Docentes | Engenharia Química

Docentes

Alexandre Denes Arruda, Prof. Dr.  [Lattes] [LinkedIn]
Formação: Graduação em Engenharia Química pela PUCRS, mestrado e doutorado em Engenharia Química pela UNICAMP. Graduação em Formação pedagógica para docentes pela ULBRA.
Componentes curriculares que ministra: Instrumentação de processos, Controle de processos I e II, Planejamento e avaliação de projetos I e II, Laboratório de projetos e processos industriais III, Análise e síntese de processos, MATLAB aplicado à engenharia e Segurança industrial em processos químicos.
Experiência: 16 anos de docência no ensino superior e 4 anos de experiência industrial.
Regime de trabalho: 40 h dedicação exclusiva.
Gabinete: 3126.
Contato: alexandre.arruda@unipampa.edu.br.

Ana Rosa Costa Muniz, Profª Drª  [Lattes] [LinkedIn]
Formação: Graduação em Engenharia Química pela EEL-USP, mestrado em Engenharia Química pela UNICAMP e doutorado em Engenharia Química pela UFSC.
Componentes curriculares que ministra: Laboratório de fenômenos de transporte, Fenômenos de transporte III, Cálculo de reatores, Trabalho de conclusão de curso II, Laboratório de projetos e processos industriais I e II, Biocombustíveis e Gaseificação.
Experiência: 24 anos de docência no ensino superior.
Regime de trabalho: 40 h dedicação exclusiva.
Gabinete: 3120.
Contato: ana.muniz@unipampa.edu.br.

André Ricardo Felkl de Almeida, Prof. Dr.  [Lattes]
Formação: Graduação em Engenharia de Alimentos pela FURG, mestrado em Engenharia Química pela UNICAMP, doutorado em Engenharia Química pela UFSCar. Pós-doutorado em Engenharia Química pela UFSCar.
Componentes curriculares que ministra: Fenômenos de transporte I, Laboratório de fenômenos de transporte, Laboratório de sistemas particulados, Trabalho de conclusão de curso I, Planejamento e otimização de experimentos e Tópicos especiais em fenômenos de transporte.
Experiência: 8 anos de docência no ensino superior.
Regime de trabalho: 40 h dedicação exclusiva.
Gabinete: 3120.
Contato: andre.almeida@unipampa.edu.br.

Edson Abel dos Santos Chiaramonte, Prof. Dr.  [Lattes]
Formação: Graduação em Engenharia Química pela UFRGS, especialização em Pesquisa e desenvolvimento de processos químicos pelo CEPESQ-Petroquisa, mestrado em Engenharia Química pela UFRJ e doutorado em Engenharia Mecânica pela UFRGS.
Componentes curriculares que ministra: Operações unitárias III, Simulação de processos, Laboratório de projetos e processos industriais II, Propagação de compostos no ambiente (ar, água e solo) e Termodinâmica de soluções e equilíbrio de fases.
Experiência: 24 anos de docência no ensino superior.
Regime de trabalho: 40 h dedicação exclusiva.
Gabinete: 3116.
Contato: edson.chiaramonte@unipampa.edu.br.

Gabriel Henrique Justi, Prof. Dr.   [Lattes] [LinkedIn]
Formação: Graduação em Engenharia Química pela UNIFRAN, mestrado e
doutorado em Engenharia Química pela UFSCar.
Componentes curriculares: Operações unitárias II, Laboratório de Projetos e Processos Industriais I, Trabalho de conclusão de curso I, Estágio supervisionado, Simuladores para Engenharia Química e Introdução à Dinâmica dos Fluidos Computacional.
Experiência: 7 anos de docência no ensino superior.
Gabinete: 3126.
E-mail: gabriel.justi@unipampa.edu.br

Gabriela Silveira da Rosa, Profª Drª  [Lattes] [ResearchGate]
Formação: Graduação em Engenharia Química pela FURG, mestrado e doutorado em Engenharia Química pela UNICAMP. Pós-doutorado pela McGill University no Canadá.
Componentes curriculares que ministra: Operações unitárias I, Laboratórios de sistemas particulados, Laboratório de projetos e processos industriais I e II, Trabalho de conclusão de curso I e II, Operações unitárias IV e Planejamento e otimização de experimentos.
Experiência: 7 anos de docência no ensino superior.
Regime de trabalho: 40 h dedicação exclusiva.
Gabinete: 3120.
Contato: gabriela.rosa@unipampa.edu.br.

Marcilio Machado Morais, Prof. Dr.  [Lattes]
Formação: Graduação em Engenharia de Alimentos pela FURG, mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela FURG e doutorado em Engenharia Química pela UNICAMP.
Componentes curriculares que ministra: Fenômenos de transporte II, Laboratório de fenômenos de transporte, Mecânica dos fluidos aplicada, Laboratório de mecânica dos fluidos, Planejamento e avaliação de projetos I e II, Trabalho de conclusão de curso I e Operações unitárias IV.
Experiência: 13 anos de docência no ensino superior.
Regime de trabalho: 40 h dedicação exclusiva.
Gabinete: 3120.
Contato: marcilio.morais@unipampa.edu.br.

Maria Alejandra Liendo, Profª. Drª.  [Lattes]
Formação: Graduação em Engenharia Química pela Universidad Tecnológica Nacional na Argentina, mestrado em Engenharia Química pela UFRGS, doutorado e pós-doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS.
Componentes curriculares que ministra: Ciência dos materiais, Tratamento de efluentes, Engenharia do meio ambiente, Laboratório de projetos e processos industriais III, Trabalho de conclusão de curso I e II, Estágio supervisionado, Corrosão e Polímeros.
Experiência: 5 anos de docência no ensino superior.
Regime de trabalho: 40 h dedicação exclusiva.
Gabinete: 3126.
Contato: alejandra.liendo@unipampa.edu.br.

Sérgio Meth Morgenbesser, Prof. Dr.  [Lattes] [Google Acadêmico]
Formação: Graduação em Engenharia Química pela UFRJ, especialização em Pesquisa e desenvolvimento de processos químicos pelo CEPESQ-Petrobras e doutorado em Química Orgânica e Ciência dos Materiais pela Universidade Bar-Ilan em Israel. Pós-doutorado em Síntese Orgânica e Polímeros no Scripps Research Institute nos EUA. Pós-doutorado em Materiais e Catálise no Loker Hydrocarbon Research Institute da University of Southern California (USC) nos EUA.
Componentes curriculares que ministra: Processos industriais inorgânicos, Processos industriais orgânicos, Tópicos jurídicos e sociais em engenharia, Engenharia econômica, Processamento de petróleo e gás e Engenharia de petróleo.
Experiência: 12 anos de docência no ensino superior e 9 anos de experiência industrial.
Regime de trabalho: 40 h dedicação exclusiva.
Gabinete: 3116.
Contato: sergio.meth@unipampa.edu.br.

Tânia Regina de Souza, Profª Drª  [Lattes]
Formação: Graduação em Engenharia Química pela FAAP, mestrado e doutorado em Engenharia Química pela USP.
Componentes curriculares que ministra: Introdução à engenharia química, Estequiometria industrial, Aplicações industriais do calor, Tratamento de efluentes, Planejamento e avaliação de projetos I e II, e Introdução à cosmetologia
Experiência: 8 anos de docência no ensino superior.
Regime de trabalho: 40 h dedicação exclusiva.
Gabinete: 3124.
Contato: tania.souza@unipampa.edu.br.