BOLSAS E ESTÁGIOS | Engenharia Mecânica da Unipampa

BOLSAS E ESTÁGIOS

BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE GESTÃO

O curso de Engenharia Mecânica envolve a participação dos alunos em atividades práticas ligadas ao ensino, pesquisa, extensão, culturais e de gestão. Grande parte das atividades destes 4 grupos estão exemplificadas nas tabelas de ACG (confira na página correspondente).

Iniciação Científica (Voluntários ou Bolsistas PBDA):

A participação dos alunos em projetos de ensino, pesquisa e extensão pode ser feita pelos coordenadores de projeto através de seleção para bolsista ou como voluntário. O compromisso de participação em ambos os casos é o mesmo, por isso a participação voluntária é mais valorizada nos créditos de ACG como forma compensatória para os alunos.

Os editais do programa PBDA (Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico) são publicados no início de cada semestre letivo e os alunos interessados, que estiverem habilitados pelos critérios do edital, devem procurar os docentes responsáveis pelos projetos que precisam de bolsistas.

ESTÁGIOS

Todos os estágios de alunos da Unipampa requerem que exista um Termo de Compromisso de Estágio TCE) celebrado entre a instituição e a empresa. Os detalhes para a realização do TCE são fornecidos pelo setor de estágios do campus e/ou pelo Coordenador de Estágios do curso:

Setor de estágios do campus Alegrete: estagio.alegrete@unipampa.edu.br

Coordenador de estágios do curso: vicentepuglia@unipampa.edu.br

Matrícula em Estágio Supervisionado (obrigatório):

O Curso de Engenharia Mecânica está estruturado para que os alunos que são prováveis formandos façam durante o último período do curso (10º semestre) o estágio supervisionado.  Este estágio deve ocorrer em empresas que ofereçam atividades compatíveis com a atuação do profissional de Engenharia Mecânica.

A matrícula neste componente curricular não é feita pelo aluno, mas autorizada diretamente pela coordenação de curso quando o setor de estágios do campus informar que os pré-requisitos e a documentação estiverem satisfatórios.

Outras informações sobre estágios podem ser encontradas diretamente no site de estágios do campus Alegrete:

https://sites.unipampa.edu.br/secacadalegrete/estagios/

Links para algumas empresas que ofertam estágio na área Metal-Mecânica:

Empresas que ofertam estágios na área metal-mecânica

Estágio Não-obrigatório:

É possível a realização de estágio não-obrigatório antes do último semestre do curso. Os estágios são regidos por uma norma específica, onde os requisitos e detalhes do funcionamento estão especificados.

O aproveitamento do estágio não-obrigatório como supervisionado só pode ser realizado quando ele atender a todas as exigências de um estágio supervisionado, inclusive a realização do relatório final no formato adequado.