Ciências Humanas – Licenciatura | Página: 18

Curso de Ciências Humanas realizou aula magna no dia 23 de março

Nesta quinta-feira, dia 23 de março, ocorreu a aula magna do Curso de Ciências Humanas  licenciatura, na Câmara de Vereadores de São Borja, com o tema: ” A reforma do ensino médio e o ensino de ciências humanas”. A aula contou com a presença de mais de 100 alunos que questionaram sobre a reforma e o que ela iria trazer futuramente ao ensino básico. 

A palestra foi ministrada pelo Profº.MeºBernardo Mattes Caprara, que é Professor na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Bernardo é doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Licenciado em Ciências Sociais (2010) pela UFRGS. Desenvolve pesquisas nas áreas de Sociologia da Educação, Desigualdades e Classes Sociais, Ensino de Sociologia e Epistemologia das Ciências Sociais. Em sua fala foi abordado sobre a reforma do ensino médio apresentando indicadores sobre o desempenho dos alunos brasileiros no âmbito da Escola Básica – cruzados com dados estatísticos sobre os contextos em que os mesmos estão inseridos – o professor propôs uma reflexão sobre os problemas histórico-estruturais enfrentados pela educação no Brasil. Diante de uma situação de congelamento, cortes de verbas e propostas de reestruturação do Ensino Médio, o professor fez uma densa análise da conjuntura econômica internacional e política nacional da qual extraiu subsídios para pensarmos os efeitos de mudanças tão significativas no âmbito da organização da Escola Básica. Após a explanação realizou-se um debate marcado por intenso envolvimento e participação da comunidade acadêmica da Unipampa – campus São Borja. O corpo docente do curso de Ciências Humanas agradece a colaboração de todos e todas envolvidos em uma noite tão especial para as atividades acadêmicas do campus. 

 

Texto: Professor Gerson/Michelle laisth

Foto: Michelle laisth

 

Divulgação do Projeto LEME na Rádio Cultura ocorreu está semana

Nessa quarta feira, dia 22 de março, a professora Lauren de Lacerda Nunes e os alunos do curso de Ciências Humanas da UNIPAMPA, Ewerton Ferreira e Thais Moura estiveram presentes na Rádio Cultura, no programa “A tarde é sua” com Marcelo Vieira, para a divulgação do projeto LEME.
O projeto LEME já está em sua terceira edição, e consiste em oficinas preparatórias para o ENEM totalmente gratuitas, disponibilizadas no campus da UNIPAMPA, aos sábados.. O público-alvo do projeto são, prioritariamente estudantes de baixa renda que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública. Na edição 2017 do projeto estão sendo ofertadas 70 vagas, com início das oficinas no mês de abril e término no mês de outubro.

créditos no texto: Taise Velmud
Créditos na foto: Michelle Laisth

Inscrições Homologadas no Projeto LEME

Prezados (as) candidatos (as),

Segue a lista das inscrições homologadas para o projeto LEME: Oficinas Preparatórias para o ENEM. Destacamos que o processo seletivo será no próximo sábado dia 25/03/2017, às 14h, na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – campus São Borja.

Recomendamos a chegada 30 minutos antes do início do processo seletivo.

Os documentos que deverão ser entregues no dia do processo seletivo estão disponíveis através do edital no seguinte link: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciashumanas/2017/03/09/aberto-edital-para-selecao-de-alunos-para-o-projeto-leme-oficinas-preparatorias-para-o-enem/

 

Inscrições Homologadas

Oficina de Criação de Lattes

O Diretório Acadêmico de Ciências Humanas – DACH está ofertando a oficina: “Oficina de Criação de Lattes”; que auxiliará os ingressandos da Universidade Federal do Pampa a construírem seus Currículos Lattes, desde a criação até como utilizar os recursos dentro da página do currículo hospedado na plataforma web da CNPq. Visando assim, facilitar o acolhimento dos discentes dos cursos da Unipampa campus São Borja, auxiliando-os com o habitus acadêmico e suas especificidades.
As oficinas serão ofertadas nos dias 30/03 e 08/04, pela tarde e manhã respectivamente, sala e horários a serem divulgados.
Os dados solicitados nesse presente formulário, auxiliar-nos-ão quanto ao preenchimento das informações requeridas para cadastrar o currículo. Pedimos que se possível tragam seus notebooks/ netbooks (ou dispositivos com acesso a internet).
No dia das oficias estejam munidos de: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e uma foto em formato JPEG ou JPG com no máximo o tamanho de 70Kb. E aos que puderem contribuir, o DACH está arrecadando uma taxa de R$ 2,00 para efetuarmos o registro do diretório em cartório. O e-mail e a página do DACH no Facebook encontram-se a disposição para maiores esclarecimentos.

