Concepção do Curso | Curso de Bacharelado em Direito – Campus Santana do Livramento

Concepção do Curso

 

O Curso de Direito do campus Santana do Livramento da UNIPAMPA está situado em uma cidade fronteiriça, entre Brasil e Uruguai. Assim, o curso busca ampliar a formação dos seus discentes contemplando temáticas acerca da realidade onde o curso está inserido, sem, contudo, deixar de fornecer a formação básica de qualquer curso de Direito. Desta forma, este curso de Direito possui como diferencial uma grande ênfase de disciplinas de direito internacional no eixo de formação técnico-jurídica, formando profissionais e cidadãos vocacionados para questões de solução de controvérsias jurídicas, sejam em regiões de fronteiras ou em qualquer região do país.

Isto porque o curso confere ao graduando, sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania.

O Direito é uma das carreiras mais tradicionais entre as graduações, está entre os cursos mais procurados e tem um mercado sempre aberto, tanto na área pública quanto privada. Este Curso, devido a sua ênfase internacional, vem suprir uma lacuna profissional, hoje disputadíssima no mercado de trabalho, um operador do Direito com formação básica em direito nacional e internacional ao mesmo tempo. O que vem assegurar um perfil que há muito é exigido diante do avanço das relações internacionais, somente suprida parcialmente pelas universidades estrangeiras.