Pibid da Unipampa aborda questão étnico-racial no Instituto Padre Francisco Garcia

 

       O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) vinculado ao Curso de Ciências Humanas da Unipampa, Campus São Borja atua em duas escolas de São Borja com 19 bolsistas. O Programa está vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e oferece bolsas para acadêmicos do Curso atuarem nas escolas sob a supervisão de professores da própria escola e da Unipampa.

     No mês de maio, o grupo de bolsistas ofertou para algumas turmas do Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, localizado no bairro do Passo, uma oficina referente às relações étnico-raciais com foco nos povos originários brasileiros e a trajetória do negro nessa sociedade. Neste encontro, foi apresentada a problemática acerca das questões étnicas e raciais desses grupos, e suas implicações no desenvolvimento do Brasil até a atualidade. Essa implicação fica evidente no descaso em diversas situações do cotidiano relacionadas com a moradia e as oportunidades de trabalho e estudo dessa parcela da população.

    A oficina buscou abordar a questão dos povos originários, conceituando, o contexto histórico, colonização, genocídio, etnocídio (destruição da civilização ou cultura de uma etnia por outro grupo étnico) e a contraposição ao que muitas vezes é ocultado no conteúdo dos livros didáticos. Além disso, a oficina também contou com a palestra da professora Jandira Lopes, que explanou alguns fatos sobre a trajetória do povo negro no decorrer da história, trazendo uma visão além do Brasil. A mesma, ainda comentou sobre os problemas deixados pela escravidão e suas consequências sociais no país.

      As próximas atividades do Pibid serão em torno das seguintes temáticas: política e sociedade, mundo do trabalho, tecnologias de comunicação e relações sociais.

Texto e fotos: PIBID/UNIPAMPA.