Infraestrutura | Engenharia de Energia

Infraestrutura

No Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Energia (PPC BAEE 2023) constam informações sobre a infraestrutura física e acadêmica.

A UNIPAMPA em seus 10 campi vem passando por um processo de consolidação no que tange a sua infraestrutura em fase final de implantação. O Campus Bagé dispõe de uma estrutura física com 25.000 m² de área construída em cinco blocos, para fins de ensino, pesquisa e extensão atendendo os cursos de graduação, pós-graduação e especialização, bem como espaços de convivência e auditório para 230 pessoas. São mais de 36 laboratórios que atendem os 15 cursos existentes, além de salas de aula, salas da secretaria acadêmica, da secretaria administrativa, gabinete de professores, sala da direção, almoxarifado, copa e banheiros.

O Curso de Engenharia de Energia dispões de laboratórios para atividades práticas nos componentes curriculares específicos, laboratório de conversão estática de energia, laboratório de sistemas de energia fotovoltaica e eólica, laboratório de sistemas de energia termoquímica e fluídos, laboratório de tecnologia de biocombustíveis, laboratório de simulação computacional, laboratório de eletrônica e automação, Laboratório de Conversão e Transmissão de Energia e Laboratório de Projetos, laboratório de hidráulica, laboratório de tecnologia de hidrogênio, laboratório de sistemas elétricos, laboratório de materiais e instrumentação, laboratório de biocombustíveis, laboratório de meio ambiente e geoprocessamento, laboratório de energia solar, laboratório de energia eólica, laboratório de automação e eletrônica, laboratório de sistemas térmicos, laboratório de simulação de sistemas eólicos, laboratório de simulação de sistemas hidráulicos e laboratório de informática. Em fase de implantação está o laboratório de planejamento energético.

A biblioteca do Campus encontra-se implantada em espaço físico próprio e o acervo compreende um total de 3.600 itens catalogados resultando em um contingente de aproximadamente 23.900 exemplares. Além do acervo físico, recursos multimídia são disponibilizados, como e-books e bases de periódicos da CAPES. O sistema de bibliotecas está informatizado através do SIE, permitindo acesso via internet à sua base de dados para consultas, renovação e reservas de material bibliográfico.

Laboratórios da Engenharia de Energia

Horários dos Técnicos de laboratórios: