Ciências Humanas – Licenciatura | Página: 14

Confiram as reflexões e análises realizadas pelos docentes do Curso sobre o contexto de pandemia

Desde que a pandemia chegou ao nosso contexto, a UNIPAMPA tomou medidas visando contribuir com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral. Foi criado um Comitê de Monitoramento do Coronavírus, assim como um Grupo de Trabalho de enfrentamento da COVID-19, dentre outras ações.  Dado que o  Curso de Ciências Humanas dispõe mais de capital humano do que tecnológico,  nesta página serão divulgadas as reflexões e análises realizadas pelos docentes do Curso sobre os desafios que a pandemia  impõe ao sistema educacional, social e econômico no intuito de contribuir com a compreensão do cenário atual.

Quais as contribuições das Ciencias Sociais e Humanas em contexto de Pandemia Monique Vieira e Simone Barros

Escolhas difíceis em tempos difíceis Lauren Lacerda

https://estadodaarte.estadao.com.br/ideias-envenenadas-lauren-nunes/

DESAFIOS COVID 19 NO CONTEXTO EDUCACIONAL Claudete Robalos da Cruz

A Pandemia de 1918 em ALEGRETE Anderson Correa e Edson Paniagua

https://lehmt.org/2020/06/11/lugares-de-memoria-dos-trabalhadores-37-a-uniao-operaria-primeiro-de-maio-alegrete-rs-anderson-pereira-correa/

Importante:

Informamos que conforme Ofício Circular 03/2020 da Reitoria da Unipampa e Ofício nº 119/2020/PROGRAD/UNIPAMPA as matrículas para a chamada oral do Ensino Médio que estavam agendadas para amanhã dia 19-3 (quinta-feira) serão adiadas até novas orientações, sendo amplamente divulgada a próxima data para a chamada Oral do Ensino Médio.

Egressos do Curso de Ciências Humanas estão classificados entre os primeiros colocados no Concurso Público para Prefeitura Municipal de São Borja

O Curso de Ciências Humanas – Campus São Borja – parabeniza os egressos aprovados no Concurso Público Municipal nº 1/2019 e reforça a relevância de um ensino superior público, de qualidade e gratuito na região. Os acadêmicos do Curso estão classificados entre os primeiros colocados para as vagas destinadas ao cargo de Professor de Geografia e História.

Lucas de Mattos ressaltou que “O curso de forma geral teve papel importante em minha formação, pois ao longo do mesmo tive o contato com diversos autores e bibliografias, principalmente da área da educação, os quais apareceram corriqueiramente durante a prova, além de proporcionar-me o hábito da leitura, o qual teve papel primordial para o enriquecimento do meu vocabulário, conhecimento de vários temas e conceitos que permearam a história antiga e contemporânea”.

Apontou que utilizou as seguintes metodologias para preparação para a prova do concurso: “elaboração de mapas mentais sobre os diversos temas e autores da área do concurso: história, educação e legislação; vídeos aulas para a revisão e reforço dos conteúdos, principalmente no que se referia aos temas de história; leitura de textos, autores e bibliografias e resumo ao final de cada unidade para uma melhor fixação do conteúdo estudado”.

Aprovado Concurso Público

A Lais Ávila relatou que: “A preparação para o concurso público foi  baseada, principalmente nos materiais que adquiri durante minha graduação no curso de Ciências Humanas. Quando lançado o edital pela banca organizadora do concurso, o foco foi total nos conteúdos específicos para a vaga de professor de história. No qual além de conhecimentos específicos de história, exigia também em legislação, na área da educação e também de história da educação, assim como fundamentos e estrutura da educação no Brasil. Ao organizar os conteúdos e o tempo para estudo, tudo se tornou mais claro, quando recorri a muitos materiais que utilizei durante a minha formação, que foram o reforço essencial para obter a aprovação. A prova por mais que em alguns pontos estivesse extremamente complexa, eu pude fazer muitas ligações com o que foi estudado durante os 4 anos no curso de Ciências Humanas. Além de todo esforço colocado pra obter aprovação no concurso, o recurso de ter onde buscar e saber como buscar foram essenciais para essa conquista. O curso de Ciências Humanas abriu muitas janelas e me possibilitou chegar a essa conquista.”

Aprovada Concurso Público

Datas importantes – Semestre letivo regular 2020/1

LEMBRETES PARA OS DISCENTES

DATAS IMPORTANTES

AÇÕES – DISCENTES

14/02 a 15/02

Matrícula via WEB referente ao semestre letivo regular 2020/1

18/02 a 20/02

Ajuste de matrícula via WEB

10/03 e 11/03

Ajuste de matrícula presencial

Horário: 17h:30min às 20h:30min

Sala: 3304 – Campus II

16/03/2020

Início do período letivo regular 2020/1

Turma do 1º Semestre – Sala 2309 – Campus I

Concluída a primeira edição do Programa Residência Pedagógica – Campus São Borja.

No dia 15 de Janeiro do corrente ano ocorreu a conclusão da primeira edição do Programa Residência Pedagógica na Unipampa – Curso de Ciências Humanas, Campus  São Borja, que teve início em agosto de 2018. O referido programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem como finalidade promover a experiência de regência em sala de aula aos discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura, em escolas públicas de educação básica, acompanhados pelo professor da escola.

O núcleo Multidisciplinar de Geografia e História do Campus São Borja finalizou as atividades nas escolas-campo Sagrado Coração de Jesus, Duque de Caxias e Arneldo Matter. A experiência foi considerada exitosa e de grande valia para formação do licenciado, assim como para o conhecimento e compreensão do ambiente de trabalho do futuro profissional da educação.

Acadêmicos do Curso de Ciências Humanas participantes do RPRelato de Experiência e exposição dos projetos realizados na escola -campo

Equipe do Residência Pedagógica do Campus São Borja

http://https://sites.unipampa.edu.br/residenciapedagogica/2020/01/16/primeira-edicao-do-programa-residencia-pedagogica-campus-sao-borja-finalizado/?fbclid=IwAR0nmNt-aSvhaqgSr4ZT_2VB-2JrwISWqcrmX-4DkxoPjw2gCdYDpjas5X0

Formação de Etnicidade promovida pela SMEd