SiSU 2019: #VemPraEQUnipampa

5 Motivos para Fazer Engenharia Química na UNIPAMPA

Para você, inscrito no SiSU 2019, que pensa em fazer Engenharia Química em uma instituição pública, nós listamos os 5 motivos para escolher a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA):

1. Qualidade e Infraestrutura do Curso

O curso recentemente foi avaliado pelo INEP/MEC com notal geral de 4 se igualando assim a outras instituições públicas do Sul tais como UFRGS, UFSM, FURG, UFSC e UFPR. O curso possui 12 anos de existência e já formou 147 engenheiros químicos. O time de professores é formado por 100% doutores com experiência acadêmica, na indústria e no exterior. O curso conta com uma infraestrutura de laboratórios igual, ou mesmo superior, a cursos de instituições públicas tradicionais. O curso possui um sistema inovador de pré-requisitos em carga horária cursada que permite maior flexibilidade para o estudante seguir a grade curricular. O curso também possui um diretório acadêmico (um dos mais antigos do RS) e uma empresa júnior mantidos pelos próprios estudantes.

2. Vida no Interior do RS

O curso está localizado no campus Bagé da UNIPAMPA. Bagé é uma cidade de 120 mil habitantes do interior do Rio Grande do Sul distante cerca 5 h de Porto Alegre e 50 min do Uruguai.  A cidade possui uma infraestrutura completa de lojas, supermercados, restaurantes, hotéis, hospitais, etc., além de freeshops do lado uruguaio. Segundo o Ipea, Bagé é a cidade mais segura do RS (+100 mil habitantes) e a 17ª do país.

3. Ingresso 100% SiSU

O curso possui ingresso 100% pelo SiSU desde 2010 e com pesos diferenciados nas 4 áreas de conhecimento e redação. Assim, se você é bom em exatas isto será valorizado na hora de compor a sua nota final para ingresso. A nota mínima para ingresso, em cada área e na redação, é de 300. No SiSU 2018 as notas médias mínima e máxima dos ingressantes foram de 432,1 e 680,5, respectivamente. Isto é, 432,1 foi a nota de corte em 2018.
Não sabe como calcular sua nota média? Clique aqui.

4. Vida no Campus Bagé

O campus Bagé fica distante cerca de 6 km do centro e é atendido por 2 linhas de ônibus que percorrem este trecho em 20 min (ou se preferir, 10 min de carro). Vai de bicicleta? Saiba que mais de 50% do trecho centro-campus possui ciclovia.
O campus possui restaurante universitário (R.U.) e cantina/lancheria, amplo estacionamento, além de uma biblioteca com +30.000 itens. Ah, e ainda possui um ponto de água quente para o chimarrão. Curte atividades esportivas? Saiba que o campus possui uma associação atlética.
O campus Bagé é um dos 10 campi da UNIPAMPA. O campus possui cerca de 1.900 estudantes, 150 professores e 70 técnicos. A Engenharia Química é o curso com maior número de estudantes do campus (216 estudantes em dezembro de 2018).

5. Oportunidades

O curso oferece a oportunidade de dupla diplomação com universidade francesa além de oportunidades de intercâmbio em universidades da Colômbia, México e França. O campus oferece cursos gratuitos de idiomas (Inglês, Espanhol e Francês) através do programa Idioma sem Fronteiras do MEC.
A região de abrangência do curso tem destaque pelas suas reservas de carvão mineral. Você sabia que as reservas de carvão mineral da região são 2x maiores que as reservas de petróleo de todo o Brasil? A partir da lei estadual nº 191 de 2017 que criou o Polo Carboquímico do RS estima-se um investimento de +4 bilhões de dólares na região com a instalação de indústrias carboquímicas. Isto gera ótimas oportunidades aos profissionais de Engenharia Química na região.

Páginas relacionadas: