Infraestrutura | Engenharia Química

Infraestrutura

  • Biblioteca
  • Laboratórios de Ensino:
    • Laboratórios de Química:
      Espaços para aulas práticas de química contendo bancada e vidrarias relacionadas aos conteúdos de Química Geral, Inorgânica, Orgânica, Analítica e Físico-Química.
    • Laboratórios de Física:
      Espaços para aulas práticas de física contendo módulos didáticos relacionados aos conteúdos de Física I, II e III.
    • Laboratórios de Informática:
      Espaços para aulas práticas computacionais de programação e cálculo numérico.
    • Laboratórios de Desenho Técnico:
      Espaços para aulas práticas de desenho técnico. Um dos espaço contém mesas específicas para desenho técnico e outro espaço, um conjunto de computadores com softwares de CAD.
    • Laboratório de Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias (Sala 1111):
      Atividades desenvolvidas: Ensino, pesquisa e extensão nas áreas de fenômenos de transporte, operações unitárias, ciência dos materiais, tratamento de efluentes, caracterização de sólidos particulados, reatores químicos, mecânica dos fluidos e controle de processos. Elaboração e construção de equipamentos com materiais alternativos, abordando desta forma outras linhas da área das ciências exatas, na graduação e pós-graduação.
      Equipamentos disponíveis: Módulos didáticos para experimentos de perda de carga em acessórios hidráulicos, curva característica e associação de bombas centrífugas, Reynolds, sedimentação batelada e contínua, secagem em leito de jorro, secagem em leito fixo, destilação por estágios, reatores químicos, trocador de calor de placas, orifícios bocais e tubos curtos, filtro prensa, ensaios operacionais , transporte e separação pneumática, canal hidráulico multipropósito, calibração de medidores de escoamento, compressor, moinho de bolas, mufla, prensas hidráulicas elétrica e manual, capela de exaustão, chuveiro e lava olhos, moinho de facas, furadeira de bancada, serra circular e entre outros.
    • Laboratório de Materiais, Tratamento de Efluentes e Caracterização de Materiais (Sala 1101):
      Atividades desenvolvidas: Ensino, pesquisa e extensão nas áreas de reatores químicos, biocombustíveis, tratamento de águas e efluentes, caracterização de materiais .
      Equipamentos disponíveis: Anemômetro, termômetro, estufa, banho ultrassônico, bomba a vácuo, pHmetro, agitador magnético, capela de exaustão de gases, banho maria digital, analisador de partículas e entre outros.
    • Laboratório Multipropósito de Engenharia Química (Sala 2107):
      Atividades desenvolvidas: Ensino, pesquisa e extensão nas áreas de ciência dos materiais, fenômenos de transporte, operações unitárias e simulação computacional.
      Equipamentos disponíveis: Módulos didáticos para experimentos de condução/convecção em barras metálicas, convecção forçada em barra metálica, difusão molecular, fluidização, adsorção, absorção e termodinâmica. Há também microscópios, durômetros, viscosímetro, banho maria, mesa agitadora, geladeira, centrífuga, estufa, balança, bomba peristáltica, computadores e entre outros.
    • Laboratório de Simulação e Projetos de Processos (Sala 2411):
      Espaço compartilhado com 18 computadores para aulas práticas de simulação de processos e entre outras disciplinas de caráter computacional.  Dispõe dos seguintes softwares: MATLAB, UniSim Suite (UniSim Design e outros), EMSO, DWSIM, LibreOffice e entre outros.
  • Laboratório de Pesquisa:
    • Laboratório de Energia e Carboquímica (LEC)
  • Empresa Jr.: