Oficina de Teatro Funga Aláfia 15-17 de abril.

Jaguarão – O auditório do campus local da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) vai receber de 15 a 17 de abril a Oficina de Teatro Funga Aláfia. Dedy Ricardo, professora da rede pública municipal de São Leopoldo, será a ministrante responsável pela atividade.

Em contato com a reportagem do Diarios de la Pampería, Dedy antecipa a sua expectativa acerca da oficina, expressando um resumo do que os participantes podem esperar da atividade. Segundo a professora, “eles e elas podem esperar um trabalho teatral, trabalho com base na pedagogia teatral. Físico, com bastante ênfase no corpo e no movimento”.

Licenciada em Teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dedy também cita que o trabalho de oficina será “todo perpassado pela cultura negra, tanto de origem africana como afro-brasileira”.

O próprio nome da oficina faz referência direta às tradições africanas. Funga Aláfia significa “seja bem-vindo” ou “seja bem-vinda”, uma expressão do povo Yorubá, de origem nígero-congolesa. “Tirei [o nome] de uma canção ancestral, de um reino muito antigo. A expressão era usada para saudar as pessoas que naquele reino chegaram”, explica a professora.

A participação da convidada ocorre por meio de uma parceria entre o NEABI Mocinha da Unipampa de Jaguarão e a Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo. 25 vagas estão sendo oferecidas gratuitamente para interessados em participar. A classificação é de 14 anos.

A abertura da oficina será às 16 horas de uma segunda-feira. A organização é da Galeria Intercultural Magliani, com o apoio do Ilê Axé Mãe Nice D’Xangô, do Grupo Abi Axé, do Grupo de Estudos sobre o Pensamento de Mulheres Negras “Atinuké” e do Clube 24 de Agosto.

As inscrições podem ser feitas clicando no seguinte link: https://bit.ly/2KlvAbR

Exposição Fotográfica

A programação da oficina de teatro inclui, no último dia de evento, 17 de abril, a realização de uma exposição fotográfica com Carlos Pereira. O trabalho será exposto às 19h na Galeria Intercultural Magliani, no subsolo do prédio da Unipampa de Jaguarão.

Fonte:  Adaptado de https://diariosdelapamperia.wordpress.com/2019/04/12/oficina-de-teatro-funga-alafia-tera-enfase-no-corpo-e-no-movimento-unipampa-de-jaguarao-recebera-evento-de-15-a-17-de-abril/ acesso em 15/04/2019