VII Colóquio de Cinema e Arte da América Latina – COCAAL 2019

O VII COCAAL prorroga o prazo para envio de propostas até o dia 10 de maio. O evento tem contado com a colaboração da professora Carla Rabelo na comissão científica e organização. Ela coordena o eixo temático Cinema, Economia e Política Cultural. Dessa vez, dividirá a coordenação da mesa com sua ex-orientanda, a egressa do bacharelado em Produção e Política Cultural e atual mestranda em História da Arte na UNIFESP, Thaís Fernanda Raposo que defendeu na Unipampa o TCC sobre Cinema Lésbico.
 
Como incentivo à iniciação científica, ressalta-se ainda que no COCAAL 2017, realizado na Universidade Anhembi-Morumbi em São Paulo, algumas discentes (agora já formadas) do bacharelado em Produção e Política Cultural e bolsistas do PET-PPC apresentaram trabalhos sobre seus estudos: Thaís Fernanda Raposo (Política cultural e cinematográfica para lésbicas), Milena de Almeida (Elas na direção: a produção e a política cinematográfica brasileira por e para mulheres), Bruno Henrique da Silva Rodrigues (O protagonismo do ICAU nas políticas cinematográficas para o documentário no Uruguai), Karina Constantino Brisolla e Gezilane Silvestre da Silva (Coletivo Nós Madalenas – Mulheres negras no fazer cinematográfico num cenário de ausências em políticas públicas), Damaris de Lima Santos (A relevância do cinema experimental em museus e centros culturais de arte contemporânea). E houve ainda trabalho aprovado da egressa Luma Reis Ferreira (Análise do processo de criação de obras realizadas por coletivos audiovisuais independentes: perspectivas acerca de obras inacabadas).
 
Neste ano de 2019, o Colóquio de Cinema e Arte da América Latina acontece entre os dias 12 a 16 de agosto na ECA/USP, em São Paulo (SP). 
 

Os eixos temáticos para envio de trabalhos são:

– História, cinema e memória
– Cinema, arte e gênero
– Arte e cinema experimental na América Latina: história e crítica
– Cinema negro latino-americano
– Cinema, arte e antropologia
– Abertura radical e engajamento do público nos processos decisórios
– Materialidades do Cinema
– Cinema e movimentos sociais
– Audiovisual, estética e política
– Cinema, arte, língua e literatura
– Cinema, arte e história
– Cinema e som
– Cinema, economia e política cultural
– Cinema, televisão e novas mídias
– Cinema e artes visuais
– Cinema e psicanálise
– Arte e cinema experimental na América Latina: história e crítica

Organização:

  • Esther Hamburger
  • Maria Noemi de Araújo
  • Matheus Araujo Silva
  • Rubens Luis Ribeiro Machado Jr.
  • Vivian Grace Fernandez-Dávila Urquidi
  • Yanet Aguilera
  • Grupo de Estudos Cinema da América Latina e Vanguardas Artísticas – Diálogos entre Construção, Expressão e Espacialidade.

>> Informações sobre o COCAAL 2019: