Pesquisa e Produção Científica | Engenharia de Computação (EC) – Campus Bagé

Pesquisa e Produção Científica

No período de 2007 à 2010, os sete docentes que atuavam diretamente na área de computação produziram, em conjunto ou com outros colaboradores, incluindo vários discentes do curso de Engenharia de Computação: quatro artigos completos publicados em periódicos; um capítulo de livro; vinte e quatro trabalhos completos publicados em anais de congressos; dezesseis resumos publicados em anais de congressos (mais detalhes podem ser observados nos currículos dos docentes dentro da plataforma Lattes).

  • Projetos Institucionais:

Profa. Ana Paula Lüdtke Ferreira coordena o projeto Lógicas Visuais para Verificação de Sistemas de Software (CNPq – Edital 003/2009), visando investigar lógicas apropriadas para especificação de propriedades de sistemas descritos por meio de modelos de especificação; Prof. Bruno Silveira Neves coordena o projeto Construção de um Protótipo para Síntese Automatizada de Software para Sistemas Multicore, objetivando a análise de diferentes fatores de complexidade envolvidos com o projeto de software e hardware para sistemas multicore, o qual fomentou a nucleação do grupo de pesquisa emergente High Efficiency Computing (HECO), coordenado conjuntamente com o Prof. Leonardo Bidese de Pinho; Profs. Carlos Michel Betemps e Cláudia Camerini Corrêa Pérez participam do projeto Desenvolvimento de um Repositório de Objetos de Aprendizagem para o Apoio ao Ensino dos Fundamentos da Área de Conhecimento de Algoritmos e Programação e Estrutura de Dados, em colaboração com o coordenador do projeto (Prof. Cristian Cechinel) no trabalho de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a área de programação; Prof. Carlos também atua no projeto Construção de um Ambiente de Auxílio ao Ensino de Engenharia de Software, no qual são trabalhados objetos de aprendizagem que melhorem o aprendizado dos conteúdos abordados em engenharia de software; Prof. Reginaldo da Nóbrega Tavares coordenou o projeto Visualizador de Roteamento Simbólico em 3D, o qual objetivou o desenvolvimento de um visualizador de roteamento simbólico para circuitos digitais, usando C++ e a biblioteca gráfica OpenGL, e atualmente coordena o projeto Roteador de Circuitos Digitais Integrados, o qual visa o desenvolvimento de um algoritmo de roteamento e a sua respectiva implementação.

  • Projetos Multiinstitucionais:

Profa. Ana participa do projeto NESS – Núcleo de Excelência em Engenharia de Software (PRONEX FAPERGS/CNPq), coordenado pelo Prof. Flávio Rech Wagner (UFRGS), o qual objetiva integrar métodos formais e semiformais no projeto e desenvolvimento de software embarcado de maneira consistente com padrões de desenvolvimento e certificação adotados pela indústria, incluindo pesquisadores da UFRGS, UFPel, UFSM e UNIPAMPA; O Prof. Bruno atua no projeto Implementação de técnicas para VoD (Video-on-Demand) em plataformas reconfiguráveis, o qual visa o estudo de diferentes técnicas para suporte ao serviço de vídeo sob demanda juntamente com a análise dos principais requisitos e impactos para sua implementação em arquiteturas reconfiguráveis, desenvolvido no âmbito do grupo HECo com a colaboração do Prof. Altamiro Amadeu Susin (UFRGS); O Prof. Leonardo colabora nos projetos Servidores Escaláveis para Aplicações WEB e Científicas (CNPq) e RSVP (FINEP), coordenados pelo Prof. Claudio Luis de Amorim (COPPE/UFRJ), envolvendo atividades de pesquisa executadas pela COPPE com a colaboração de pesquisadores da UERJ-RJ, IME-RJ, UFRRJ-RJ, UFES-ES e UNIPAMPA-RS; O Prof. Reginaldo atua no projeto Sischip – Concepção e Síntese de Sistemas em Chip (CNPq/FAPERGS), proposto pela UFRGS em colaboração com a UFSM, UFPel e a UNIPAMPA, na linha de desenvolvimento de ferramentas de síntese de circuitos integrados.

Além dos projetos de Pesquisa, cabe salientar os vários projetos de Extensão propostos pelo grupo no período de 2007 à 2010, bem como os projetos de Ensino concebidos para sistematizar as monitorias, palestras e participações de alunos em eventos científicos.

Atualmente os professores da área específica de computação realizam projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Extensão com a inserção de alunos de iniciação, a partir de iniciativas individuais dos docentes ou no contexto de três grupos certificados pela instituição e cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq: (i) Computação de Alta Eficiência – HECO – High Efficiency Computing; (ii) GREAT – GRupo de Engenharia da informação Aplicada e Tecnologias educacionais; e (iii) Grupo de Modelagem e Simulação Computacional.