Ajuste presencial de matrículas (2018/01)

Prezados alunos,
Por favor, leiam atentamente até o final. 

Ajuste presencial de Matrícula

ajuste presencial de matrículas, a terceira e última fase do processo de inscrição em disciplinas da UNIPAMPA, para o semestre letivo 2018/1 ocorrerá nos dias 07, 08 e 09 de março de 2018, nos turnos da tarde e da noite.

Em primeiríssimo lugar… ENFATIZO QUE esta fase é destinada APENAS a quem não conseguiu matrículas em todas as disciplinas desejadas nas fases anteriores (matricula web e ajuste de matrícula via web). Ajuste não é confirmação de matrícula

Como nos semestres anteriores, haverá uma divisão por grupos para fazer o ajuste de matrículas. Dentro de cada grupo será respeitada a ordem de ranqueamento.  A separação em grupos é para garantir condições mais equânimes entre os alunos do Campus, uma vez que a disputa de vagas ocorre com todos os alunos do campus.

Anexo a este e-mail está a lista de alunos da Engenharia Civil, separada por horários, e com a ordem de atendimento em cada intervalo de tempo. Os grupos são gerados por faixas de ranking.

ajuste será na secretaria acadêmica.

Como normalmente é feito, será possível incluir instantaneamente a matrícula no SIE. As vagas que surgirem estarão ao dispor dos próximos a fazer o ajuste. Não há como fazer reserva de vagas. Ganha-se na agilidade da matrícula, pode-se perder em outros aspectos.

Como sempre, antes de fazer o ajuste propriamente dito, vocês deverão preencher o formulário em anexo (também disponível no site).

O horário para o ajuste é o momento em que o coordenador do curso vai lançar o pedido no SIE, a depender das vagas disponíveis. Neste momento podem, coordenador e aluno, alterar a solicitação, documentando-a, a depender de vagas em outras turmas. No entanto, o aluno já deve ter o seu pedido preenchido e assinado por um professor do curso.

Alerto aos discentes que porventura conseguiram matrícula em disciplinas sem os devidos pré-requisitos. Usem o ajuste de matrícula para acertar a matrícula de vocês, pois deverão ser desmatriculados posteriormente, em algum momento, nos casos citados. Foram feitos ajustes no cadastro das disciplinas, mas o SIE ainda pode ter alguma falha, seja de processamento, seja de cadastro. Isso não é motivo justificável para manter uma matrícula que não obedece as regras.

Da mesma forma vale o inverso, ou seja, quando o SIE não realiza uma matrícula a qual o aluno tem direito pelas regras, sem que o problema esteja na falta de vagas. É o caso de TCC I. Isso ocorre, devido que o cálculo do percentual cursado esta sendo feito considerando-se a totalidade da carga horária do Curso (3600h). As regras do Curso dizem que deve-se considerar apenas as disciplinas. A planilha publicada no site do curso calcula corretamente este percentual.

Abaixo, o arquivo com a data e o horário em que cada aluno poderá fazer o ajuste de sua matrícula.

Abaixo, também, o arquivo do formulário que deverá ser preenchido para o ajuste.

 

Procuração

ajuste de matrícula, como das outras vezes, pode ser feito por procuração. A procuração deve conter os dados do outorgante (aquele que concede poderes) e do outorgado (aquele que recebe poderes). Os dados são: nome completo, RG e número de matrícula (se for aluno da UNIPAMPA). A procuração deve conter as informações necessárias para o ajuste. Caso não conste, o procurador (ou outorgado) deverá saber quais as opções pode ou não pode assumir.

A procuração pode ser impressa, escrita de próprio punho (desde que legível), ou mesmo por e-mail (neste caso, só será aceito se o aluno enviar a procuração no corpo do e-mail –  ou seja, não por arquivo anexado -, enviando simultaneamente a procuração para o procurador e para mim em ederlimarangon@gmail.com). Para quem não lembra, simultaneamente quer dizer ao mesmo tempo, ou seja cópias enviadas para os dois endereços ao mesmo tempo!

Ranqueamento

Para o reajuste presencial os alunos são divididos em grupos, conforme ranqueamento  definido para toda a UNIPAMPA. Cada grupo tem um horário de atendimento.  Este procedimento é adotado para todos os cursos do Campus Alegrete.

O ranqueamento é calculado da seguinte forma:

ID = A –  0,5 R – 2,0 F,

em que:

ID =  Índice de desempenho

A =  número de componentes aprovados

R =  número de componentes reprovados por notas

F =  número de componentes reprovados por frequência

Esta fórmula já foi usada nas duas primeiras etapas da matrícula. Por isso o mesmo ranqueamento é usado no ajuste presencial.

Atenciosamente,

Prof. D.Sc. Ederli Marangon

Coordenador do Curso de Engenharia Civil
Engenharia Civil/UNIPAMPA
Campus Alegrete
Fone: (55) 3421-8400
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 Clique AQUI  para  obter o arquivo com a data e o horário em que cada aluno poderá fazer o ajuste de sua matrícula.
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Clique AQUI  para  obter o formulário que deverá ser preenchido para o ajuste.

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