E-mail do DACH: dacienciashumanas@gmail.com
Facebook: Diretório Acadêmico de Ciências Humanas

Cordialmente,

DACH – Gestão 2016 – 2017

Acesse aqui a inscrição

Palestra de identidade de gênero na contemporaneidade aconteceu nesta quarta na Unipampa

Na noite de quarta-feira 08 de março, dia internacional da mulher, aconteceu a palestra “Identidade de Gênero na Contemporaneidade”, organizada pelo Curso de Licenciatura em Ciências Humanas da UNIPAMPA. O evento contou com a presença de 100 alunos que puderam dialogar sobre as dificuldades da identidade de gênero no cotidiano. As identidades são características fundamentais da experiência humana, pois possibilitam aos seres humanos a sua constituição como sujeitos no mundo social. O gênero refere-se à identidade com a qual uma pessoa se identifica ou se autodetermina; independe do sexo, e está mais relacionado ao papel que o indivíduo tem na sociedade e como ele se reconhece.

Os discentes ali presente ressaltaram que “identidade e gênero” passaram a ser temas pouco abordados em sala de aula, ou nas escolas do ensino básico.

A palestra foi ministrada pelas discentes da Universidade Federal de Santa Maria, Mariana Henriques, Doutoranda em comunicação midiática, que apresentou a tese “Identidade feminina gaúcha: representações de gênero nos programas regionais bah!”; Andréa Ortis, Mestranda em comunicação midiática, abordando “Os sentidos sobre a mulher contemporânea em Daenerys Targaryen, da série Game Of Thrones”; e a bacharel em Relações Públicas, Laura Cassol, que estudou a temática “Identidade e gênero: A representação lésbica na telenovela em família”.

Através de uma dinâmica descontraída o tema de identidade de gênero foi debatido entre os acadêmicos ali presentes, além de um espaço para que os mesmos pudessem expor suas opiniões e relatar histórias e experiências.

 

Texto: Taise e Michelle

 

Curso de Ciências Humanas da UNIPAMPA finaliza estágio

Foi organizado pelos orientadores do estágio uma reunião de finalização de estágio do ano de 2016, onde compareceram docentes da educação básica e os estagiários do curso de Ciência Humanas. Foram discutidos os trabalhos desses alunos, as atividades desenvolvidas e a atuação do curso junto com a rede de ensino, onde traçaram novas etapas e planejamentos para o ano de 2017.Estavam presentes professores do curso (professora Andréa Narvaes, Professora Carmen, Professor Janilton, professora Lauren, professora Nola Gamalho e professora Yáscara Koga).
Estavam os alunos estagiários de Ciências Humanas totalizando aproximadamente 40 alunos. Em relação às escolas estavam presentes a professora Cristiane Araujo supervisora da Escola Estadual Tricentenário, a professora de História Jandira Lopes da Escola Estadual Aparício Silva Rillo, e a professora coordenadora pedagógica Maria Cledir.
O objetivo do evento era primeiro o de agradecer a rede de ensino por acolher os estagiários da Unipampa; segundo o de avaliar a atuação de todos; e terceiro o de ouvir o que podemos melhorar e sugestões para que a cada semestre melhoremos.
Todos os agentes foram representados em falas correspondentes ao objeto de discussão: as escolas com a fala de todos os representantes; a Unipampa com considerações feitas pelo Professor Janilton Professora Nola e Professora Yáscara e os alunos com a fala do estagiário Fredi da Silva e Cristiane Teixeira.
O estágio é uma forma de compartilhar tanto no ambiente profissional do futuro do licenciando quanto no ambiente acadêmico, a construção coletiva de proposições e descobertas sobre o cenário educacional, entendido de forma situada, traz as especificidades locais e regionais, de forma a qualificar ainda mais a articulação entre teoria e prática.
Busca-se também o desenvolvimento, por parte do estagiário, de um problema de pesquisa, de forma a integrar registros, especialmente notas de campo e diários reflexivos, observações, instrumentos didáticos, análise teórica e empírica do cenário educacional imediato, baseando-se nas políticas públicas em educação implementadas em âmbito municipal, estadual e nacional e problematizando-as localmente.
 
Crédito no texto: Assessoria do curso
Créditos nas foto: Michelle Laisth