Curso

O curso de Especialização em Educação Científica e Tecnológica  terá uma nova turma em 2019 conforme:

Resultado Final da Chamada Interna lato sensu 2018 para cursos presenciais

http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/prpg/2018/10/29/resultado-final-da-chamada-interna-lato-sensu-2018-para-cursos-presenciais/

 

Datas e documentações estão no edital abaixo:

1 OBJETIVOS

Art. 1º O presente edital tem por objetivo selecionar ingressantes discentes para o curso de Pós-Graduação lato sensu, Especialização em Educação Científica e Tecnológica, na modalidade presencial.

2 DAS INSCRIÇÕES

Art. 2º Poderão inscrever-se no processo seletivo de ingresso do Curso de Pós-Graduação modalidade lato sensu, da Universidade Federal do Pampa, para o 1º semestre letivo de 2019, os candidatos que atendam ao menos um dos seguintes requisitos:

a)professor licenciado, com interesse em aprofundar conhecimentos sobre as áreas de Ciências Naturais, Física, Química ou Matemática;

b)professor da Educação Básica com formação em Ciências Biológicas, Física, Química ou Matemática;

c)graduando em licenciatura com previsão de conclusão do curso até a data de matrícula.

Art. 3º Os seguintes documentos são indispensáveis para inscrição:

a) ficha de inscrição, disponível no link https://www11.unipampa.edu.br/guri/psa/processos/ cujo preenchimento é obrigatório e deve ser impressa e assinada pelo candidato.

b) fotocópia do diploma de graduação de Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação ou, no caso de candidatos graduandos, atestado original de provável formando, indicando o período previsto para a conclusão do curso, fornecido pela Instituição de Ensino Superior à qual estejam vinculados. No ato da matrícula o candidato selecionado já deverá ter concluído o curso de graduação.

c) fotocópia do histórico escolar completo da Graduação;

d) cópia impressa do currículo Lattes do CNPq, modelo completo.

e) Fotocópia da carteira de identidade e do CPF se for brasileiro, ou fotocópia do passaporte válido se estrangeiro.

§ 1º A realização da inscrição implica irrestrita aceitação, por parte do candidato, dos termos definidos neste edital.

Art. 4º A inscrição por correspondência deve ser realizada por meio de envio de envelope lacrado, contendo os documentos necessários para a inscrição, conforme mencionado no Art. 3º deste edital, pelo correio, via Sedex, com aviso de recebimento (AR), para o endereço: Av. Pedro Anunciação, 111 – Vila Batista – Caçapava do Sul – RS CEP: 96570-000 Fone: (55) 3281 9000. Será considerada, para fins de validade da inscrição, a data de postagem carimbada pela agência dos correios, devendo esta, coincidir com o período de inscrição previsto neste edital e ter sido recebida pelo Curso de Pós-Graduação em até 3 (três) dias úteis após a data de encerramento das inscrições.

Art. 5º A inscrição poderá ser realizada pessoalmente, no endereço Av. Pedro Anunciação, 111 – Vila Batista – Caçapava do Sul – RS CEP: 96570-000 Fone: (55) 3281 9000, em envelope lacrado contendo os documentos necessários para a inscrição, conforme mencionado no Art. 3º deste edital.

Art. 6º A inscrição poderá se realizada até a data indicada no Artigo 21 deste Edital.

Art. 7º O Curso de Pós-Graduação não se responsabilizará por atrasos na entrega postal.

Art. 8º As inscrições serão homologadas pela Comissão de Seleção do Curso de Pós-Graduação. A lista dos candidatos homologados será divulgada no sistema GURI, e estará disponível para visualização através do link [https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/]

Art. 9º Terão suas inscrições homologadas, os candidatos que apresentarem toda a documentação exigida dentro do prazo estabelecido neste Edital.

3 DO PROCESSO SELETIVO

Art. 10 O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção do Curso de Pós-Graduação lato sensu, Especialização em Especialização em Educação Científica e Tecnológica, designada pela Comissão Coordenadora do Curso.

Art. 11 O candidato deverá cumprir todas as etapas do processo seletivo.

Art. 12 Para o presente edital serão disponibilizadas 30 vagas.

§ 1º Caso o número mínimo de candidatos aprovados no processo seletivo não perfaça 50% das vagas ofertadas, o curso não será realizado.

Art. 13 Serão reservadas 10% das vagas deste Edital para servidores técnico-administrativos da UNIPAMPA, conforme prevê Resolução nº136 do Conselho Universitário.

§ 1º Para fazer jus às vagas institucionais referentes ao Artigo 13, os servidores técnico-administrativos ativos deverão indicar na ficha de inscrição que estão concorrendo à reserva de vagas e obedecer aos critérios de inscrição, de aprovação e de classificação no processo seletivo, de acordo com as normas vigentes neste edital.

§ 2º Os candidatos técnico-administrativos concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação na seleção, nos termos da resolução 136/2016 do Conselho Universitário.

§ 3º Não havendo candidato aprovado à vaga de técnico-administrativo no processo seletivo, esta será preenchida por candidato aprovado para as vagas universais, seguindo a ordem de classificação dos candidatos.

§ 4º Os candidatos técnico-administrativos aprovados dentro do número de vagas oferecidas para ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas.

§ 5º Em caso de desistência de candidato técnico-administrativo aprovado em vaga reservada, a vaga será preenchida pelo candidato técnico-administrativo posteriormente classificado.

Art. 14 A seleção dos candidatos para o Curso de Pós-Graduação lato sensu, Especialização em Especialização em Educação Científica e Tecnológica, obedecerá ao Regimento Interno do Curso, considerando as seguintes etapas e respectivas pontuações constantes no Quadro 1:

Quadro 1: Pontuação das Etapas

Etapa

Peso

Pontuação Currículo Lattes (PCL)

30%

Pontuação Histórico de Graduação (PHG)

30%

Entrevista e justificativa de interesse (EJI)

40%

§ 1º Os critérios de pontuação do currículo Lattes são definidos no Anexo I, os critérios de pontuação do Histórico de Graduação são definidos no Anexo II e os critérios de pontuação da Entrevista e Justificativa de Interesse são definidos no Anexo III.

§ 2º A Nota Final (NF) para classificação dos candidatos será calculada, com precisão de uma casa decimal, de acordo com a seguinte equação:

NF = (PCL x 0,3 + PHG x 0,3 + EJI x 0,4)

§ 3º Serão aprovados neste processo seletivo os candidatos que obtiverem pontuação maior ou igual a 6 (seis).

§ 4º Os candidatos aprovados serão classificados individualmente de acordo com a maior nota final obtida.

§ 5º Em caso de empate na classificação, será classificado o candidato com pontuação mais alta no currículo Lattes; persistindo o empate, vencerá o candidato mais idoso.

Art. 15 As vagas serão ocupadas respeitando a ordem de classificação até completar o número de vagas ofertadas, conforme disposto no Art. 14 deste edital. Serão considerados suplentes todos os candidatos que obtiverem a pontuação mínima exigida.

4 DOS RESULTADOS

Art. 16 A divulgação dos resultados preliminares do processo seletivo previsto neste edital será realizada conforme cronograma presente no Artigo 21 deste Edital, e estará disponível no sistema GURI: [https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/]

Art. 17 Pedidos de recursos deverão ser realizados exclusivamente através de correspondência eletrônica pelo endereço de e-mail : mariaflores@unipampa.edu.br

5 DA MATRÍCULA

Art. 18 Terão direito à matrícula os candidatos classificados até o limite máximo de vagas estipulado no Art. 12 do presente edital.

Art. 19 As matrículas dos candidatos classificados no processo seletivo serão realizadas mediante comparecimento do mesmo, devidamente identificado, ou por meio de procuração oficial, seguindo o cronograma presente no Art. 21 deste Edital, junto à Secretaria Acadêmica da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul – Av. Pedro Anunciação, 111 – Vila Batista – Caçapava do Sul – RS CEP: 96570-000 Fone: (55) 3281 9000, munidos dos seguintes documentos:

a) Fotocópia do Título Eleitoral e Comprovantes de votação da última eleição (2 turnos, se aplicável) ou comprovante de quitação eleitoral expedida pelo Tribunal Regional Eleitoral, autenticadas ou acompanhadas do original.

b) Fotocópia do Certificado de quitação com o Serviço Militar Obrigatório, autenticada ou acompanhada do original, quando exigível.

c) Documento original de identificação pessoal.

d) Se estrangeiro, apresentação de passaporte com visto de permanência adequado conforme a legislação vigente.

e) Diploma de graduação ou atestado original de conclusão de curso de Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação. No caso de ter cursado graduação em instituição estrangeira, apresentar diploma devidamente reconhecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Art. 20 O candidato que não realizar a matrícula dentro do prazo estabelecido no presente edital perderá o direito à vaga.

