INGRESSO | Engenharia Mecânica da Unipampa

INGRESSO

SELEÇÃO DOS INGRESSANTES

O seleção de alunos na Unipampa é anual pelo SISU-ENEM, com  50 vagas para alunos no curso de Engenharia Mecânica.
Todas as informações referentes ao ingresso na Unipampa encontram-se no portal: http://porteiras.s.unipampa.edu.br/sisu/.

Consulte o novo calendário acadêmico aprovado pelo CONSUNI em 25/10/2012 DISPONÍVEL NOS LINKS À DIREITA>>

PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR

O Processo Seletivo Complementar tem como objetivo preencher as vagas não ocupadas nos cursos de graduação da UNIPAMPA. É oferecido nas modalidades de REINGRESSO, TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA ou PORTADOR DE DIPLOMA, e o número de vagas é publicado por edital.

REINGRESSO: é a forma de ingresso de ex-alunos da UNIPAMPA que abandonaram o seu curso. O reingresso deverá ser no mesmo curso de origem.

TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA: é a forma de ingresso de discentes regularmente matriculados, ou com matrícula trancada, em curso idêntico ou dentro da mesma área de conhecimento de outra Instituição de Ensino Superior (IES), reconhecido pelo MEC, conforme legislação, e que desejam transferir-se para a UNIPAMPA. Alunos de instituições de ensino superior estrangeiras poderão candidatar-se e, se pré-selecionados, estarão sujeitos à análise específica de sua documentação, a ser realizada pela Secretaria Acadêmica de destino. O candidato deverá ter cursado, na instituição de origem, e obtido aprovação, disciplinas que integralizem no mínimo 300 (trezentas) horas, com exceção do curso de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda, e ter sido aprovado no máximo em 60% (sessenta por cento) da carga horária equivalente do curso pretendido na UNIPAMPA.

PORTADOR DE DIPLOMA: é a forma de ingresso para diplomados por outras Instituições de Ensino Superior do país em curso reconhecido conforme legislação ou para diplomados que tenham obtido diploma no exterior, desde que este tenha sido revalidado, na forma da lei.

>>IMPORTANTE – APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS (para ingressantes por Processo Seletivo Complementar): na sua primeira matrícula o aluno deve obter o aproveitamento de ao menos três (3) disciplinas cursadas na sua instituição de origem. Durante o primeiro semestre o aluno deve solicitar o aproveitamento das outras disciplinas cursadas e que tiverem equivalência de conteúdo e carga horária no curso de Engenharia Mecânica da UniPampa. Para isso ele deve estar atento ao período adequado a esta solicitação, constante do calendário acadêmico no link correspondente do menu à direita desta página . As solicitações de aproveitamento de disciplinas só podem ser feitas nas datas apropriadas, mantenha-se informado nos sites ou na secretaria da UniPampa!

PRIMEIRA MATRÍCULA

Os candidatos classificados e chamados por curso/turno/sistema (ensino médio em escola pública, negros, portadores de deficiência e indígenas) tem assegurado o direito a efetivar o seu ingresso na UNIPAMPA e deverão comparecer às Secretarias Acadêmicas dos campi nos quais são oferecidos os cursos para realizar os procedimentos de matrícula.

O horário de atendimento para a realização das matrículas será das 09h às 20h, ininterruptamente.

O endereço do Campus Alegrete é :

Av. Tiarajú, 810 – Bairro: Ibirapuitã

Alegrete-RS – CEP: 97546-550

Telefone: (55) 3421-8400

A matrícula dos candidatos classificados far-se-á mediante apresentação e entrega, de cópias autenticadas, ou de cópias comuns acompanhadas dos documentos originais, dos seguintes documentos:
a) documento de identidade;
b) certificado de alistamento militar – para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos;
c) CPF;
d) título de eleitor, acompanhado de comprovante de votação ou de justificativa de não-votação na última eleição, de ambos os turnos, se for o caso;
e) foto 3×4 atual;
f) Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou Diploma de Curso de Graduação.
g) os documentos estrangeiros deverão ser autenticados pela Autoridade Consular Brasileira, no país de origem, e acompanhados da respectiva tradução oficial, nos casos de Língua diferente do Português ou Espanhol.
h) passaporte e visto de permanência no Brasil, ou carteira nacional de estrangeiro, em se tratando de candidato estrangeiro.
Os candidatos que integram o sistema de cotas deverão, no ato de matrícula, além de entregar a documentação supracitada, comprovar sua condição declarada, mediante apresentação e entrega de documentação mencionada a seguir.

i) Candidato com deficiência deverá entregar, no momento da matrícula, um laudo médico, que contenha parecer descritivo elaborado pelo médico, em receituário próprio, no qual conste o código da deficiência nos termos do Código Internacional de Doenças – CID, e a categoria de deficiência classificada segundo o artigo 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004

ii) Candidato que tenha cursado todo o Ensino Médio em escola pública deverá entregar, no momento da matrícula, o Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio, comprovando tê-lo cursado integralmente em escolas públicas.

iii) Candidato auto-declarado negro, além de entregar cópias do Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio que comprovem tê-lo cursado integralmente em Escolas Públicas, deverá entregar, também, devidamente assinado, formulário de autodeclaração disponível aqui.

iiii) Candidato indígena residente em território nacional deverá, além de entregar cópias do Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio que comprovem tê-lo cursado integralmente em Escolas Públicas, entregar, também, o Registro Administrativo de Índio (Certidão de Nascimento emitida pela FUNAI), a Declaração da FUNAI de procedência de reserva indígena para residentes em aldeias ou a Declaração da FUNAI que comprove ser o indígena residente em território urbano.

A documentação prevista nos subitens i) a iiii) deverá ser apresentada e entregue em cópia autenticada ou cópia comum acompanhada de original, caso em que a autenticação será feita pela própria Secretaria Acadêmica da UNIPAMPA.

A matrícula poderá ser feita por terceiros, exigindo-se, neste caso, procuração simples de próprio punho do candidato, sem necessidade de reconhecimento de firma, acompanhada do documento de identidade original do procurador, bem como dos documentos do candidato, referidos anteriormente.

Os candidatos que não puderem comparecer à UNIPAMPA nos períodos previstos para a matrícula e que não possuem procurador poderão contar com uma lista de pessoas que se disponibilizaram para atuar como procuradores na Secretaria Acadêmica do Campus.