LABORATÓRIOS ESPECÍFICOS

1   BLOCO DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE (C3)

1.1      (LABORATÓRIO DE SOLOS E PAVIMENTAÇÃO – CIVIL/AGRÍCOLA)

1.2      LABORATÓRIO DE SISTEMAS FLUIDOMECÂNICOS

Gerente: Profa. Fátima Cibele

Localização: Bloco C3, sala 102.

Neste laboratório serão desenvolvidos experimentos e aulas práticas envolvendo escoamento de fluidos, utilização de bombas, compressores, perdas de carga, canais hidráulicos, etc.

Equipamentos do laboratório: Bancadas de Hidráulica Gravitacional; Bancadas de medição de pressão, de Fluxo e golpe de Aríete; Aparatos para visualização de escoamentos; Sistema com medidor de Venturi; Painéis para medir perda de carga em diferentes tubos, conexões, válvulas, arranjos de tubos.

Componentes curriculares atendidos: (1) Mecânica dos Fluidos, (2) Máquinas de Fluido, (3) Fenômenos de Transferência (EA, EE, EC, ET), (4) Mecânica dos Fluidos Viscosos (PPEng).

1.3      LABORATÓRIO DE AERODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALOR

Gerente: Prof. Renato Alves da Silva

Localização: Bloco C3, sala 103.

Neste laboratório serão desenvolvidos experimentos, simulações computacionais e aulas práticas envolvendo arrasto de forma, arrasto de pressão, sustentação, perfis aerodinâmicos, camada-limite, difusão de contaminantes, e aulas práticas envolvendo processos de transferência de calor (convecção, condução e radiação) e massa (difusão), além de experimentos com o intuito de verificar como a transferência de calor altera o estado de termodinâmico de um sistema.

Equipamentos do laboratório: Túnel de vento Subsônico, com instrumentação para medir velocidade, pressão, temperatura e força; Sistema de anemometria a fio quente; Estações de trabalho; Microcomputadores; Sistema de transferência de calor por Condução – com aparato para medição de condução de calor linear, radial e em Superfícies Estendidas (aletas); Sistema de medição de Condutividade Térmica em diferentes materiais; Sistema de transferência de calor por Convecção forçada e natural; Sistema de Trocadores de Calor (tubo-tubo, casco-tubo, fluxo cruzado, placas, etc.); Calorímetros.

Componentes curriculares atendidos: (1) Mecânica dos Fluidos, (2) Transferência de Calor e Massa, (3) Mecânica dos Fluidos Compressíveis, (4) Mecânica dos Fluidos Viscosos (PPEng), (5) Transferência de Calor e Massa, (6) Fenômenos de Transferência (EA, EC, EE, ET), (7) Termodinâmica I, (8) Termodinâmica II, (9) Transferência de Calor Avançada (PPEng), (10) Difusão de Calor e Massa (PPEng).

1.4      LABORATÓRIO DE SISTEMAS MECÂNICOS

Gerente: Prof. Gustavo Fuhr Santiago

Localização: Bloco C3, sala 104.

1.4.1     LABORATÓRIO DE USINAGEM (1)

Responsável: Prof. Aldoni Gabriel Wiedenhöft

Neste laboratório serão desenvolvidos experimentos e aulas práticas sobre usinagem, utilizando máquinas como tornos, fresadoras e centro de usinagem. Os alunos poderão utilizar este laboratório para realizar experimentos de iniciação científica ou pós-graduação, trabalhos de conclusão de curso e pesquisa. Pode ser utilizado para realizar serviços técnicos a empresas também.

Equipamentos do laboratório: Torno mecânico Paralelos Universal; Serra fita; Motoesmeris; Furadeiras de Coluna e de Bancada; Morsas.

Componentes curriculares atendidos: (1) Máquinas Operatrizes, (2) Usinagem.

1.4.2     LABORATÓRIO DE SISTEMAS TERMOMECÂNICOS

Responsável: Prof.Gustavo Fuhr Santiago

Neste laboratório serão desenvolvidos experimentos e aulas práticas envolvendo geração de energia com motores de combustão interna e externa, refrigeração e bombas de calor.

Equipamentos do laboratório: Motogeradores de ciclos Otto e Diesel; Motores para testes de combustíveis fósseis e renováveis (líquidos e gasosos) de ciclos Otto, Diesel; Bombas de Calor e Sistemas de Refrigeração.

Componentes curriculares atendidos: (1) Máquinas Térmicas, (2) Sistemas Hidráulicos e Térmicos (EE, EM), (3) Refrigeração e Ar Condicionado.

1.4.3     LABORATÓRIO DE MECATRÔNICA

Responsável: Prof. Maurício Paz França

Neste laboratório serão desenvolvidos experimentos e aulas práticas envolvendo montagem e construção de circuitos hidráulicos e pneumáticos, automação de processos de fabricação, controle de processos por computador e sistemas robóticos aplicados à fabricação.

Equipamentos do laboratório: Bancadas de Hidráulica; Bancadas de Pneumática; Bancadas de Eletro-hidráulica.

Componentes curriculares atendidos: (1) Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, (2) Controle de Sistemas Mecânicos.

1.5      LABORATÓRIO DE QUÍMICA E METALOGRAFIA

Gerente: Prof. Tonilson de Sousa Rosendo

Localização: Bloco C3, sala 105.

1.5.1     (LABORATÓRIO DE QUÍMICA – BÁSICO)

1.5.2     LABORATÓRIO DE METALOGRAFIA E TRATAMENTOS TÉRMICOS E SUPERFICIAIS

Responsável: Prof. Tonilson de Sousa Rosendo

Neste laboratório serão desenvolvidos experimentos e aulas práticas envolvendo a caracterização microestrutural de materiais, bem como a modificação da microestrutura com a finalidade de obter propriedades específicas.

Equipamentos do laboratório: Fornos elétricos; Microscópios óticos; Tanques para resfriamento; Durômetro; Cortadeiras metalográficas; Cortadeira metalográfica de precisão; Embutidoras; Politrizes; Lixadeiras manuais; Capela; Espectrômetro de Emissão Ótica.

Componentes curriculares atendidos: (1) Ciência e Engenharia de Materiais, (2) Tratamentos Térmicos e Superficiais, (3) Laboratório de Metalografia e Ensaios Mecânicos, (4) Resistência dos Materiais I, (5) Resistência dos Materiais II. 

1.5.3     LABORATÓRIO DE MATERIAIS E ENSAIOS MECÂNICOS

Responsável: Prof. Tonilson de Sousa Rosendo

Neste laboratório serão desenvolvidos experimentos e aulas práticas envolvendo caracterizações de propriedades mecânicas de materiais.

Equipamentos do laboratório: Máquinas universais de ensaio; Durômetros;.

Componentes curriculares atendidos: (1) Ciência e Engenharia de Materiais, (2) Tratamentos Térmicos e Superficiais, (3) Laboratório de Metalografia e Ensaios Mecânicos, (4) Resistência dos Materiais I, (5) Resistência dos Materiais II, (6) Análise de Falhas, (7) Materiais Poliméricos e Compósitos. 

1.6      LABORATÓRIO DE METROLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO

Gerente: Eng. Dieison Gabbi Fantinelli

Localização: Bloco C2 (Reitoria), sala 103.

1.6.1     LABORATÓRIO DE CONTROLE DE QUALIDADE E METROLOGIA

Responsável: Prof. Aldoni Gabriel Wiedenhöft

Este laboratório possui equipamentos para medições em geral, e ensinar os alunos a utilizar instrumentos de medição em geral.

Equipamentos do laboratório: Luxímetros; Paquímetros; Micrômetros; Balanças; Projetor de Perfil; Rugosímetro; Mesas de Seno.

Componentes curriculares atendidos: (1) Metrologia e (2) Sistemas e Gestão de Qualidade.

1.6.2     LABORATÓRIO DE MECÂNICA EXPERIMENTAL E VIBRAÇÕES

Neste laboratório serão desenvolvidos experimentos e aulas práticas na área de medições, envolvendo a aquisição de dados em medições de deformação, de temperatura, de deslocamento, dentre outras. Professores e alunos bolsistas farão uso de sensores, envolvendo sua instalação em estruturas ou componentes de máquinas para a medição de parâmetros de serviço do componente. Também permitirá trabalhar na elaboração (desenvolvimento) de sensores e de circuitos, bem como o planejamento e configuração de sistemas de medição.

Equipamentos do laboratório: Sistema para aquisição de dados e condicionamento de sinais; Sensores como Termopares, Strain Gages, LVDT e Células de carga; Softwares para a aquisição e o tratamento de sinais, Osciloscópio.

Componentes curriculares atendidos: (1) Resistência dos Materiais I e II, (2) Elementos de Máquinas I, (3) Usinagem, (3) Vibrações de Sistemas Mecânicos, (4) Mecânica da Fratura e Fadiga. 

2  PAVILHÃO DE MATERIAIS E CONSTRUÇÃO (A2)

Gerente: Ederli Marangon

2.1      (LABORATÓRIO DE MATERIAIS E CONSTRUÇÃO – CIVIL)

2.2      LABORATÓRIO DE FABRICAÇÃO

Neste laboratório serão desenvolvidos experimentos e aulas práticas envolvendo processos de brasagem, soldagem, fundição, conformação, dentre outros processos aplicados para metais, polímeros e compósitos.

Equipamentos do laboratório: Fontes de corrente constante – processo TIG e eletrodo revestido; Fontes de corrente constante – processo MIG/MAG; Máquinas de corte a plasma; Solda por Acetileno.

Componentes curriculares atendidos: (1) Conformação Mecânica, (2) Ciência e Engenharia de Materiais, (3) Processos Metalúrgicos, (4) Estruturas Metálicas, dentre outras.

 

3  CONVÊNIO UNIPAMPA-TRACTEBEL (EXTERNO – USINA)

3.1      LABORATÓRIO DE USINAGEM CNC (2)

Gerente: Prof. Aldoni Gabriel Wiedenhöft

Localização: Bloco de Oficina, Usina Termelétrica de Alegrete UTA-Tractebel.

Neste laboratório serão desenvolvidos experimentos e aulas práticas sobre usinagem com equipamentos de Comando Numérico.

Equipamentos do laboratório: Torno CNC de barramento horizontal; Centro de usinagem CNC; Serra fita; Motoesmeris; Furadeiras de Coluna e de Bancada; Morsas.

Componentes curriculares atendidos: (1) Manufatura Assistida por Computador, (2) Manufatura Assistida por Computador II.