Prodocência 2010 / Capes | Ciências Exatas – Licenciatura

Prodocência 2010 / Capes

O Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência – da CAPES visa contribuir para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura das universidades públicas brasileiras por meio de fomento a projetos institucionais, na perspectiva de valorizar a formação e reconhecer a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica.

O edital 028/2010 foi à segunda edição do programa no âmbito da Capes e selecionou propostas que:

a) contemplem novas formas de gestão institucional;

b) desenvolvam experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador;

c) apresentem projetos de cooperação entre unidades acadêmicas que elevem a qualidade da formação dos futuros docentes;

d) integrem a educação superior com a educação básica;

e) orientem a superação de problemas identificados nas avaliações feitas nos cursos de licenciatura.

A UNIPAMPA participa do PRODOCÊNCIA 2010 com o Projeto Institucional  “Núcleo Interdisciplinar de Educação: articulações de contextos & saberes nos (per)cursos de Licenciatura da Unipampa”, que vem sendo desenvolvido numa parceria entre as unidades de Caçapava do Sul, Uruguaiana e Jaguarão (visite o sítio PRODOCÊNCIA-UNIPAMPA).Este Projeto busca, através da criação de Núcleos de Educação, o desenvolvimento de ações contextualizadas e inerentes a formação do profissional licenciado, integrando produções e reflexões pertinentes ao fortalecimento do espaço social constituído inicialmente no Fórum de Licenciaturas da UNIPAMPA, que, efetivamente, estimulem ás práticas e processos que contribuem para a consolidação e aperfeiçoamento dos cursos de licenciatura envolvidos. Os principais objetivos do Projeto são:

  • Aprimorar as propostas curriculares das licenciaturas envolvidas por meio da ação colaborativa educacional na formação de professores.
  • Integrar ações oriundas dos processos investigativos existentes nos cursos de formação de professores.
  • Elaborar propostas de experiências metodológicas críticas e integradoras do ensino, da pesquisa e da extensão adequadas às exigências de cada curso de formação de professores.
  • Criar um espaço institucional especial para a discussão da temática das relações étnico-raciais no contexto universitário e no escolar.
  • Propor novos modos de integração entre a UNIPAMPA e as escolas de Educação Básica.
  • Criar interfaces através das TIC que possibilitem ações colaborativas na formação inicial e continuada de professores.
  • Estimular a inclusão digital de acadêmicos de graduação e de professores da educação básica através do uso da informática, da internet e da produção de matérias educativos inovadores.
  • Subsidiar as produções e experimentações produzidas pelos estudantes do PIBID e demais acadêmicos que realizam ações no campo escolar.

A equipe responsável pelo Projeto é composta pelos professores:

  • Profa. Dra. Adriana Nascimento Bodolay (Jaguarão)
  • Profa. Ma. Angela Maria Hartmann (Caçapava do Sul)
  • Prof. Me. Everton Ferrer de Oliveira (Jaguarão)
  • Prof. Dr. Marcio Andre Rodrigues Martins (Caçapava do Sul)
  • Profa. Dra. Marta Isis Camargo Messias da Silveira (Uruguaiana)
  • Profa. Ma. Paula Bianchi (Uruguaiana)
  • Prof. Me. Rafhael Brum Werlang (Caçapava do Sul)
  • Prof. Dr. Ricardo Barreto da Silva (Caçapava do Sul)
  • Profa. Dra. Zilda Baratto Vendrame (Caçapava do Sul)