Viagem de Estudos da Componente Observação e Intervenção

No dia 19 de novembro ocorreu a viagem de estudos dos discentes matriculados no Estágio de Observação e Intervenção. A componente objetiva discutir sobre a importância dos Espaços Não Formais de Ensino para o Ensino de Ciências e Matemática. A viagem foi uma das atividades realizadas pelos futuros professores, além de pesquisarem acerca de diferentes locais, elaborarem planos de atividades aplicados a estes e visitarem o Museu Lanceiros do Sul, em Caçapava do Sul.

A turma, acompanhada pela professora Elenize Nicoletti, visitou dois espaços não institucionais: O Criadouro São Braz em Santa Maria e o Jardim das Esculturas, em Júlio de Castilhos, ambos no estado do Rio Grande do Sul. