Eventos, cursos e exames | Curso de Licenciatura em Letras – Linguas Adicionais: Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Eventos, cursos e exames

Sala do Silêncio

Núcleo de Línguas Adicionais – cursos 2024/1

Link para inscrição: https://forms.gle/KmGuWH2XnjtVH3xS8

Site do Núcleo: https://sites.google.com/unipampa.edu.br/nucleodelinguas

Evento:

OFERTA COLETIVA GRATUITA DE CURSOS DE IDIOMAS PELA REDE ANDIFES ISF 

A Rede Andifes IsF está promovendo uma oferta coletiva de cursos de idiomas – alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e português para estrangeiros – para toda a comunidade (discentes, docentes e técnico-administrativos) da Unipampa, bem como para toda a comunidade das instituições credenciadas à Rede IsF.

São 2875 vagas distribuídas em diferentes cursos de 6 idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês. Cada turma terá 25 vagas e 20 em lista de espera. É necessário apresentar comprovante de vínculo com a instituição, assim como comprovante de proficiência para cursos que não sejam do nível iniciante (conferir edital).

Os cursos são gratuitos e ofertados de forma colaborativa pelos especialistas de idiomas credenciados na Rede Andifes IsF. A Rede IsF segue sendo a primeira a ofertar cursos de idiomas de forma aberta, gratuita e com a qualidade que o IsF sempre imprimiu em seus cursos. As aulas serão realizadas totalmente on-line, de forma síncrona, e podem durar de 1 mês (cursos de 16h) a 2 meses (32h) em dois encontros semanais de 2 horas cada um ou em um único encontro de 4 horas (com intervalo). Os horários indicados são horários de Brasília. Só é permitida a inscrição em um único idioma por CPF.

Todos os detalhes sobre os temas dos cursos, horários, elegibilidade estão descritos no edital disponível na página da Andifes: https://www.andifes.org.br/institucional/redeisf/.

As inscrições se iniciam no dia 18 de março (12h, horário de Brasília) e terminam dia 28 de março de 2024 (12h, horário de Brasília). 

Leia o edital e prepare seus documentos com antecedência para garantir sua vaga! 

Para entender melhor a oferta coletiva, assista ao vídeo, que pode ser acessado por meio do link a seguir: https://youtu.be/urWnd71S0sE

Diretório Acadêmico convida:

O DALLAS está organizando uma acolhida do curso, para os ingressantes do 2024/1, no dia 19/03terça-feira, das 15:45 até às 17h, na sala 4204. O objetivo do encontro é apresentar o curso (PPC, projetos, etc) para os ingressantes e fazer uma integração entre ingressos e egressos.

Oportunidade de cursos de línguas

A Rede Andifes IsF está lançando uma oferta coletiva de cursos on-line gratuitos dos idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês. Você, como parte da comunidade desta instituição tem direito a se inscrever em um curso!

Caso seja de seu interesse, acesse o edital na página da Andifes:

https://www.andifes.org.br/institucional/redeisf/

para saber mais informações sobre os critérios de proficiência para os cursos (para iniciante não é necessário comprovante) e quais documentos precisará anexar.

As inscrições se iniciam no dia 18 de março (12h, horário de Brasília) e terminam dia 28 de março de 2024 (12h, horário de Brasília). As inscrições poderão ser realizadas somente com um e-mail GMAIL para que se possa anexar os documentos.

Preste atenção aos documentos e já os deixe preparados para facilitar sua inscrição. 

Aproveite esta oportunidade! São cursos de curta duração: 16h (1 mês) ou 32h (2 meses). O início das aulas será na semana do dia 15 a 20 de abril de 2024 (a depender do dia da semana em que o curso aconteça) e o término para os cursos de 16h será na semana de 06 a 11 de maio de 2024 e os de 32h na semana de 03 a 08 de junho de 2024. Inscreva-se somente se puder cumprir com esta agenda.

Para entender melhor a oferta coletiva, assista ao vídeo, que pode ser acessado por meio do link a seguir: https://youtu.be/urWnd71S0sE

Atividades de início do semestre:

