Desde que a pandemia chegou ao nosso contexto, a UNIPAMPA tomou medidas visando contribuir com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral. Foi criado um Comitê de Monitoramento do Coronavírus, assim como um Grupo de Trabalho de enfrentamento da COVID-19, dentre outras ações. Dado que o Curso de Ciências Humanas dispõe mais de capital humano do que tecnológico, nesta página serão divulgadas as reflexões e análises realizadas pelos docentes do Curso sobre os desafios que a pandemia impõe ao sistema educacional, social e econômico no intuito de contribuir com a compreensão do cenário atual.
Informamos que conforme Ofício Circular 03/2020 da Reitoria da Unipampa e Ofício nº 119/2020/PROGRAD/UNIPAMPA as matrículas para a chamada oral do Ensino Médio que estavam agendadas para amanhã dia 19-3 (quinta-feira) serão adiadas até novas orientações, sendo amplamente divulgada a próxima data para a chamada Oral do Ensino Médio.
Conforme Ofício Circular nº 2/2020 REITORIA/UNIPAMPA as aulas de graduação e eventos que envolvam aglomeração de pessoas estão suspensas a partir do dia 16 de março até o dia 28 de março de 2020, em função do COVID-19 (coronavírus).
OBS: As chamadas orais e matrículas nos processos seletivos estão mantidas.
O Curso de Ciências Humanas – Campus São Borja – parabeniza os egressos aprovados no Concurso Público Municipal nº 1/2019 e reforça a relevância de um ensino superior público, de qualidade e gratuito na região. Os acadêmicos do Curso estão classificados entre os primeiros colocados para as vagas destinadas ao cargo de Professor de Geografia e História.
Lucas de Mattos ressaltou que “O curso de forma geral teve papel importante em minha formação, pois ao longo do mesmo tive o contato com diversos autores e bibliografias, principalmente da área da educação, os quais apareceram corriqueiramente durante a prova, além de proporcionar-me o hábito da leitura, o qual teve papel primordial para o enriquecimento do meu vocabulário, conhecimento de vários temas e conceitos que permearam a história antiga e contemporânea”.
Apontou que utilizou as seguintes metodologias para preparação para a prova do concurso: “elaboração de mapas mentais sobre os diversos temas e autores da área do concurso: história, educação e legislação; vídeos aulas para a revisão e reforço dos conteúdos, principalmente no que se referia aos temas de história; leitura de textos, autores e bibliografias e resumo ao final de cada unidade para uma melhor fixação do conteúdo estudado”.
A Lais Ávila relatou que: “A preparação para o concurso público foi baseada, principalmente nos materiais que adquiri durante minha graduação no curso de Ciências Humanas. Quando lançado o edital pela banca organizadora do concurso, o foco foi total nos conteúdos específicos para a vaga de professor de história. No qual além de conhecimentos específicos de história, exigia também em legislação, na área da educação e também de história da educação, assim como fundamentos e estrutura da educação no Brasil. Ao organizar os conteúdos e o tempo para estudo, tudo se tornou mais claro, quando recorri a muitos materiais que utilizei durante a minha formação, que foram o reforço essencial para obter a aprovação. A prova por mais que em alguns pontos estivesse extremamente complexa, eu pude fazer muitas ligações com o que foi estudado durante os 4 anos no curso de Ciências Humanas. Além de todo esforço colocado pra obter aprovação no concurso, o recurso de ter onde buscar e saber como buscar foram essenciais para essa conquista. O curso de Ciências Humanas abriu muitas janelas e me possibilitou chegar a essa conquista.”
No dia 15 de Janeiro do corrente ano ocorreu a conclusão da primeira edição do Programa Residência Pedagógica na Unipampa – Curso de Ciências Humanas, Campus São Borja, que teve início em agosto de 2018. O referido programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem como finalidade promover a experiência de regência em sala de aula aos discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura, em escolas públicas de educação básica, acompanhados pelo professor da escola.
O núcleo Multidisciplinar de Geografia e História do Campus São Borja finalizou as atividades nas escolas-campo Sagrado Coração de Jesus, Duque de Caxias e Arneldo Matter. A experiência foi considerada exitosa e de grande valia para formação do licenciado, assim como para o conhecimento e compreensão do ambiente de trabalho do futuro profissional da educação.
Durante todo o ano de 2019 a SMEd promoveu uma formação de Etnicidade, o início das atividades abordaram as Diversidades Étnicas na Formação Municipal foi em 09 de março, às 7h30min, no Museu Ergológico de Estância Os Angüeras. A coordenação foi da professora doutora Viviane Margareth Pouey Vidal, que repassou informações aos professores de História do Ensino Fundamental, anos iniciais e finais da rede municipal de ensino. Houve abordagem exclusiva da temática indígena.Já nos dias 01 e 08 de outubro foram realizados o 2º e o 3º encontros da formação continuada, na Prefeitura de São Borja. Desta vez, os trabalhos foram ministrados pelos professores doutores e mestres em História Edson Romário Paniagua e João Heitor Macedo. O público-alvo foram docentes de história dos anos finais do Ensino Fundamental ligados a rede municipal e estadual.
Nos dias 21 e 22 de outubro, as formações foram realizadas nas escolas Ubaldo Sorrilha da Costa e Duque de Caxias respectivamente. Participaram, dia 21, os professores de Ensino Globalizado (Fundamental 1) das escolas Ubaldo Sorrilha da Costa, Francisco Miranda, Bom Sucesso, Liberato Salzano Vieira da Cunha e República Argentina.Já no dia 22 a participação foi dos professores das escolas Olinto Dornelles, Liôncio Silvio Pereira Aquino, Osvaldina Batista da Silva, Fernando Ferrari, Duque de Caxias, Ivaí e Ordália Machado. A formação ficou a cargo da professora doutora Nola Patrícia Gamalho e da professora Vanessa Balefo. O secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, fez a abertura do encontro. Técnicas de intercâmbio promoveram ampla troca de informações no grupo em relações às etnias e culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras.