Pibid realiza atividades na Escola Tricentenário

        O Pibid (Programa institucional de Bolsas de Iniciaçãà Docência) é um Programa vinculado à Capes/MEC e executado pela Unipampa no Curso de Ciências Humanas – Licenciatura. Na Escola Tricentenário o Pibid conta com nove bolsistas, acadêmicos de Ciências Humanas e uma professora do Colégio que exerce a função de supervisora. Nos meses de abril e maio os bolsistas colaboraram na organizaçãe realização de atividades no Sarau Literário, cujo tema era autoconhecimento.

        Os pibidianos fizeram a divulgação do Sebo literário que é realizado há anos na escola para trocas de livros, além de preparar oficinas para os alunos do ensino médio, buscando fazer com que os alunos refletissem acerca de sua realidade.

        Foi apontando como objetivos a serem alcançados com as oficinas: suscitar o pensamento crítico sobre os diversos temas apresentados pelo projeto; e construir um ambiente reflexivo sobre os alunos participantes, a fim de que pensem a respeito de suas vivências e auxiliar no conhecimento de si mesmos.

        No primeiro dia, o evento contou com uma dinâmica que buscava fazer os educandos refletirem sobre preconceitos sociais, o olhar que se tem dos outros, enquanto que em outra oficina foi abordada a temática da desigualdade social tanto em nível global como local, na cidade de São Borja.

        Já no segundo dia, teve a participação do PET (Programa Educação Tutorial) História da África, projeto também vinculado à Unipampa São Borja, que buscou trazer um pouco da cultura Africana, realizando atividades com toda a escola com oficinas de turbantes e pintura facial, dando seu contexto e importância cultural.

        Por fim, no encerramento, além das oficinas houve também uma apresentação  com os talentos dos alunos. As oficinas ofertadas neste dia foram de reflexão acerca do empoderamento feminino e a masculinidade tóxica, e também uma oficina sobre felicidade, buscando um entendimento com base na filosofia antiga. As próximas atividades serão desenvolvidas dentro das temáticas: política e sociedade, mundo do trabalho, tecnologias de comunicação e relações sociais.

Texto e foto: PIBID/UNIPAMPA.