Oficina

O professor Dinar estará promovendo hoje uma oficina de formação e orientação para aqueles que vão atuar no Núcleo de Línguas em 2024 (discentes do currículo antigo que estão matriculados em Estágio de Inglês e de Espanhol II, e discentes que pretendem atuar como voluntários no Núcleo de Línguas) e para os demais interessados no assunto.
Quando? Hoje, 13 de março, às 14 horas
Onde? Auditório do campus
Vem aí o 1º Festival da Cultura Surda (FECULT) na UNIPAMPA!     
O Programa de Extensão Tertúlias Pedagógicas Inclusivas do Pampa têm a alegria de convidar os docentes, técnicos e estudantes do CURSO DE LETRAS – LÍNGUAS ADICIONAIS para o 1º Festival da Cultura Surda (FECULT) na UNIPAMPA.
A atividade cultural e de extensão, que acontecerá presencialmente no dia 8 de novembro de 2023, no câmpus Bagé, consiste na promoção de um espaço formativo para a realização de ações socioculturais para a comunidade Surda do Pampa e comunidade em geral.
O evento é aberto, público e gratuito, e conta com a participação de pessoas surdas, ouvintes, integrantes da comunidade Surda ou acadêmica, além de toda pessoa que tenha interesse em conhecer mais sobre a comunidade Surda, bem como a sua língua e Cultura.
Com uma programação ampla e diversa, o evento está́ com inscrições abertas e totalmente gratuitas, que podem ser realizadas através do link: https://forms.gle/uwiLRyKdvuFZxpyWA

Feira das Profissões

Cursos do IsF com inscrições abertas:

Para toda comunidade acadêmica!

Cursos online, 4 horas semanais, sendo 2 horas síncronas e 2 horas assíncronas.

Inscrições pelo link: https://forms.gle/z6YpH6qJz7uKtyDj9

Atividades de inglês (ETA-IsF) 2023/2:

Núcleo de Línguas Adicionais – inscrições 2023/2:

Acolhida discente 2023/2:

Apresentações de TCC I: 

27/06/2023

Sala 31/01, PRESENCIALMENTE, das 9 às 12:30.

Confira a programação completa na página do Instagram: https://www.instagram.com/linguas_adicionais/

 

 

 

Inscrições | Jornada de Reflexões Sobre Ensino de Línguas

Estão disponíveis as inscrições para as OFICINAS PEDAGÓGICAS da V Jornada!

Cada participante pode escolher uma das oficinas, que acontecem dia 19 de novembro, às 19h.

Acesse o site, conheça as outras atividades do evento e inscreva-se também como ouvinte.

https://eventos.unipampa.edu.br/jornadadereflexoes/inscricoes/

 

O Curso de Letras Línguas Adicionais da UNIPAMPA Campus Bagé tem o prazer em convidá-los a participar da oficina inédita “Jogos e Performances Teatrais”, criada e ministrada por Larissa Sanguiné, coordenadora pedagógica da Casa de Teatro de Porto Alegre. A oficina foi pensada para a realidade remota e aborda formas que os professores podem desenvolver a sensibilidade e criatividade mesmo em ambiente virtual. Os objetivos da oficina são exercitar técnicas da atuação e interpretação cênica; exercitar de corporeidade a fim de provocar estados de jogos para a criação de material físico e cênico para as invenções; e desenvolver a percepção do espaço e a relação de possibilidades para a criação. Todos os encontros serão virtuais através da plataforma Google Meet.

Discentes, docentes e TAEs podem se inscrever. Mas as vagas são limitadas, então os candidatos devem se inscrever e haverá seleção para participação.
PRÉ-INSCRIÇÃO: https://bit.ly/LarissaSanguine

Ministrante: Larissa Sanguiné (Coordenadora Pedagógica da Casa de Teatro de Porto Alegre)
Carga horária total: 16 horas (4 encontros)
Quando: nos dias 26 e 27 de novembro e 03 e 04 de dezembro (sextas-feiras à noite e aos sábados de tarde)
Modalidade: Remota através da plataforma Google Meet
Vagas: 20 (haverá seleção entre as inscrições por conta do limite de vagas)

———————————————————————————————————-
———————————————————————————————————

 

 

CURSOS REDE ANDIFES/ISF

———————————————————————————————————-
———————————————————————————————————

———————————————————————————————————-
———————————————————————————————————-

 

DICAS PARA OS ALUNOS

O que fazer durante a suspensão das atividades presenciais?

Dica nº 30

Que tal ouvir uma palestra com a temática “brasileiros no exterior”?

Convidado: André Lopes (Innovation Technologist  – HP Inc. – EUA)
Data: 29/05/2020
Hora: 19:00
Obs: Será fornecido certificado de participação aos alunos.

 

Dica nº 29

Que tal participar de uma roda de conversa?

Diálogos Interculturais: Perspectivas Globais dos Internacionalistas da Unipampa e a Pandemia

Essa roda de conversa será com os internacionalistas da Unipampa do curso de Relações Internacionais no campus Santana do Livramento:

Profa. Dra. Anna Carletti – China
Prof. Dr. Flávio Lira Nascimento – Brasil/Alemanha
Profa. Dra. Kamilla Raquel Rizzi – África
Prof. Dr. Renatho Costa – Oriente Médio
Dia 04 de junho, às 14h30min, no Google Meet.
As inscrições podem ser feitas até dia 02 de junho pelo link:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScdn7O38Dbg-5A56uQB142DR3Mq5Gj4EFIQ2-FHN60e6sOsPw/viewform

 

Dica nº 28

Que tal participar de uma roda de conversa?

Apresentação seguida de roda de conversa com o professor Pedro Acosta, a falar sobre sua pesquisa de doutorado acerca dos nexos entre música, raça e poesia e o legado do protagonismo negro em Porto Alegre junto ao coletivo “Sarau Sopapo Poético”.

Haverá lista de presença e a participação poderá contar como ACG.
Quarta-feira, 27/05/2020, às 18h30min, através do link: https://meet.google.com/wtm-kjim-qxk

Dica nº 27

Que tal participar de uma roda de conversa?

COVID-19: Testes rápidos e de biologia molecular. O que você precisa saber.“, com a presença do Prof. Dr. Michel Mansur, do campus Uruguaiana da Unipampa.
Quarta-feira, 27/05/2020, às 10h, através do link https://meet.google.com/zsx-sxmf-ndh

Dica nº 26

Que tal participar de um evento online?

IX Café com Ciência: O Ensino de Ciências para outros cenários educacionais  

De 02 de junho a 02 de julho, por meio da plataforma Google Meet.
Informações sobre inscrição e submissão de trabalhos em: https://cafecomciencia2020.weebly.com/

 

Dica nº 25

Que tal participar de uma roda de conversa?

Nesta roda de conversa, os professores do curso de Relações Internacionais da Unipampa, Kamilla Raquel Rizzi e Rafael Balardim, recebem o professor Hernán Olmedo González, da Facultad Ciencias Sociales da Universidad de la República, Uruguai; enquanto a professora  do curso de Administração da Unipampa, Andressa Henning Silva, recebe o professor Leonel Paes Furtado, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidad Tecnológica del Uruguay. Eles apresentam e discutem a cooperação entre as universidades e refletem sobre cooperação durante e pós pandemia do Covid-19.

Dia 28 de maio, às 14h30min, no Google Meet.

As inscrições podem ser feitas até dia 26 de maio através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezqSl7xz-ggSzYjpJBx_w6Muge95ZmUsysaP-M4MRaXnm1YQ/viewform

Dica nº 24

Que tal participar de uma roda de conversa?

“Como lidar com as frustrações e as perdas durante a quarentena”, com a presença da psicóloga clínica Caren Oliveira.
Quarta-feira, 20/05/2020, às 10h, no link https://meet.google.com/kdv-frza-bgx

Dica nº 23

Que tal participar de uma roda de conversa com os intercambistas da universidade?

Dia 19 de maio, às 14h30min, no Google Meet.
Inscrições até 17 de maio através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSep3WovYXVxZJwMLjLmvMwYRxTo4WgZUnoQxybLRkAx62Ti2g/viewform

Dica nº 22

Que tal participar de uma roda de conversa sobre música?

Quarta-feira, dia 13/05/2020, às 15 horas, no link: https://meet.google.com/qva-inip-wfi

Apresentação seguida de roda de conversa com o professor Rafael Silva (UNIPAMPA), a falar sobre sua pesquisa de doutorado acerca dos conservatórios de Música de Bagé na Primeira República.

Dica nº 21

Que tal ouvir uma palestra sobre atividade física?

Quarta-feira, dia 13/05/2020, às 10 horas, no link: https://meet.google.com/afm-zcvb-rej

Dica nº 20

Que tal participar de uma live sobre História e Música?

LIVE ESPECIAL sobre História & Música: aprendizagens e habilidades cognitivas.

 Quinta-feira (07/05/2020), às 18hs, no perfil do professor Jônatas (@jonatascaratti) no Instagram: http://www.instagran.com/jonatascaratti/.

O convite é para todos e todas, mas especialmente para professores e estudantes de Licenciaturas.

Dica nº 19

Que tal aprender mais sobre psicologia e educação?

 Acesso pelo link do Google Meet: meet.google.com/xfe-yjvr-fgf

Dica nº 18

Que tal fazer um curso de escrita?

Divulgamos o curso Reflexão sobre Escrita Acadêmica: Lendo para Publicar. 

São 25 vagas para iniciantes em escrita acadêmica. Os encontros são síncronos nos dias 13, 20 e 27 de maio, 14h30, no Google Meet. Todos interessados devem usar seu e-mail institucional.

As inscrições até dia 10/05 são pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd-0t0N4BQ3MFLR2JSxz69ZVeCP18Fr2A6PReT0ktn1wRDGmg/viewform

Dica nº 17

Que tal participar de uma roda de conversa envolvendo educação e música?

Dica nº 16

Que tal interagir com as crianças e ainda estudar inglês?

Acesse os sites abaixo, sugeridos pela Profa. Kátia Morais, para as famílias que têm seus filhos em casa.

1) https://www.cambridgeenglish.org/learning-english/parents-and-children/activities-for-children/ Um exemplo é o teste interativo abaixo: https://assets.cambridgeenglish.org/activities-for-children/s-rw-01-what-is-it/story_html5.html?lms=1

2) https://www.britishcouncil.org.br/en/stay-home/kids Um exemplo é a estória abaixo: https://learnenglishkids.britishcouncil.org/short-stories/abc-zoo

Dica nº 15

Que tal assistir a uma live sobre literatura?

Acesse o vídeo do Café com Ideias, hoje (24/04), às 15h, ao vivo no Youtube, com professores da UNIPAMPA: https://www.youtube.com/watch?v=aUQpqG3_sW4

Dica nº 14

Que tal ler alguns essays?

What is an essay? The term “essay” comes from the French essayer, that means “to try”. It is supposed to be a well thought-out attempt to get to or investigate some truth, while the author looks at and reflects on how ideas and craft create meaning. Always an attempt. Leslie Jamison writes, “An essay lives in its details, and argues through them” (JAMISON, 2017, p. xxiv). She continues, “The essay resists the easy binaries we might draw between interior and exterior, self-indulgence and curiosity, beauty and ethics, aesthetics and politics. It implicates itself in what it critiques. It makes wild moves but holds itself accountable to truth–and always, also, to spell casting and enchantment” (JAMISON, 2017, p. xxv). ATWAN, R.; JAMISON, L. The Best American Essays 2017. Houghton MIfflin Harcourt, 2017.

Five Sites to Read Essays Online and Some Suggestions:

1) The New Yorker –  we can read (or listen to) up to 5 essays per month without subscription: https://www.newyorker.com/magazine. Suggestion from The New Yorker: “Embracing the chaotic side of zoom” by Naomi Fry (https://www.newyorker.com/magazine/2020/04/27/embracing-the-chaotic-side-of-zoom)

2) “The top 10 essays since 150” by Robert Atwan: https://www.publishersweekly.com/pw/by-topic/industry-news/tip-sheet/article/54337-the-top-10-essays-since-1950.html. Suggestion from the top 10: “Notes on ‘Camp'” by Susan Sontag (http://bitsmag.com.br/Sontag_Susan_1964_Notes_on_Camp.pdf)

3) 150 Great Articles and Essays: https://tetw.org/Greats. Suggestions from the 150 Great Essays: “The Female Body” by Margaret Atwood (https://web.stanford.edu/~jonahw/AOE-SM10/Readings/Atwood-FemaleBody.pdf); “Native American Lives are Tragic, But Probably Not in the Way You Think” by Terese Mailhot (https://www.motherjones.com/media/2018/11/native-american-story-tragic-terese-mailhot-tommy-orange-poverty-porn/).

4) Harper´s Magazinehttps://harpers.org/archive/2020/05/. Suggestion from Harper’s Magazine is one of Leslie Jamison’s essay “The Devil´s Bait: Symptoms, signs, and the riddle of Morgellons” (https://harpers.org/archive/2013/09/the-devils-bait/).

5) Gutenberg Project: http://gutenberg.net.au/.  Virginia Woolf’s Essays: A pioneer in writing essays: a) A Room of One’s Own – http://gutenberg.net.au/ebooks02/0200791h.html; b) Three Guineas – http://gutenberg.net.au/ebooks02/0200931h.html; c) The Common Reader – http://gutenberg.net.au/ebooks03/0300031h.html; d) The Common Reader II – http://gutenberg.net.au/ebooks03/0301251h.html.

Dica nº 13

Que tal aproveitar os vídeos do Núcleo de Línguas Adicionais?

O projeto de extensão Núcleo de Línguas Adicionais da UNIPAMPA convida você, aluno de Letras – Línguas Adicionais, para acompanhar os vídeos semanais e partilhar sua experiência de aprendizagem de inglês e/ou de espanhol! Participe e deixe seu comentário!

Responsável: Profa. Sara Mota (saramota@unipampa.edu.br)

Dica nº 12

Que tal saber mais sobre a história da educação?

Acesse o repositório digital Tatu: http://sistemas.bage.unipampa.edu.br/tatu/ e explore o acervo acessível online. São livros, cartilhas, revistas e fotos relacionadas à história da educação.

Contato:  repositorio.tatu@bage.unipampa.edu.br

Dica nº 11

Que tal ler ou escrever para o Jornal Universitário?

Jornal Universitário do Pampa – JUNIPAMPA: espaço para ler e ser autor@ de textos literários e sobre temas variados. Acesse junipampa.info e colabore pelo e-mail junipampa@gmail.com!

Responsável: Profa. Clara Dornelles (claradornelles@unipampa.edu.br).

Dica nº 10

Que tal participar da Acolhida aos Discentes?

Dica nº 9

Que tal explorar a biblioteca digital da UNIPAMPA e ler os e-books disponíveis?

Link para a biblioteca digital: https://pergamum.unipampa.edu.br/biblioteca/index.php

Instruções de uso: https://unipampa.edu.br/portal/unipampa-lanca-biblioteca-digital

Dica nº 8

Que tal participar dos diálogos digitais?

Dica nº 7

Que tal ler o Manual do Aluno do curso?

Redigido pela estudante-bolsista Anndreza Martins Laurindo e pela professora-orientadora Simone Assumpção, para auxiliar os ingressantes:

Manual do Aluno

Dica nº 6

Que tal fazer um passeio virtual por museus e casas de espetáculo?

Segue link para várias possibilidades –  especialmente na Latinoamérica! https://www.canva.com/es_mx/aprende/conoce-virtualmente-36-museos-y-lugares-increibles/

Dica nº 5

Que tal participar de um Webinário?

 

Dica nº 4

Que tal ler um bom livro?

Veja as sugestões de leitura que os professores do curso selecionaram.

Sugestões da professora Fabiane Lazzaris: 

  • As brumas de Avalon (1979), de Marion Zimmer Bradley. Explora o universo arquetípico das bruxas e cavaleiros através da releitura dos episódios da lenda do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda. A obra se propõe a recuperar o mito arturiano sob uma perspectiva feminina, explora fatos históricos preenchendo as lacunas ignoradas e especula sobre o papel das mulheres na formação da Bretanha. A obra é dividida em 4 tomos: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore. Há ainda outras obras da autora relacionadas ao tema formando assim O Ciclo de Avalon.
  • A hora das bruxas (1990), de Anne Rice. Anne Rice, mais conhecida pelas “Crônicas Vampirescas”, nos apresenta em “A Hora das Bruxas” uma narrativa repleta de suspense, magia e pactos macabros.  Os dois volumes de “A Hora das Bruxas” contam a saga das mulheres da família Mayfair, que se estende por mais de 400 anos passando por São Francisco, Haiti, França e os casarões vitorianos de Nova Orleans. A história se inicia em 1660, quando Suzanne Mayfair invoca uma entidade chamada Lasher e ele se torna uma espécie de maldição acompanhando suas herdeiras durante séculos.
  • Harry Potter, de J. K. Rowling. É impossível que você ainda não tenha ouvido falar do bruxo mais querido da atualidade, mas se você ainda não leu a coleção de 7 livros que compõem a saga de Harry Potter de J. K. Rowling, esta pode ser a oportunidade. Além de apresentar uma narrativa envolvente, a história é uma obra prima da jornada do herói, um romance de formação que apresenta estágios de iniciação e arquétipos indispensáveis para a estruturação da psique infanto juvenil.
  • Mulher do viajante no tempo (2003), de Audrey Nieffnegger. Uma história de amor sob o domínio da tirania do tempo. Esse é o tema do romance “A Mulher do Viajante no Tempo” de Audrey Nieffnegger. Uma das coisas mais interessante nesse romance é a forma como a autora escolheu apresentar e caracterizar as personagens. A história de Clare e Henry nos é apresentada através de duas vozes, numa espécie de diário, demonstrando duas perspectivas diferentes sobre a mesma situação. Henry é um viajante no tempo que nunca sabe quando viajará ou para onde. Clare, por sua vez, é aquela que fica, sempre a espera do seu regresso anunciado.
  • O que Alice esquece ou As lembranças de Alice (2009), de Liane Moriarty. “O que Alice Esqueceu” ou “As Lembranças de Alice”, da escritora australiana Liane Moriarty (a autora também escreveu Big Little Lies que inspirou a série homônima da HBO), faz a gente rir e chorar ao mesmo tempo. Liane Moriarty trata o universo feminino com a mesma maestria de Jane Austen e consegue transmitir o universo interno das personagens de uma forma contundente e comovente ao mesmo tempo. O romance conta a história de Alice, uma mulher que tinha certeza que era feliz: aos 29 anos, casada com Nick, aguardando o nascimento do primeiro filho, tudo ia bem até que…ela acorda no chão da academia… dez anos depois!
  • Sejamos todos feministas (2015), de Chimamanda Ngozi Adichie. “Sejamos todos feministas” da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie se tornou uma das principais portas de entrada para entender o feminismo e se reconhecer feminista. Nesta obra, uma adaptação do seu discurso proferido no TEDx Euston, a autora reflete sobre a condição das mulheres e as expectativas impostas pela sociedade patriarcal e questiona os estereótipos de gênero para mulheres e homens.

Sugestões da professora Kátia Morais: 

Short Stories are known for their brevity. They often begin “close to or at the height of action and develop a limited number of characters” (KIRSZNER & MANDELL, 2017, 74). They focus on a single event and the authors pay close attention to character development as they react to the unfolding event as well as to setting description as it marks the moment of intense experience for the characters. Kátia Morais loves to read short stories and recommends them for understanding how life unfolds in different cultural perspectives and learning English (building complex syntax and vocabulary).

