OFERTA COLETIVA GRATUITA DE CURSOS DE IDIOMAS PELA REDE ANDIFES ISF
A Rede Andifes IsF está promovendo uma oferta coletiva de cursos de idiomas – alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e português para estrangeiros – para toda a comunidade (discentes, docentes e técnico-administrativos) da Unipampa, bem como para toda a comunidade das instituições credenciadas à Rede IsF.
São 2875 vagas distribuídas em diferentes cursos de 6 idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês. Cada turma terá 25 vagas e 20 em lista de espera. É necessário apresentar comprovante de vínculo com a instituição, assim como comprovante de proficiência para cursos que não sejam do nível iniciante (conferir edital).
Os cursos são gratuitos e ofertados de forma colaborativa pelos especialistas de idiomas credenciados na Rede Andifes IsF. A Rede IsF segue sendo a primeira a ofertar cursos de idiomas de forma aberta, gratuita e com a qualidade que o IsF sempre imprimiu em seus cursos. As aulas serão realizadas totalmente on-line, de forma síncrona, e podem durar de 1 mês (cursos de 16h) a 2 meses (32h) em dois encontros semanais de 2 horas cada um ou em um único encontro de 4 horas (com intervalo). Os horários indicados são horários de Brasília. Só é permitida a inscrição em um único idioma por CPF.
Todos os detalhes sobre os temas dos cursos, horários, elegibilidade estão descritos no edital disponível na página da Andifes: https://www.andifes.org.br/institucional/redeisf/.
As inscrições se iniciam no dia 18 de março (12h, horário de Brasília) e terminam dia 28 de março de 2024 (12h, horário de Brasília).
Leia o edital e prepare seus documentos com antecedência para garantir sua vaga!
Para entender melhor a oferta coletiva, assista ao vídeo, que pode ser acessado por meio do link a seguir: https://youtu.be/urWnd71S0sE
Diretório Acadêmico convida:
O DALLAS está organizando uma acolhida do curso, para os ingressantes do 2024/1, no dia 19/03, terça-feira, das 15:45 até às 17h, na sala 4204. O objetivo do encontro é apresentar o curso (PPC, projetos, etc) para os ingressantes e fazer uma integração entre ingressos e egressos.
Atividades de início do semestre:
Oportunidade de cursos de línguas
A Rede Andifes IsF está lançando uma oferta coletiva de cursos on-line gratuitos dos idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês. Você, como parte da comunidade desta instituição tem direito a se inscrever em um curso!
Caso seja de seu interesse, acesse o edital na página da Andifes:
https://www.andifes.org.br/institucional/redeisf/
para saber mais informações sobre os critérios de proficiência para os cursos (para iniciante não é necessário comprovante) e quais documentos precisará anexar.
As inscrições se iniciam no dia 18 de março (12h, horário de Brasília) e terminam dia 28 de março de 2024 (12h, horário de Brasília). As inscrições poderão ser realizadas somente com um e-mail GMAIL para que se possa anexar os documentos.
Preste atenção aos documentos e já os deixe preparados para facilitar sua inscrição.
Aproveite esta oportunidade! São cursos de curta duração: 16h (1 mês) ou 32h (2 meses). O início das aulas será na semana do dia 15 a 20 de abril de 2024 (a depender do dia da semana em que o curso aconteça) e o término para os cursos de 16h será na semana de 06 a 11 de maio de 2024 e os de 32h na semana de 03 a 08 de junho de 2024. Inscreva-se somente se puder cumprir com esta agenda.
Para entender melhor a oferta coletiva, assista ao vídeo, que pode ser acessado por meio do link a seguir: https://youtu.be/urWnd71S0sE
Atenção a alguns prazos do calendário acadêmico:
11 de março – data final para solicitação de matrícula (via web);
11 de março – data final para solicitar mobilidade intrainstitucional (para cursar disciplinas de outros campi), via e-mail à Coordenação de Curso;
13 de março – data final para solicitar a oferta de disciplinas em modalidade especial para provável formando, via e-mail à Coordenação de Curso;
18 de março – início das aulas;
18 a 20 de março – período de solicitação de ajuste de matrícula, via e-mail à Coordenação de Curso;
12 de abril – data final para solicitar trancamento de matrícula (via web).
Currículo NOVO | ||||||||
Semestre | Nome do Componente Curricular OFERTADO | Créditos | Modalidade | Prof. | Dia | Turno | Períodos | Nome do componente curricular EQUIVALENTE NO CURRÍCULO ANTIGO |
1 | Fundamentos de Inglês I | 4 | híbrida | Clara | 3ª | T | 23 | Fundamentos de Inglês I |
1 | Fundamentos de Espanhol I | 4 | híbrida | Substituto(a) | 5ª | T | 23 | Fundamentos de Espanhol I |
1 | Letramento Científico | 4 | híbrida | Aden | 4ª | T | 234 | Política Linguística |
1 | Psicologia e Educação | 4 | presencial | Substituto(a) | 6ª | T | 2345 | Psicologia e Educação |
1 | Educação Inclusiva | 4 | presencial | Amélia | 2ª | T | 2345 | Educação Inclusiva |
1 | Introdução à Docência | 4 | híbrida | Alessandro | 3ª | T | 45 | História da Educação Brasileira |
2 | Politicas Públicas Educacionais | 4 | presencial | Simoni | 6ª | M | 2345 | Políticas Pública Educacionais no Contexto Brasileiro |
2 | Fundamentos de Espanhol II | 4 | híbrida | Alessandro | 5ª | T | 45 | Fundamentos de Espanhol I |
3 | Fundamentos de Inglês III | 4 | híbrida | Dinar | 3ª | T | 23 | Fundamentos de Inglês II |
3 | Fundamentos de Espanhol III | 4 | híbrida | Substituto(a) | 5ª | T | 45 | Fundamentos de Espanhol II |
3 | Culturas Anglófonas | 4 | híbrida | Rodrigo | 3ª | T | 45 | Culturas Anglófonas |
3 | Ensino de Línguas Adicionais II | 4 | híbrida | Aden | 5ª | T | 23 | Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Adicionais I |
3 | Recursos Didáticos Acessíveis ao Ensino | 4 | presencial | Amélia | 4ª | T | 2345 | Multiletramentos |
4 | Fundamentos de Espanhol IV | 4 | híbrida | Alessandro | 3ª | T | 23 | Fundamentos de Espanhol II |
5 | Análise Linguística em Inglês | 4 | híbrida | Rodrigo | 5ª | T | 23 | Análise Linguística do Inglês |
5 | Análise Linguística em Espanhol | 4 | híbrida | Sara | 3ª | T | 23 | Análise Linguística do Espanhol |
5 | Literaturas Hispânicas | 4 | híbrida | Moacir | 3ª | T | 45 | Literaturas Hispânicas |
5 | Ensino de Literaturas de Línguas Adicionais | 4 | híbrida | Moacir | 5ª | T | 45 | Ensino de Literaturas de Línguas Adicionais |
5 | Estágio de Espanhol I | 8 | presencial | Isaphi e Eduardo | 4ª e 6ª | T | 2345 | Estágio em Contexto Escolar I |
6 | Estágio de Espanhol II | 8 | presencial | Sara e Substituto(a) | 2ª e 4ª | M | 2345 | Estágio em Projetos de Extensão II |
6 | LIBRAS | 4 | presencial | André | 4ª | T | 1234 | LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais |
7 | Texto e Discurso em Inglês | 4 | híbrida | Luciani | 3ª | T | 34 | Texto e Discurso em Inglês |
7 | Texto e Discurso em Espanhol | 4 | híbrida | Substituto(a) | 6ª | T | 23 | Texto e Discurso em Espanhol |
7 | LIBRAS II | 4 | presencial | André | 5ª | T | 2345 | – |
7 | Trabalho de Conclusão de Curso I | 4 | híbrida | Valesca | 6ª | M | 3 | Trabalho de Conclusão de Curso I |
7 | Estágio de Inglês I | 8 | presencial | Denise | 3ª e 5ª | M | 2345 | Estágio em Contexto Escolar II |
8 | Trabalho de Conclusão de Curso II | 4 | híbrida | Valesca | 6ª | M | 4 | Trabalho de Conclusão de Curso II |
8 | Estágio de Inglês II | 8 | presencial | Simone | 4ª e 5ª | T | 2345 | Estágio em Projetos de Extensão I |
ELETIVA | Fronteira e Sociedade | 4 | presencial | Alessandro | 4ª | T | 2345 | Fronteira e Sociedade |
ELETIVA | Teoria e Crítica Literária | 4 | presencial | Rodrigo | 6ª | M | 2345 | Teoria e Crítica Literária |
ELETIVA | Fonética e Fonologia Aplicada ao Ensino | 4 | híbrida | Dinar | 5ª | M | 45 | Tópicos de Inglês IV |
Turno: M (manhã), T (tarde), N (noite)
Períodos | Início | Fim |
1 | 07:30 | 08:25 |
2 | 08:25 | 09:20 |
3 | 09:20 | 10:15 |
4 | 10:30 | 11:25 |
5 | 11:25 | 12:20 |
1 | 13:30 | 14:25 |
2 | 14:25 | 15:20 |
3 | 15:30 | 16:25 |
4 | 16:25 | 17:20 |
5 | 17:20 | 18:15 |
1 | 18:50 | 19:45 |
2 | 19:45 | 20:40 |
3 | 20:50 | 21:45 |
4 | 21:45 | 22:40 |
———————————————————————————————————————————————-
Atividades Complementares De Graduação (ACG).
Quer saber mais sobre as ACGs? Só clicar aqui!
——————————————————————————————————————————————————————————————————————–
Oportunidade de publicação
(iniciação científica, TCC, especialização e mestrado)
Revista de Estudos Híbridos na Área da Linguagem (REHAL) https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/REHAL/index
Periódico do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas: uma abordagem quantitativa (https://sites.unipampa.edu.br/gealaq/)
Objetivo – divulgar trabalhos que versem sobre os seguintes eixos:
(a) Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas;
(b) Novas Tecnologias no ensino e na aprendizagem de Línguas e Literaturas;
(c) Estudos de Linguagem em contextos diversos.
Os trabalhos submetidos ao periódico devem abranger pesquisas de natureza híbrida, ou seja, estudos predominantemente quantitativos com complementação qualitativa, ou vice-versa. Além disso, serão aceitas investigações desenvolvidas a partir de uma abordagem unicamente quantitativa.
——————————————————————————————————————————————————————————————————————–