Egressos | Ciências Humanas – Licenciatura

Egressos

Egressos do Curso tomam pose para atuar na Rede Estadual de ensino

Parabenizamos a egressa do Curso, Vanessa Martins, Brenda Thalia dos Santos de Carvalho e Thaís Moura pela pose para atuar como docente na rede atual:

A Vanessa destaca que: “O curso de Ciências Humanas me proporcionou entrar para o mundo da educação. A Unipampa conta com os melhores professores e com um ótimo suporte aos alunos. Acreditar que a educação transforma o mundo é o primeiro passo para ser um educador, o restante se conquista com dedicação e persistência.

A Brenda Thalia dos Santos de Carvalho menciona que:

“Sou muito feliz e realizada com a formação que recebi da Universidade Federal do Pampa Campus São Borja! O curso de Licenciatura em Ciências Humanas abriu várias portas importantes na minha carreira na área da educação. Antes mesmo de estar formada fui chamada para trabalhar como professora contratada no Estado do Rio Grande do Sul no ano de 2021, posteriormente comecei a trabalhar também como orientadora de aprendizagem no Senac/RS e hoje passo a atuar na rede estadual como professora nomeada após ter passado no último concurso. Sem dúvidas a Unipampa foi a primordial ponte para realizar os meus sonhos.”

Egressa do Curso conquista vaga para atuar como Docente no campus de Frederico Westphalen do IFFAR

Parabenizamos  a egressa do Curso,  Gyheniffer Fontella foi aprovada no Processo Seletivo do IFFAR – Edital 06/2021 e assumirá a função para atuar como Docente de Geografia, no Campus de Frederico Westphalen do Instituto Federal Farroupilha.

Quando entrei no curso em 2015, tinha 17 anos, muitas vezes a vontade era de desistir, trabalhava o dia inteiro e a tardinha ia para a Universidade, realidade de muitos universitários, no entanto, moro na cidade vizinha em Itaqui-RS, que fica em torno de 80km de São Borja, todos os dias eram 160km para estudar. Porém, tudo isso valia a pena quando eu sentia que a aula recebida na Universidade mudava algo no meu ser, esse sentimento fez com que eu me encontrasse na profissão, queria proporcionar aos meus futuros alunos o mesmo sentimento que meus professores me ofereceram. Gosto de comparar essa evolução enquanto do meu ser  que a universidade me proporcionar como uma semente, ou seja, ela necessita passar por processos e cuidados para que possa germinar, florescer dar e frutos. Durante o percurso universitário tive o grande prazer de encontrar professores que me ensinaram muito mais que temáticas acadêmicas, me mostraram a necessidade de um bom planejamento e dinamismo em nossas atividades para que possamos alcançar a satisfação em nosso trabalho educacional. A aprovação no IFFAR é motivo de muito orgulho a mim, por saber que posso colocar em prática os ensinamentos que tive durante a graduação. Agradeço imensamente a meus docentes e a UNIPAMPA pela formação pública, gratuita e de qualidade“, declarou Gyheniffer.

Egressa do Curso de Ciências Humanas é aprovada em 1° lugar no Processo Seletivo para Professor Substituto  do Instituto Federal Farroupilha – IFFAR

A egressa da UNIPAMPA, Thaís Costa Moura, foi aprovada em primeiro lugar no processo seletivo (Edital 19/2021) destinado a vaga para Professor Substituto de Ciências Humanas do IFFAR, do campus São Borja.

Falar nesta aprovação sem falar na formação que recebi na UNIPAMPA não me é possível. Ingressei no curso com 17 anos, sem saber ao certo o que queria e ali me encontrei. Encontrei apoio, ensino, paciência, companheirismo e empatia por parte dos professores e colegas. Aprendi muito sobre o “ser professor” e sobre “ser a Thais”. Graças à UNIPAMPA (e todas as Políticas de democratização de acesso ao Ensino Superior) minha vida ganhou um sentido para além das estatísticas dos jovens que, até então, nasciam e cresciam em São Borja, sem condições financeiras de estudar em outra cidade. Então, sou eternamente grata à UNIPAMPA, aos professores e todas as experiências que vivenciei durante a formação, abrindo meus olhos para o mundo e para o futuro. Agora, encontro uma forma de retornar tudo aquilo que a educação pública me possibilitou. Uma educação pública, gratuita e de qualidade“, declarou Thaís.

Egressos do Curso de Ciências Humanas estão classificados entre os primeiros colocados no Concurso Público para Prefeitura Municipal de São Borja

O Curso de Ciências Humanas – Campus São Borja – parabeniza os egressos aprovados no Concurso Público Municipal nº 1/2019 e reforça a relevância de um ensino superior público, de qualidade e gratuito na região. Os acadêmicos do Curso estão classificados entre os primeiros colocados para as vagas destinadas ao cargo de Professor de Geografia e História.

Lucas de Mattos ressaltou que “O curso de forma geral teve papel importante em minha formação, pois ao longo do mesmo tive o contato com diversos autores e bibliografias, principalmente da área da educação, os quais apareceram corriqueiramente durante a prova, além de proporcionar-me o hábito da leitura, o qual teve papel primordial para o enriquecimento do meu vocabulário, conhecimento de vários temas e conceitos que permearam a história antiga e contemporânea”.

Apontou que utilizou as seguintes metodologias para preparação para a prova do concurso: “elaboração de mapas mentais sobre os diversos temas e autores da área do concurso: história, educação e legislação; vídeos aulas para a revisão e reforço dos conteúdos, principalmente no que se referia aos temas de história; leitura de textos, autores e bibliografias e resumo ao final de cada unidade para uma melhor fixação do conteúdo estudado”.

Aprovado Concurso Público

A Lais Ávila relatou que: “A preparação para o concurso público foi  baseada, principalmente nos materiais que adquiri durante minha graduação no curso de Ciências Humanas. Quando lançado o edital pela banca organizadora do concurso, o foco foi total nos conteúdos específicos para a vaga de professor de história. No qual além de conhecimentos específicos de história, exigia também em legislação, na área da educação e também de história da educação, assim como fundamentos e estrutura da educação no Brasil. Ao organizar os conteúdos e o tempo para estudo, tudo se tornou mais claro, quando recorri a muitos materiais que utilizei durante a minha formação, que foram o reforço essencial para obter a aprovação. A prova por mais que em alguns pontos estivesse extremamente complexa, eu pude fazer muitas ligações com o que foi estudado durante os 4 anos no curso de Ciências Humanas. Além de todo esforço colocado pra obter aprovação no concurso, o recurso de ter onde buscar e saber como buscar foram essenciais para essa conquista. O curso de Ciências Humanas abriu muitas janelas e me possibilitou chegar a essa conquista.”

Aprovada Concurso Público

EGRESSA DO CURSO ATUA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Camila Dinat Campos,  egressa do Curso Licenciatura em Ciências Humanas, atua como Professora da rede pública de ensino e atualmente é Mestranda em Educação-Unipampa.

“O curso de Licenciatura em Ciências Humanas foi fundamental para a minha qualificação profissional, possibilitando assumir regência nas 4 disciplinas da área e também assumir uma disciplina nova do Novo Ensino Médio em uma escola piloto da rede pública. Os estágios e os programas de ensino e pesquisa também foram essenciais no meu preparo para a docência ” pontua Camila.

EGRESSA DO CURSO ATUA NA REDE PÚBLICA DE CAXIAS DO SUL

Para Vitiele Rodrigues Fernandes que atua na educação básica de Caxias do Sul: “Graduação foi excelente, me “abriu” várias portas profissionalmente, estou realizada!”

“Atualmente é professora na cidade de Caxias do Sul, trabalhando na escola estadual especial de ensino médio Helen Keller e também no instituto estadual Cristóvão de Mendonza, atuando nos três anos do ensino médio, manhã e noite. Ministrando as disciplinas de filosofia e história, mas já ministrei religião e sociologia também. Estou feliz e realizada com a profissão, sendo que realizei um dos meus sonhos que é trabalhar com a educação de surdos no caso da escola Helen Keller” diz Vitiele.

EGRESSA DO CURSO ATUA NA REDE MUNICIPAL DE SANTANA DO LIVRAMENTO/RS

Viviane Carvalho Moraes, atua na educação básica em Santana do Livramento e atualmente está realizando o Mestrado em Ensino na Unipampa.

Viviane destaca que “Com 17 anos saí da minha cidade, Santana do Livramento, para poder concretizar o sonho de ter uma graduação. Me mudei para São Borja, passei por dificuldades que compartilhava com todos os demais colegas universitários que vieram de fora, mas por meio de políticas públicas para permanência no curso foi fundamental para concluir essa etapa de minha carreira, assim como o PIBID, que oportunizou experiência única na docência. Concluída a graduação em agosto de 2017, no ano de 2018, de volta a minha cidade, já comecei a trabalhar rede municipal de ensino com contrato temporário em Sant’Ana do Livramento/RS, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Camilo Alves Gisler como professora de História e Geografia. Passei por outras experiências, também na rede municipal na zona rural da cidade, nas escolas E.M.E.F. Unidade de Ensino Agrícola e EMEF Dr. Rafael Vieira da Cunha. Realizei também no ano de 2018 uma especialização no programa Pós graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação e atualmente estou na rede estadual atuando como professora de geografia e sociologia, além de ser mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino retornando com muito orgulho para a UNIPAMPA. Sou muito grata à UNIPAMPA, que, como universidade pública, oferece oportunidade para as pessoas, que, por vezes, não tinham perspectiva de seguir uma vida acadêmica ou uma carreira. Sou filha de faxineira e cobrador de ônibus, então sou uma dessas pessoas que não tinha uma perspectiva, mas a educação pública e de qualidade me tornou melhor, e hoje, sou uma professora que quer levar essa transformação para outras vidas”.

EGRESSA DO CURSO ATUA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO BORJA

A egressa Lilian Simone Souza Pires, atua na rede pública do município  de São Borja.