Assorted Selection of 10 Short Stories Online by Kátia Morais: 

Places to read short stories online:

Sugestões da professora Simone Assumpção:

  • Jane Eyre,  de Charlotte Brontë. Romance do século XIX , originalmente escrito em inglês, mas vale a pena ler em qualquer língua. A história tem algumas reviravoltas e um final surpreendente.
  • A volta ao mundo em 80 dias, de Jules Verne. Originalmente escrito em francês, a tradução em inglês é de fácil leitura, mas também vale a pena ler em qualquer outra língua. Uma história de aventura, leve e agradável de ler.
  • Marley & eu (Marley & me), de John Grogan. Uma história real, engraçada e tocante de uma família e seu cão. A leitura é fácil e leve em qualquer língua.
  • Crônicas saxônicas (The Last Kingdom series), de Bernard Cornwell. Uma série de 12 livros que contam a história de um personagem fictício tendo como pano de fundo a história da formação da Inglaterra.
  • As consolações da filosofia (The consolations of philosophy), de Alain de Botton. Nesse livro, o professor de filosofia Alain de Botton apresenta um consolo para seis males da vida (impopularidade, falta de dinheiro, frustração, inadequação, coração partido e dificuldades) sob a ótica de seis filósofos diferentes.

Sugestões da professora Cristina Cardoso:

Sugestões das professoras Vera Medeiros e Zila Rego (Letras – Português):

  • Filé de borboleta. O Don Juan de Bagé, de Luiz Coronel. Reúne narrativas leves, marcadas por humor e linguagem acessível, com temas relacionados a tipos e costumes ambientados na cidade de Bagé e no seu entorno.
  • Causos à beira do galpão, de Severino Rudes Moreira. Reúne causos da campanha gaúcha, com a linguagem peculiar da região e muito humor.
  • Contos de vista, de Elisa Lucinda. Reúne narrativas sobre o universo feminino, destacando o preconceito e as múltiplas formas de violência a que as mulheres estão sujeitas, bem como dando lugar às peculiaridades da subjetividade feminina.
  • Uma duas, de Eliane Brum. Recomenda-se a leitura pelo tema do romance – a relação entre uma mulher e sua mãe – e pela forma de construção da narrativa, que alterna presente e passado, levando o leitor a compreender aos poucos uma trajetória familiar inusitada e complexa.
  • Robinson Crusoe, de Daniel Defoe. Trata-se de um texto qualificado, que trata das vicissitudes humanas e da sua superação através da autodisciplina, da perseverança e da aplicação das capacidades na resolução de problemas.
  • As aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain. Este livro revela um modo e estilo de vida no final do século XIX, no meio norte-americano, através de uma perspectiva memorialista que homenageia a infância. Texto leve e divertido. Pode ser lido por crianças maiores, adolescentes e adultos.
  • A relíquia, de Eça de Queirós. A obra trata com humor e sarcasmo as memórias de um jovem português, envolvido em trapaças para manter as aparências e as benesses de uma velha tia frente à conservadora  Portugal do séc. XIX. É uma leitura, ao mesmo tempo, que diverte e faz pensar sobre as hipocrisias da sociedade burguesa.
  • É tarde para saber, de Josué Guimarães. O texto é ambientado no Brasil dos anos 80 e traz uma história de amor proibido entre dois jovens, mergulhados em contexto sociais bem diferentes. É leitura que agrada jovens e iniciados leitores.
  • O chafariz dos turcos, de Sérgio Faraco. Trata-se de uma reunião de crônicas do autor gaúcho que aborda os mais diferentes aspectos da vida humana, da antiguidade até o mundo contemporâneo.
  • Toda poesia, de Paulo Leminski. Coletânea de poemas de um dos maiores representantes da chamada “Geração Mimeógrafo”. Com humor, coloquialidade e muita criatividade os poemas são belos e vigorosos, além de nos oferecerem um olhar, ao mesmo tempo, agudo e divertido sobre a existência.

Dica nº 3

Que tal aprimorar suas habilidades de escrita?

Participe dos encontros “Reflexões sobre Escrita Acadêmica: lendo para publicar”, todas as quartas-feiras do mês de Abril, às 15h.

Inscreva-se no formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfWkAdOc7tjchaXgqWwYSHhMwk48DrXX22YcTM32HQoZeBdjw/viewform e acesse os encontros no link https://www.canva.com/design/DAD4NniEl3o/9DgCaFh-5Ghw_7CLeaKeEQ/view?utm_content=DAD4NniEl3o&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=publishsharelink (acesso somente com o e-mail institucional).

Dica nº 2

Que tal se juntar ao “Grupo de Estudos Feministas”?

Siga o perfil do grupo no Instagram: https://instagram.com/ge.fem?igshid=16gd34bs122lm e aproveite para participar da primeira webconferência sobre “a importância da igualdade de direitos para todos os gêneros em tempos de quarentena” no dia 14/04/20 às 19h30.

