Ministério da Educação

Menu Principal:

.

Acesso rápido
















Tags

EP032 – Eletricidade Aplicada



início > o curso > estrutura curricular > ep032 – eletricidade aplicada

EP031 < < < EP032 > > > EP033

Sem 05 EP032 Eletricidade Aplicada 60 Horas
OBJETIVOS
Ao final do curso os alunos terão conhecimento de :
- Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
- Geradores, transformadores e motores elétricos. Instrumentos de medição.
- Cálculo de circuitos em corrente alternada.
- Proteção contra descargas atmosféricas.
- Equipamentos de controle e proteção de instalações elétricas residenciais e industriais em baixa tensão

EMENTA
Estudo de circuitos em corrente alternada; Estudo de circuitos trifásicos; Transformadores; Motores elétricos; Noções de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; Segurança em eletricidade; Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas

PROGRAMA
01. Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Análise de um sistema GTD de energia elétrica. Gerador – turbina, linhas de transmissão, estações elevadora e abaixadora de tensão, linhas de distribuição aérea e subterrânea. Gerador elementar de corrente alternada. Princípio do gerador de corrente alternada senoidal. Equação da forma de onda senoidal e cossenoidal.
02. Parâmetros da forma de onda senoidal: valor máximo, valor eficaz, valor médio, valor de pico a pico, período, freqüência, ângulo de fase, equação das formas de onda de tensão e corrente no domínio do tempo.
03. Fasores e algebra fasorial. Teoria dos números complexos. Notação de fasores de grandezas alternadas: forma retangular e polar. Operações com fasores.
04. Conceito de impedância. Resistência em corrente alternada (CA). Impedância resistiva. Capacitância em CA. Reatância capacitiva. Impedância capacitiva. Indutância em CA. Reatância indutiva. Impedância indutiva.
05. Circuitos monofásicos em corrente alternada. Lei de Ohm na forma fasorial. Diagrama fasorial e diagrama senoidal.
06. Circuito resistivo puro. Resistor ligado à fonte CA. Impedância resistiva.
07. Circuito indutivo puro. Indutor ligado à fonte CA. Impedância indutiva.
08. Circuito capacitivo puro. Capacitor ligado à fonte CA. Impedância capacitiva.
09. Análise de circuitos RL, RC, e RLC ligados em série e em paralelo com uma fonte CA. Circuitos mistos. Diagrama fasorial e senoidal.
10. Potência monofásica, aparente, útil e reativa. Triângulo das potências. Potência complexa. Potência de N cargas em paralelo: motores, fornos trifásicos, banco de lâmpadas de descarga com reatores e lâmpadas incandescentes.
11. Fator de potência e correção do fator de potência de motores e reatores. Cálculo de capacitores.
12. Cálculo da tarifa de energia elétrica residencial e industrial.
13. Transformador monofásico. Características de um transformador ideal. Relação de espiras. Relação de tensão. Relação de corrente. Relação de impedâncias. Perdas e eficiência de um transformador real.
14. Sistemas trifásicos. Gerador trifásico. Motor de indução trifásico. Estator e rotor. O campo girante. Ligação triângulo e ligação estrela. Tensão de linha e tensão de fase. Corrente linha e corrente de fase. Potência em sistemas trifásicos.
15. Segurança em eletricidade e efeitos da corrente elétrica no corpo humano. Medidas de controle dos riscos. Tensão de passo e tensão de contato.
16. Sistema de proteção contra descargas atmosféricas. Métodos de proteção e suas características. Dimensionamento das cordoalhas de descida. Aterramento.
17. Fundamentos de instalações elétricas. Código de cores dos condutores. Interruptores de luz : simples, paralelo e intermediário monopolares (110V) e bipolares (220V). Tomadas monofásicas simples e aterradas e tomadas bifásicas.
18. Estudo dos tipos e características dos fusíveis. Fusíveis tipo rolha, cartucho, D e NH. Curvas características dos fusíveis. Arco voltaico com corrente alternada e corrente contínua. Limite de ruptura de fusíveis e chaves.
19. Introdução à instalação elétrica industrial. Partida de motores com chaves: interruptora, disjuntora e contatora. Proteção com fusíveis e relés de subtensão, térmico e magnético. Circuitos de sinalização e comando local e a distância.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GUSSOW, Milton. Eletricidade Básica. 2ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Schaum McGraw-Hill, 1997.639 p.
CAVALIN, Geraldo e CERVELIN, Severino. Instalações Elétricas Prediais. 13ª ed. São Paulo : Érica, 2005.
MARKUS, Otávio. Circuitos Elétricos. 3ª ed. São Paulo :Érica, 2003.286 p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALBUQUERQUE, Rômulo Oliveira. Circuitos em Corrente Alternada. 6ª ed. São Paulo : Érica, 2002.
NISKIER, Júlio e MACINTYRE, A. J. Instalações Elétricas. 4ª ed. Rio de Janeiro : LTC, 2000.
NORMAS TÉCNICAS da ABNT :
NBR 5410/04 – Instalações Elétricas em Baixa Tensão. – NBR 5419/01 – Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas

Aprovado no Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção em 15 de junho de 2010.

EP031 < < < EP032 > > > EP033

topo