BOLSAS E ESTÁGIOS

O curso de Engenharia Mecânica envolve a participação dos alunos em atividades práticas ligadas ao ensino, pesquisa, extensão, culturais e de gestão. Grande parte das atividades destes 4 grupos estão exemplificadas nas tabelas de ACG (confira na página correspondente).

Iniciação Científica (Voluntários ou Bolsistas PBDA):

A participação dos alunos em projetos de ensino, pesquisa e extensão pode ser feita pelos coordenadores de projeto através de seleção para bolsista ou como voluntário. O compromisso de participação em ambos os casos é o mesmo, por isso a participação voluntária é mais valorizada nos créditos de ACG como forma compensatória para os alunos.

Os editais do programa PBDA (Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico) são publicados no início de cada semestre letivo e os alunos interessados, que estiverem habilitados pelos critérios do edital, devem procurar os docentes responsáveis pelos projetos que precisam de bolsistas.

PBDA_-_RESULTADO (docentes com vagas para bolsistas de ensino, pesquisa e extensão)

ESTÁGIOS

Todos os estágios de alunos da Unipampa requerem que exista um convênio previamente firmado entre a instituição e a empresa. Os detalhes para a realização deste convênio são fornecidos pela secretaria acadêmica do campus, ou contatando a divisão de estágios da UNIPAMPA:

http://porteiras.s.unipampa.edu.br/estagios/

Após a celebração do convênio, o aluno e a empresa deve elaborar um Plano de Estágio e firmar um Compromisso de Estágio, ambos explicados na página:

http://porteiras.s.unipampa.edu.br/estagios/documentos/

Estágio Não-obrigatório:

É possível a realização de estágio não-obrigatório antes do último semestre do curso. Os estágios são regidos por uma norma específica, onde os requisitos e detalhes do funcionamento estão especificados.

Estágio Supervisionado (obrigatório):

O Curso de Engenharia Mecânica está estruturado para que os possíveis alunos formandos façam durante o último período do curso (10º semestre) o estágio supervisionado. A única disciplina que poderá ser cursada concomitantemente a este é TCC2, de forma que o estágio pode ser realizado em outras localidades além de Alegrete.

Este estágio deve ocorrer em empresas que possuam convênio com a UniPampa e sejam visitadas para certificar que a função do estágio seja adequadamente cumprida.

Possibilidades de estágio:

http://porteiras.s.unipampa.edu.br/estagios/vagas-disponiveis/