Contato: fabianelazzaris@unipampa.edu.br

Dica nº 1

Que tal aprimorar seu Espanhol?

Aproveite! Inscreva-se no canal para receber as notificações.

Aproveite também para participar do grupo de conversação:

———————————————————————————————————-———————————————————————————————————-

 

———————————————————————————————————-———————————————————————————————————-

———————————————————————————————————-
———————————————————————————————————-

———————————————————————————————————-

———————————————————————————————————-
I MOSTRA LITERÁRIA
04/12/19, das 10h às 21h.

Oportunidade para todos os apreciadores da leitura literária conhecerem ou retomarem obras, escritoras e escritores de diferentes culturas.

Exposição de trabalhos realizados por acadêmicos dos cursos de Letras do campus.
Horário: 10h às 21h.
Local: Saguão dos Blocos 3 e 4; Sala 4205.
Roda de conversa com a comunidade acadêmica: a útil inutilidade da literatura: por que lemos, estudamos e ensinamos literatura? 
Horário: 19h30min. – 21h.
Local: Sala 4205.

———————————————————————————————————-———————————————————————————————————-

———————————————————————————————————-
———————————————————————————————————-

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unipampa está iniciando a aplicação do Instrumento Autoavaliativo Institucional de 2019. Está sendo encaminhado pela DTIC, para os e-mails institucionais, um link para acesso ao instrumento, que poderá ser respondido até o dia 06 de dezembro.

A participação de cada um é importante para que possamos identificar as potencialidades e as fragilidades em nossa instituição. Essa participação dos discentes também propiciará que a CPA forneça aos cursos, que tiverem significativa participação, dados específicos para auxiliar seus processos autoavaliativos.

—————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

—————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

—————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

—————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

Link para inscrição (até o dia 25/11/19).

 

—————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

—————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

BRAMEX 202O – Programa de mobilidade internacional
A UNIPAMPA lança o edital nº 418/2019 para mobilidade acadêmica internacional no âmbito do Programa Brasil-México, gerenciado pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.
O programa tem como principais objetivos fortalecer a internacionalização da atividade acadêmica, criar frentes de colaboração e reciprocidade, com o objetivo de abrir a Universidade para o mundo, buscando como resultado aproximar as pessoas da ciência, fortalecer o intercâmbio bilateral e propiciar aos estudantes indicados a oportunidade de acesso às culturas estrangeiras bem como contrastar com a experiência própria, adquirir uma visão mais rica e universalista da realidade e de promover uma maior integração entre Brasil e México.
Prazo de inscrições de  16/10/2019 a 31/10/2019 através do Sistema GURI.
———————————————————————————————————-
———————————————————————————————————-
BRACOL 202O – Programa de mobilidade internacional
A UNIPAMPA lança o edital nº 417/2019 para mobilidade acadêmica internacional no âmbito do Programa Brasil-Colômbia , gerenciado pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.
O programa tem como principais objetivos fortalecer a internacionalização da atividade acadêmica, criar frentes de colaboração e reciprocidade, com o objetivo de abrir a Universidade para o mundo, buscando como resultado aproximar as pessoas da ciência, fortalecer o intercâmbio bilateral e propiciar aos estudantes indicados a oportunidade de acesso às culturas estrangeiras bem como contrastar com a experiência própria, adquirir uma visão mais rica e universalista da realidade e de promover uma maior integração entre Brasil e Colômbia.
Prazo de inscrições de  16/10/2019 a 31/10/2019 através do Sistema GURI.
———————————————————————————————————-
———————————————————————————————————-

Certificação Oficial de espanhol como língua estrangeira

No próximo dia 14 de novembroquinta-feira, será aplicado pelo décimo quinto ano consecutivo o exame CELU (Certificado de Español: Lengua y Uso) em sedes distribuídas na Argentina, Brasil, Ásia e Europa. A inscrição pode ser feita através do site www.celu.edu.ar até o dia 25 de outubro de 2019.

CELU é o único exame reconhecido oficialmente pelo Ministério de Educação e pelo Ministério de Relações Exteriores da República Argentina. Concede um certificado de proficiência que comprova o uso do idioma espanhol como segunda língua. São certificados dois níveis, o Intermediário e o Avançado, que comprovam, em distintos graus, a capacidade linguística do falante estrangeiro para atuar em situações de trabalho ou acadêmicas em qualquer país hispano-falante. É um certificado com validade internacional, sem data de expiração. No rodapé do certificado estão incluídas as correlações de nível com as escalas do Quadro Comum Europeu de Referência e do American Council on the Teaching of Foreign Languages.

Este certificado conta com quatorze anos de trajetória em avaliação, comprovação e certificação do espanhol como segunda língua. Desde 2013, a Unipampa (campus Bagé) é sede aplicadora do CELU.