Segundo Lilian “O curso de Ciências Humanas foi o início na transformação da minha realidade profissional. Abriu portas, rompeu paradigmas, expandiu oportunidades construindo alicerces sólidos e possibilitando o crescimento pessoal através do conhecimento. A docência foi uma das mais bela das descobertas na minha vida. Atuar como professora é semear a esperança nos corações a cada dia, é facilitar, indicar, possibilitar e conduzir sonhos possíveis de serem realizados. Minha primeira atuação profissional aconteceu em Geografia e História no ano de 2017, antes mesmo da conclusão do curso em CH 2018. De lá pra cá, tive a felicidade de atuar em diferentes níveis e modalidades de ensino. Em 2020 a conclusão de mais uma graduação, a PEDAGOGIA, oportunidade que me possibilitou aproveitar as bases sólidas do conhecimento contruído e das experiências obtidas em Ciências Humanas, bem como, ampliar minha área de atuação e seguir enfrentando novos desafios como é intríseco ao “ser professor”. Atualmente (2021) me sinto realizada em atuar na educação básica, anos iniciais, e também como tutora no curso de Licenciatura em Geografia EAD da Unipampa.”

EGRESSO DO CURSO ATUA COMO SERVIDOR EFETIVO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARI

O egresso Carlos Quevedo está atuando na docência na prefeitura municipal de Jaguari/RS e também está cursando o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica no IFF Jaguari.  Carlos destaca que:

“A Unipampa foi fundamental na minha vida em todos os aspectos. Só tenho impressões positivas desta instituição que foi pra mim uma mãe, e onde eu for vou me referir à ela com todas as honras possíveis. Amo esta instituição de coração e jamais esquecerei de todos os momentos que lá vivi, especialmente da liberdade (isto vale demais pra mim) que me foi concedida lá dentro”

EGRESSA DO CURSO APROVADA NA PÓS-GRADUAÇÃO

A egressa Adalgiza Oliveira Rattes está cursando a Pós-Graduação em Metodologia em Geografia e em Educação à distância.

EGRESSA DO CURSO DE CIÊNCIAS HUMANAS ATUA NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

A egresso do curso de Ciências Humanas está atuando em duas escolas no programa mais educação. Confira o depoimento dela:

“Me chamo Juliana Raquel Sarmanho e conclui minha graduação na primeira turma de Ciências Humanas – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa Campus São Borja no ano de 2016. O Curso com duração de 4 anos e traz um conceito de interdisciplinaridade, onde através do diálogo que se estabelece entre as disciplinas e entre os sujeitos das ações, a interdisciplinaridade devolve a identidade às disciplinas, fortalecendo-as e evidenciando uma mudança de postura na prática pedagógica o que para o professor é uma ferramenta sem igual para dinamizar o ensino na sala de aula, possibilitando trazer aos alunos vários aspetos do mesmo conceito ou conteúdo.

Atualmente trabalho no Programa Novo Mais Educação em duas escolas da rede pública da cidade de São Borja. Na Escola Municipal Cândida Vargas, com alunos de 1º a 5º série do ensino Fundamental nas disciplinas de Português e Matemática e na Escola Estadual de Ensino Médio com alunos de 1º a 6º série na disciplina de português e apesar de não ser na área de minha formação o curso me agregou vários aspectos que me ajudam a desenvolver o trabalho nas escolas. O Novo Mais Educação é um Programa do governo federal que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. Sinto-me realizada e muito feliz em trabalhar nas instituições de ensino e poder contribuir com a formação de sujeitos cada vez mais pensantes e críticos.” 

EGRESSA DO CURSO DE CIÊNCIAS HUMANAS ATUA EM ESCOLA ESTADUAL DE SÃO BORJA

Egressa do curso de Ciências Humanas Licenciatura da Universidade Federal do pampa – campus São Borja da primeira turma, Keli Cristiane Daniel atua hoje como professora de Geografia no  ensino médio  e também ensino fundamental do colégio Colégio Estadual São Borja.

 

EGRESSA DO CURSO DE CIÊNCIAS HUMANAS APROVADA EM ESPECIALIZAÇÃO

Egressa do curso de Ciências Humanas Licenciatura da Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja, VERIDIANA DA SILVA KRETZCHMER, entrou na especialização Lato sensu pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, onde estuda o tema: ” HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA”. Parabenizamos a aluna por sua conquista e motivação pela busca da educação.

EGRESSO DO CURSO DE CIÊNCIAS HUMANAS APROVADO EM MESTRADO EM FILOSOFIA

Egresso do curso de Ciências Humanas Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, Lucas Giovan ingressou no Mestrado em Filosofia – linha de pesquisa em Filosofia Política e Ética da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Seu tema aborda: Nietzsche e uma contribuição à filosofia moral: o eterno retorno do mesmo como hipótese avaliativa das ações morais. Pedimos pra que Lucas nós contasse como está sendo seu período de início no mestrado, de uma olhada no seu depoimento:

“É a alegria de um objetivo conquistado. É alegria de um caminho traçado e construído ao longo de toda a graduação. Achei que receberia um “não”. Primeiro: porque não possuo uma formação estritamente filosófica como boa parte dos meus colegas. Segundo: porque meu projeto poderia não estar em conformidade com as exigências de um pesquisador da pós, ledo engado”.