Professora Drª Hilda Jaqueline de Fraga, do curso de Bacharelado em Produção e Política Cultural lança livros na área do Patrimônio Cultural

PATRIMÔNIO NO PLURAL: PRÁTICAS E PERSPECTIVA INVESTIGATIVAS.
ORGANIZADORAS: Profa. Dra Hilda Jaqueline de Fraga ( UNIPAMPA), Profa. Dra. Carmem G. Burgert Schiavon (FURG) e Carla Rodrigues Gastaud (UFPEL)
EDITORA: Selbach & Autores Associados, Porto Alegre/RS
ANOS DE EDIÇÃO: 2018

 

RESUMO:

A publicação divulga pesquisas e ações de ensino e extensão relacionadas ao campo do patrimônio cultural produzidas por docentes/pesquisadores de Instituições de Ensino Superior brasileiras e de países do Cone sul, profissionais de instituições de memória e acadêmicos. O objetivo consiste em reunir diferentes práticas e perspectivas investigativas com enfoque nas questões patrimoniais, buscando com isso gerar e socializar aportes teóricos sobre o tema a partir de uma abordagem plural que privilegie análises interdisciplinares. A pertinência de produções interessadas em aprofundar e ampliar o leque de reflexões atribuídas a este campo na contemporaneidade se faz necessária diante das movimentações políticas, dos impasses, das reformulações teóricas e diálogos neste âmbito, que aproximam os saberes produzidos pela comunidade acadêmica, a sociedade civil e o poder público na interação com os repertórios patrimoniais de suas realidades; questões estas, amplamente enfatizadas por historiadores, antropólogos, sociólogos, entre outros, nas últimas décadas nos Encontros Regionais, Nacionais e Internacionais de História. Nesse sentido, a obra está organizada em 03 (três) partes. A primeira contempla artigos de pesquisadores que consideram o patrimônio como campo de pesquisa ampliando as abordagens desta categoria através de estudos recentes. A segunda parte compila artigos que socializam as experiências de gestão e organização de acervos patrimoniais sob custódia de instituições de memória, sejam elas arquivos, museus ou centros de documentação demonstrando a relevância social destes aparelhos de memória. A terceira parte discorre no conjunto de artigos sobre projetos extensionistas, de ensino, e intervenções mediadas pela metodologia de Educação Patrimonial em diferentes lugares de memória.