COMPONENTES CURRICULARES | Engenharia Mecânica da Unipampa

COMPONENTES CURRICULARES

Os cursos de graduação são compostos por 2 tipos de componentes curriculares regulamentados pelas Normas de Graduação (Resolução 29-2011-Normas Básicas de Graduação):

1. Componentes Curriculares Obrigatórios – CCO: incluem as disciplinas que habilitam o egresso a exercer as competências básicas da sua profissão, sendo indispensáveis à sua formação e servindo de base para as disciplinas eletivas do curso. Nessa categoria estão inclusas as atividades supervisionadas por um orientador de Estágio Obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), bem como outras atividades profissionais realizadas durante o curso.

A grade de componentes curriculares obrigatórios do curso na versão do PPC 2009 encontra-se neste link.

A grade de componentes curriculares obrigatórios do curso na versão do PPC 2023 encontra-se neste link.

2. Componentes Curriculares Complementares de Graduação – CCCG: são componentes eletivos, ou seja, o aluno escolhe em quais irá matricular-se de forma a aprofundar a sua formação na(s) área(s) de maior interesse dentro do curso. O colegiado deliberativo do curso (Comissão de Curso) define (e revisa periodicamente) quais os componentes que serão aceitos como CCCG para o curso. Isso é feito, preferencialmente, em termos das competências que possam acrescentar à atuação do profissional (conforme a Resolução 1073 Confea/Crea).

Os alunos do curso de Engenharia Mecânica da UNIPAMPA tem à sua disposição diversos CCCG para sua escolha. A UNIPAMPA está organizada em campi temáticos sendo que em Alegrete concentram-se os cursos da área tecnológica (engenharias e cursos da área da computação). Assim, aproveita-se disso e coloca-se à disposição dos alunos diversos componentes dos outros cursos. Além desses o próprio curso de Eng. Mecânica oferece CCCG específicos dentro das áreas de atuação de Engenharia Mecânica.

Os componentes curriculares complementares do curso encontram-se neste link.

>>EMENTAS: encontram-se no PPC do curso, acessível na página “O CURSO” do menu.

>>IMPORTANTE – APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS (para ingressantes por Processo Seletivo Complementar): na sua primeira matrícula o aluno deve obter o aproveitamento de ao menos três (3) disciplinas cursadas na sua instituição de origem. O aluno ingressante por REINGRESSO, TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA ou PORTADOR DE DIPLOMA deve solicitar no período INICIAL do semestre o aproveitamento das outras disciplinas cursadas e que tiverem equivalência de conteúdo e carga horária no curso de Engenharia Mecânica da UNIPAMPA. Para isso ele deve estar atento ao período adequado a esta solicitação, constante do calendário acadêmico DISPONÍVEL NOS LINKS À DIREITA. As solicitações de aproveitamento de disciplinas só podem ser feitas nas datas apropriadas, mantenha-se informado nos sites ou na secretaria da UNIPAMPA!