Para mais informação: www.celu.edu.ar / infocelu@cin.edu.ar

Sede Bagé: Universidade Federal do Pampa – celu@unipampa.edu.br

(Responsável acadêmica: Prof.ª Dr.ª Sara Mota)

—————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

—————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–

O 11° SIEPE VEM AÍ!

Marque na agenda, de 22 a 24 de outubro de 2019, acontece na Fronteira da Paz, entre Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai), a 11ª edição do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE).

Serão 3 dias de atividades intensas com apresentações de trabalhos orais e pôsteres, oficinas, palestras e muito mais.

Mas atenção! Já estão abertas as inscrições de participantes e avaliadores para o evento e os prazos para submissão de trabalhos!

Inscrições no evento: De 09/09 até 14/10

Submissão de trabalhos:  De 09/09 até às 17h de 27/09

Para fazer sua inscrição e saber mais sobre o SIEPE, acesse o site: eventos.unipampa.edu.br/siepe

————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–

————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–

————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–

————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–
A Universidad Tecnologica (UTEC), IES pública uruguaia, com a qual a UNIPAMPA estabeleceu protocolo de intenções e vem estreitando vínculos para a cooperação internacional, divulga o evento IDEATÓN 2019
 
O evento é direcionado à comunidade acadêmica e busca promover a criatividade e a inovação nos jovens para a geração de soluções para problemas reais de mobilidade. Será desenvolvido na UTEC da cidade de Rivera, nos dias 28 e 29 de agosto.
Basta registrar-se em:bit.ly/ideatonrivera

————————————————————————————————————–

————————————————————————————————————–

Rádio Uni é um projeto de extensão que envolve um trabalho integrado e interdisciplinar com a comunidade acadêmica e externa. A rádio funciona na modalidade de web rádio, acessada pelo link da rádio no site do campus Bagé. Atualmente a Rádio é operada pelos bolsistas do Programa de Educação Tutorial PET-LETRAS, do campus Bagé.

Contato direto com os bolsistas PET-Letras na sala 4209;
Facebook (usuário): @radiouni.campusbage
————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–

————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–

II Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: Controvérsias Contemporâneas

Estão abertas as inscrições, de 02/07/19 a 05/08/19, para o II Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: Controvérsias Contemporâneas, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

São 21 simpósios que contemplam as seguintes áreas do conhecimento: Literatura, Linguística, Educação, Sociologia, Artes, Música, Direito, Filosofia e Antropologia.

O Evento será realizado nos dias 09, 10 e 11 de outubro na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.

Maiores informações pelo site: http://bit.do/congresso-humanidades ou www.unioeste.br/eventos/cihfcc

————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–

————————————————————————————————————–

————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–

————————————————————————————————————–

————————————————————————————————————–

A Jornada de Reflexões sobre Ensino de Línguas, em sua quarta edição, tem como temática central Ensinar e aprender línguas na contemporaneidade: construindo o fazer-refletir docente”. A partir do diálogo entre universidade e escola, o evento busca proporcionar um espaço de debate e reflexão sobre as práticas de ensino e aprendizagem de línguas na atualidade, considerando diferentes perspectivas de estudos na área de Letras. A IV Jornada ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro, no Campus Bagé, da Universidade Federal do Pampa. O evento será organizado através de palestras, mesa-redonda e exposição interativas, rodas de conversa e oficinas, de modo a enriquecer o debate sobre as questões teórico-metodológicas que permeiam a área de ensino de línguas.
Página do evento no Portal da Unipampa:
Datas importantes:
Inscrições para  comunicação oral em rodas de conversa  24/06/2019 a 12/08/2019
Avaliação dos resumos 20/08/2019 a 16/09/2019
 Divulgação das cartas de aceite Até 30/09/2019
Inscrições para ouvintes  01/09/2019 a 30/09/2019
Realização do evento  18 e 19/10/2019
————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–
CONFRARIA POÉTICA CONVIDA
O Centro Histórico Vila de Santa Thereza está promovendo, no mês de julho, ciclo de filmes sobre artistas plásticos bageenses. Na próxima sexta-feira, dia 12 de julho, às 15 horas, será exibido o documentário “Danúbio Gonçalves”.
image.png
Haverá transporte entre o campus e Santa Thereza (ida e volta).
Interessados inscrever-se até quinta-feira, 11/07, às 19h na sala 3105 (OCA).
A atividade está sendo realizada com apoio do projeto de extensão CONFRARIA POÉTICA, que fornecerá atestado de participação em atividade cultural aos presentes.
————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–
Mostra de Português para Estrangeiros:
————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–
Mostra de Produções “Fronteira e Sociedade”
————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–
Mostra de Letramentos
————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–
DEFESAS de TCC 2019/1:
————————————————————————————————————–
————————————————————————————————————–

Educação Ambiental – Arborização Urbana