Avaliação do Curso | Engenharia Química

Avaliação do Curso

INEP/MEC

Os cursos de graduação no Brasil são avaliados constantemente pelo MEC, através do INEP, a partir de 3 indicadores de qualidade:

  • Conceito ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) que avalia o desempenho dos estudantes de um curso. Mais informações aqui.
  • IDD (Indicador de Diferença entre Desempenhos Observado e Esperado) que avalia o valor agregado pelo curso no desenvolvimento do estudante. Este indicador começou a ser medido a partir de 2016. Mais informações aqui.
  • CPC (Conceito Preliminar de Curso) que avalia a qualidade de um curso. Mais informações aqui.

Esses indicadores são dados por valores de 0 a 5. Esses valores podem ser dados de forma contínua, por ex., 2,5 ou por faixa, nesta caso 2,5 passa a 3.

Os cursos de Engenharia Química são avaliados a cada 3 anos. O curso de Engenharia Química da UNIPAMPA já passou por 3 avaliações nos seguintes anos: 2011, 2014 e 2017. Em 2017 foram avaliados 133 cursos de Engenharia Química (e relacionados) em todo o Brasil, 37 na região Sul e 16 no Rio Grande do Sul.

A figura abaixo apresenta os valores em faixa dos indicadores conceito ENADE, IDD, CPC e IGC nos anos de 2011, 2014 e 2017 para o curso de Engenharia Química da UNIPAMPA. Os valores em faixa dos indicadores conceito ENADE, IDD e CPC para o ano de 2019, divulgados recentemente, também são apresentados na figura. O IGC (índice geral de cursos) avalia a qualidade de instituições de ensino sendo que mais informações podem ser encontradas aqui. Ou seja, o IGC é o indicador de qualidade da UNIPAMPA em quanto o CPC é o indicador de qualidade do curso.

A figura abaixo apresenta os valores contínuos dos indicadores conceito ENADE, IDD, CPC e IGC nos anos de 2011, 2014 e 2017 para o curso de Engenharia Química e a UNIPAMPA. Os valores contínuos dos indicadores conceito ENADE, IDD e CPC para o ano de 2019, divulgados recentemente, também são apresentados na figura.

Guia Quero Estadão da Faculdade

O Guia Quero Estadão da Faculdade (antigo Guia do Estudante da Editora Abril) realizava anualmente a avaliação de cursos de graduação a partir de “estrelas”. Os valores são de 1 a 5 estrelas. Foram avaliados 226 cursos de Engenharia Química na edição de 2023 e o curso de Engenharia Química da UNIPAMPA obteve 4 estrelas.

Fonte: Relatórios do INEP para Conceito ENADE, IDD, CPC e IGC e ranking 2023 do Guia Quero Estadão da Faculdade.