Laboratórios | Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

Laboratórios

O curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura possui, além dos laboratórios dos componentes curriculares básicos (Física e Química) os seguintes laboratórios:

 

LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE DADOS GEOESPACIAIS

O Laboratório de Processamento de Dados Geoespaciais foi criado para dar suporte, em especial, aos componentes curriculares baseados em geotecnologias como Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, SIG e Cartografia Temática. A listagem dos equipamentos e dos softwares disponíveis podem ser verificados no arquivo das normas do laboratório.

 

LABORATÓRIO DE TOPOGRAFIA E GEODÉSIA

O Laboratório de Geodésia e Topografia fornece subsídio técnico e científico para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas específicas e profissionalizantes do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, tais como a topografia, geodésia, astronomia de campo, cartografia, parcelamento territorial, cadastro técnico multifinalitário, dentre outros. O LabGeoTop está equipado com estações totais, teodolitos eletrônicos e óptico-mecânicos, níveis, receptores GNSS, acessórios diversos (refletores tipo prisma, bastões, tripés e trenas) além de um computador (estação de trabalho) com softwares de processamento de dados topográficos e geodésicos, desenho técnico (CAD), sistemas de informações geográficas (SIG) e providenciando para breve um sistema GNSS RTK. O laboratório de geodésia e topografia também atende as demandas dos outros cursos do campus de Itaqui.