Estrutura do curso

O curso de Especialização em Educação em Ciências compreende o desenvolvimento de 13 componentes curriculares, totalizando 390 horas, sendo que cada crédito corresponde a 15 horas-aula.

As disciplinas são todas obrigatórias, com carga-horária total de 30h, organizadas na modalidade presencial e não presencial.

Além disso, a estrutura curricular prevê a elaboração de um trabalho de conclusão de curso (artigo ou monografia) orientado por um dos docentes do curso e submetido à avaliação de uma banca examinadora.

O curso proposto encontra-se em consonância com a legislação educacional vigente, buscando atender às políticas relacionadas à formação de profissionais da educação, considerando a formação um processo permanente e inacabado que se constrói no coletivo. As interações a distância serão efetivadas via ambiente virtual (plataforma Moodle) em que o material didático também será disponibilizado. Além disso, poderão ser utilizados serviços da Internet: correio eletrônico, listas de discussão, fóruns de debate, chat, entre outras.

Vagas

São ofertadas 44 vagas.

Sistema de seleção para o ingresso

Os candidatos ao Curso de Especialização em Educação em Ciências serão selecionados por uma comissão de seleção nomeada pelo Coordenador do Curso. Os critérios de seleção dos alunos de Especialização serão os seguintes:

  1. Análise do currículo lattes entregue impresso;
  2. Pré-projeto de pesquisa (de acordo com as orientações do edital vinculada a uma linha de pesquisa)
  3. Entrevista.

Terão direito a matricula os candidatos inscritos que forem aprovados e classificados no processo de seleção, considerando o número de vagas ofertado.

O aluno que não realizar sua matrícula de acordo com o calendário da pós-graduação será desligado automaticamente do curso.

Conforme a normativa dos cursos Lato Sensu da UNIPAMPA, não será permitido o trancamento de matrícula no decorrer das disciplinas.

Sistema de controle de frequência

 A frequência mínima exigida às atividades acadêmicas é de 75% por componente curricular. O controle da frequência é realizado pelos docentes responsáveis pelas disciplinas do curso e registrado em diário de classe.

Avaliação do rendimento do aluno

A avaliação do rendimento do aluno em cada atividade curricular é feita pelos professores responsáveis, de acordo com as metodologias descritas em cada plano de ensino (estudos de caso, seminário, discussão de artigos, avaliações práticas, provas etc.) utilizando os seguintes conceitos e menções: A – Excelente; B – Satisfatório; C – Suficiente; D – Insuficiente; F – Infrequente.

As exigências mínimas de aproveitamento global para a conclusão de cada curso de pós-graduação lato sensu são: conceitos finais suficiente em todos os componentes curriculares e no trabalho de conclusão e no mínimo 75% de frequência em cada componente curricular.

Estudos de recuperação do insuficiente aproveitamento do aluno no processo de ensino-aprendizagem ocorrerão de forma contínua ao longo do desenvolvimento do curso de especialização. Caberá aos professores de cada componente estabelecer as estratégias para o processo de recuperação.

Formato de apresentação e avaliação do trabalho de conclusão

Consiste em uma monografia ou no mínimo um artigo científico produzido a partir de uma pesquisa, realizada individualmente sob a orientação de um dos docentes do curso. O trabalho deverá conter: a problemática estudada, fundamentação teórica, metodologia, análise de dados coletados, conclusões e bibliografia utilizada. O aluno iniciará seu trabalho de conclusão no decorrer do curso, devendo apresentar o projeto de pesquisa no Seminário Integrador I (30 horas) e apresentar a monografia ou artigo no Seminário Integrador II (30 horas) perante banca examinadora formada pelo orientador e mais dois docentes do curso ou externo.

O trabalho de conclusão deverá ser entregue em versão digital e impressa seguindo as orientações do Manual para Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos da SISBI/UNIPAMPA – conforme normas da ABNT.

A apresentação consistirá numa exposição verbal do artigo ou monografia no prazo máximo de 20 min a banca examinadora previamente contatada. A apresentação será pública e a banca arguirá o candidato após a exposição dispondo cada examinador de no máximo 10 min, sendo o orientador o último a arguir. A avaliação final será realizada logo após a arguição e será expresso pela média dos três avaliadores. Havendo alterações a serem feitas na monografia ou artigo por sugestão da banca o candidato terá o prazo de 15 dias para encaminhá-las. Uma cópia em CD-ROM será entregue na Biblioteca da UNIPAMPA.

Certificação

O certificado de especialista em Educação em Ciências será emitido pela Divisão de Documentação Acadêmica da UNIPAMPA aos alunos que obtiverem aproveitamento nos componentes curriculares do Curso e no Trabalho de Conclusão de Curso ou Monografia segundo os critérios de avaliação previamente estabelecidos, mediante parecer circunstanciado do Coordenador do Curso e da PROPG de que o Curso cumpriu todas as disposições acadêmicas e legais.