresentar uma PROCURAÇÃO ORIGINAL ASSINADA (cópias digitais ou impressas não serão aceitas), juntamente com os demais documentos (histórico escolar do aluno interessado e horário).
Ajustes de matrícula fora do período alocado no calendário acadêmico não serão realizadas.
Dúvidas sobre o processo poderão ser resolvidas junto à Coordenação do Curso.
Divulgado em 06/08/2014

Visita técnica à RBS-TV no dia 25/07/2014

O diretório acadêmico da Eng. de Telecomunicações está organizando uma visita técnica à RBS-TV Porto Alegre. Os interessados em participar deverão estar inscritos na Semana Acadêmica do Campus Alegrete (SACTA). A seleção dos participantes será realizada no primeiro dia da SACTA, 21/07/2014, segunda-feira. Para maiores informações, favor contatar o acadêmico Juner Menezes Vieira, organizador principal da visita. O formulário de inscrição para a visita será disponibilizado via email no dia 21/07/2014 no turno da tarde.
Divulgado em 17/07/2014

Prorrogação do prazo para inscrição no Programa Jovens Talentos para a Ciência

Foi prorrogado o prazo para inscrição no Programa Jovens Talentos para a Ciência, promovido pela CAPES. Os interessados terão prazo até o dia 29/06/2014. As inscrições serão homologadas pelo coordenador do curso no dia 30/06 pela manhã.
Divulgado em 23/06/2014

Data limite para inscrição no Programa Jovens Talentos para a Ciência: 20/06/2014

Está aberto o edital “Jovens Talentos para a Ciência” da CAPES. O programa prevê bolsas de iniciação científica a alunos selecionados. Para se inscrever, o aluno deve ter ingressado no semestre 2014/1 ou 2013/2. A seleção será realizada por meio de provas de conhecimento. Maiores informações podem ser visualizadas no site da CAPES. Os interessados em concorrer às bolsas devem efetuar a sua inscrição no site da CAPES até o dia 20/06 (sexta-feira). As inscrições serão homologadas pelo coordenador do curso até o dia 30/06 pela manhã.
Divulgado em 17/06/2014

Data limite para solicitação de restabelecimento de vínculo: 26/05/2014

Para alunos que perderam o prazo e não realizaram a matrícula ou não solicitaram o trancamento total no período estabelecido no calendário acadêmico para o semestre 2014/1, há a possibilidade de restabelecimento de vínculo com a UNIPAMPA. A coordenação do curso solicita aos alunos nessa situação que entrem em contato com a Secretaria Acadêmica para realizar o requerimento até o dia 26/05/2014.
Divulgado em 14/05/2014

Data limite para trancamento parcial de matrícula no semestre 2014/1: 19/05/2014

Para contornar problemas como conflitos de horário ou matrícula efetivada em disciplinas por eventual erro do sistema, o calendário acadêmico prevê um período para trancamento de disciplinas. Neste semestre (2014/1), a data limite é o dia 19/05/2014. Assim sendo, a coordenação do curso pede que cada aluno verifique o seu comprovante de matrícula. Em caso de alguma inconsistência, o aluno deve solicitar trancamento parcial antes do dia 19/05/2014.
Divulgado em 09/05/2014

Ajuste presencial de matrículas para o semestre 2014/1

Conforme o calendário acadêmico para 2014, o ajuste presencial de matrícula para o semestre 2014/1 deverá ocorrer no período de 23 a 28 de abril de 2014. Os alunos deverão comparecer munidos de seu histórico escolar e horário (rascunho da grade semanal) para 2014-1. Os alunos impedidos de comparecer pessoalmente no período supracitado e que necessitam de ajuste presencial deverão nomear um procurador, que deverá apresentar uma procuração ORIGINAL ASSINADA (cópias digitais ou impressas não serão aceitas), juntamente com os demais documentos (histórico escolar do aluno interessado e horário). Dúvidas sobre o processo poderão ser resolvidas junto à Coordenação do Curso.
Divulgado em 12/03/2014

Pesquisador do Centro Aeroespacial Alemão proferirá palestra na UNIPAMPA dia 17/03/2014

O Dr. Lukasz Greda, pesquisador do Centro Aeroespacial Alemão (DLR), realizará uma palestra sobre as atividades de pesquisa em desenvolvimento no Grupo de Antenas do DLR. A palestra será realizada no dia 17 de março de 2014, às 14:00h, na sala 101 do Campus Alegrete. Todos os alunos do curso de Eng. de Telecomunicações estão convidados a prestigiar o evento.
Divulgado em 12/03/2014

Ajuste presencial de matrícula para o semestre 2013/2

O ajuste presencial de matrícula será realizado entre os dias 04 – 06 de Novembro. Seguindo o procedimento adotado no início do semestre anterior, os ajustes serão realizados respeitando-se o ranking geral do Campus, iniciando-se na segunda-feira com os alunos com melhor ranking e finalizando o ajuste na quarta-feira com os alunos com ranking mais baixo. Assim sendo, será divulgada em breve uma lista contendo os nomes de todos os alunos e o seu respectivo horário para efetivação do ajuste. A coordenação acadêmica do Campus está gerando essa lista, que será divulgada assim que estiver finalizada.
Divulgado em 01/11/2013

Cancelada a Aula de Abertura do Ano Letivo 2013

A Aula de Abertura do Ano Letivo 2013 do curso de graduação em Engenharia de Telecomunicações da UNIPAMPA foi cancelada.
Divulgado em 27/06/2013