§ 1º Em caso de não observação do prazo para realização de matrícula, a vaga será disponibilizada a outro candidato por ordem de suplência.

6 DATAS IMPORTANTES

Art. 21 As fases do processo seletivo, com as respectivas datas, são as que seguem:

  1. Período de inscrições: de 07 de novembro de 2018 a 23 de novembro de 2018
  2. Divulgação das inscrições homologadas: 29 de novembro de 2018.
  3. Período para Recursos das Homologações: 30 de novembro de 2018.
  4. Resultado Final das Inscrições: 03 de dezembro de 2018.
  5. Processo seletivo: entre 10 a 14 de dezembro de 2018. De 10 a 12 para as Entrevistas; 13 e 14 para análise dos Currículos e Históricos.
  6. Divulgação do resultado parcial da seleção: 17 de dezembro de 2018.
  7. Período para recursos: 18 de dezembro de 2018.
  8. Divulgação dos resultados finais: 19 de dezembro de 2018.
  9. Período de matrícula: de 06 de março a 08 de março de 2019, conforme calendário acadêmico da UNIPAMPA.
  10. Início do curso: a partir de 14 de março de 2019, conforme calendário acadêmico da UNIPAMPA.

7 DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 22 Após a seleção, os candidatos não selecionados terão um prazo de 30 (trinta) dias, a contar da divulgação do resultado, para retirar as cópias dos documentos junto à Secretaria Acadêmica do campus de Caçapava do Sul, no endereço definido no Art. 5º. A partir deste prazo os documentos serão destruídos.

Art. 23 As aulas do Curso de Pós-Graduação lato sensu, Especialização em Educação Científica e Tecnológica, ocorrem semanalmente, no Prédio Acadêmico do Campus Caçapava do Sul, nas quintas-feiras das 18h50 às 22h40 e nas sextas- feiras das 14h às 17h50 e 18h50 às 22h40.

Art. 24 Demais informações do curso poderão ser obtidas junto à Secretaria Acadêmica do campus de Caçapava do Sul, através do endereço Av. Pedro Anunciação, 111 – Vila Batista – Caçapava do Sul – RS CEP: 96570-000 ou telefone Fone: (55) 3281 9000 ou por meio do endereço eletrônico mariaflores@unipampa.edu.br

Art. 25 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão do Curso de Pós-Graduação lato sensu – Especialização em Educação Científica e Tecnológica.

Art. 26 Ao se inscrever neste processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste edital, as normas vigentes que regulam os Cursos de Pós-Graduação lato sensu da Universidade Federal do Pampa e a Regulamentação específica do Curso de Pós-Graduação – Especialização em Educação Científica e Tecnológica.

Bagé, XX de outubro de 2018.

Marco Antonio Fontoura Hansen

Reitor

ANEXO I

PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES (PESO 3)

Detalhamento

Pontuação

Máximo

Licenciatura em Física, Química, Ciências Biológicas, Matemática, Ciências Exatas ou Ciências da Natureza

3,0

3,0

Graduação em Pedagogia

3,0

Licenciatura em área de formação das Ciências Humanas ou Códigos e Linguagens

2,0

Bacharelado em qualquer área

1,0

Publicação em eventos acadêmicos da área de educação

0,5

1,5

Publicação de nível acadêmico

0,5

1,5

Participação em eventos acadêmicos da área de educação (carga horária mínima 10h)

0,2

1,5

Participação em projetos de ensino, pesquisa, extensão e estágio profissional extracurricular da área de educação (Carga horária mínima 40h).

0,5/semestre

1,5

Atividade profissional/social relacionada à temática do curso de Especialização

0,2/semestre

1,0

SUBTOTAL

10,0

ANEXO II

PONTUAÇÃO DO HISTÓRICO ESCOLAR (PESO 3)

Detalhamento

Pontuação

Máximo

Tempo de realização do curso

4,0

10,0

Média dos rendimentos

3,0

Média das faltas

3,0

SUBTOTAL

10,0

ANEXO III

PONTUAÇÃO DA Entrevista e justificativa de interesse (PESO 4)

Detalhamento

Pontuação

Máximo

Experiência profissional

3,0

10,0

Formação

3,0

Justificativa de interesse pelo curso

3,0

Auto-avaliação

1,0

SUBTOTAL

10,0