Aula Magna do Curso de Engenharia de Software

No dia 18 de agosto, o curso de Engenharia de Software realizou sua Aula Magna de 2016 com a presença de praticamente todos os alunos do curso, professores e alguns alunos do curso de Ciência da Computação.

Na sala 101 com lotação completa, tivemos inicialmente a apresentação da Sociedade Brasileira de Computação pelo prof. Jean Cheiran (representante institucional da SBC na UNIPAMPA).

Sala 101 da UNIPAMPA com todos os assentos ocupados por alunos e professores e mais algumas pessoas de pé ao fundo todos atentos a uma apresentação

Em seguida, tivemos a excelente palestra sobre criptografia e a máquina Enigma ministrada pelo  prof. Avelino Zorzo (PUCRS) – convidado especial da noite.

Professor Avelino Zorzo falando ao microfone para a plateia de alunos e professores com a projeção de sua palestra ao fundo

Professor Avelino Zorzo falando ao microfone, mexendo em seu computador, enquanto a plateia ao fundo olha atenta

Professor Avelino Zorzo falando ao microfone, mexendo em seu computador, enquanto projeta um simulador da máquina de criptografia chamada Enigma

Professor Avelino Zorzo falando ao microfone, respondendo perguntas da plateia, com o professor Elder Rodrigues próximo a ele

Professor Avelino Zorzo sorrindo e segurando o microfone e duas pequenas sacolas, enquanto o professor Elder Rodrigues larga outro microfone na mesa atrás deles com notebooks usados na apresentação

O diretor de operações da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da UNIPAMPA , Robson Gonçalves, apresentou a infraestrutura, as atividades e as oportunidades para alunos no setor, salientando a importância da participação dos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação nos estágios disponibilizados pela unidade.

Diretor de operações do DTIC da UNIPAMPA, Robson Gonçalves, falando ao microfone na frente de uma projeção contendo a estrutura organizacional do DTIC e um título 'O que é o DTIC?'

Os professores João Pablo da Silva, Amanda Melo, Claudio Schepke e Paulo Aguirre dos grupos de pesquisa LESA, TESA, LEA e GAMA (respectivamente) da UNIPAMPA apresentaram os integrantes, as áreas de atuação e as possibilidades de participação dos alunos em atividades de pesquisa na universidade.

Professor João Pablo falando ao microfone com uma projeção ao fundo com título 'Objetivos e Metas do LESA'

Como último evento da noite, a profa. Aline Mello apresentou o Programa C de extensão e sua importância acadêmica, cultural e social, salientando as atividades realizadas e as próximas oportunidades para participação de alunos e professores.

Professora Aline Mello palestrando em frente a uma projeção com o título 'Resolve e Avalia!'

Novo logo do curso de Engenharia de Software

Após conclusão do processo para escolha novo logo do curso de Engenharia de Software articulado pelo Diretório Acadêmico do curso (DASoftware), divulgamos a versão oficial e final do logo:

Logo do curso de Engenharia de Software (sem nome do curso)

Logo do curso do Engenharia de Software (com nome do curso)

Descrição resumida do logo: Montado sobre um grid isométrico (de 45°), combinando as letras “E” (Engenharia) e “S” (Software) em um bloco. Os colchetes utilizados comumente em programação fazem referência às ferramentas. O “S” com duas flechas simboliza os processos e o movimento (progresso e desenvolvimento). Os colchetes aproximados e o círculo no topo do “S” referenciam as pessoas, transmitindo a ideia de um corpo abraçando tudo.

Parabenizamos o aluno Filipe Garcia Silva do curso de Engenharia de Software, responsável pela criação do logo vencedor, e agradecemos os envios de todos os demais participantes.