Início das atividades do Curso

Nos dias 19 e 20 de abril foi dado início ao Curso de Especialização em Educação Ambiental da Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão.

Para dar início as atividades do curso foi realizado o I Fórum de Educação Ambiental da Região de Fronteira. Nele estiveram presentes os alunos do Curso, além da comunidade em geral. Na sexta feira a noite, após cerimônia de abertura que contou com o Diretor do Campus e Coordenador Substituto da Especialização, Professor Dr. Maurício Aires Vieira, com a Coordenadora Acadêmica do Campus, Professora Dr.ª Carmen Regina Dorneles Nogueira e com a Coordenadora do Curso Professora Dr.ª Jane Schumacher, tivemos as falas de Carlos Sorrentino e de Hélio Ramirez, que trouxeram assuntos como A Bacia Binacional da Lagoa Mirim e Seus Aspectos Ambientais e a Biodiversidade da Bacia do Rio Jaguarão, respectivamente. Além disso, contamos com a apresentação do poeta local Martin César.

Já no sábado com a palestra Aspectos Educativos e Ambientais das ONGS, Cláudio Bittencourt trouxe as normatizações e regramentos necessários a se constituir uma ONG e seus aspectos educacionais que podem ser desenvolvidos. Na parte da tarde, Os Aspectos Ecológicos das Plantações de Eucalipto na Região do Bioma Pampa foi alvo da discussão trazida pelo Prof. Dr. Vicente Lopes. Contamos ainda com a participação da Prefeitura Municipal de Jaguarão que trouxe dados relativos ao município e algumas ações em desenvolvimento na temática ambiental.

No encerramento da atividade, os alunos foram avisados do próximo encontro da Especialização que será no dia 03 de maio.