Engenharia Mecânica da Unipampa | Universidade Federal do Pampa – Campus Alegrete | Página: 25

Seleção para a Mecânica em Janeiro/2011 pelo SiSU

Em janeiro começam as inscrições no SiSU de novos alunos para todos os cursos da UniPampa.

As vagas remanescentes do Processo Seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) serão preenchidas pelos candidatos suplentes para o curso no qual efetuaram sua inscrição, classificados por curso/turno, com base no desempenho no ENEM/2010.

http://porteiras.s.unipampa.edu.br/sisu/

Os estudantes selecionados poderão posteriormente concorrer a bolsas de auxílio em duas modalidades: Bolsas de Permanência e Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico.

Maiores informações sobre as bolsas de auxílio no endereço:

http://sites.unipampa.edu.br/praaec/beneficios-3/

Eleições de Representantes para 2010

Foram homologadas as inscrições para os candidatos às eleições para os cargos de diretor nos Campus de Santana do Livramento e Itaqui, coordenadores de cursos e seu substitutos, representantes em comissões locais e representantes discentes no Consuni em todos os dez campus da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

O período para campanha inicia-se nesta sexta-feira, 26 de novembro.

As eleições acontecem nos dias 9 e 10 de dezembro.

Confira a lista dos inscritos nos dez campus.

Aviões projetados para usar aeroportos menores

Uma mudança não muito radical no projeto dos aviões pode permitir que eles decolem em ângulos mais acentuados e utilizando pistas mais curtas.

Além disso, a alteração proposta por engenheiros do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, reduz o ruído que chega ao solo, gerado pelas turbinas, minimizando o impacto ambiental dos aeroportos urbanos.

Aviões Cestol

Permitir que os jatos comerciais decolem e pousem em distâncias cada vez mais curtas é uma meta permanente dos projetistas de aeronaves, e várias abordagens estão em desenvolvimento.

Esse esforço acabou criando uma categoria de aviões, chamada CESTOL (short take-off and landing – aeronaves de aterragem e decolagem a curta distância). Continue lendo

7ª Maratona da Eficiência Energética (edição 2010)

Foi realizada de 22 a 24 de julho, no Kartódromo de Interlagos, a 7ª Maratona Universitária da Eficiência Energética, uma competição muito diferente das tradicionais, onde o que importa é o menor consumo e o uso de soluções ecologicamente corretas na construção dos carros. Com 35 equipes, o evento reuniu professores e estudantes de 17 universidades de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os cursos são os mais variados, desde design e matemática até tecnologia mecânica e muitas especialidades de engenharia. A equipe vencedora de 2010 na categoria gasolina foi a UFSM, com a marca de 284,248 km/l. Na categoria etanol venceu a equipe da Anhembi-Morumbi com a marca de 140,047 km/l. Na categoria de carro elétrico o carro do Instituto Mauá de Tecnologia conseguiu rodar 14,578 km, ou 18 voltas do kartódromo, com a carga de 4Ah da bateria, praticamente o dobro do segundo colocado. Os resultados foram inferiores aos obtidos na 6ª Maratona (2009) devido a mudanças nas regras para a edição de 2010. Continue lendo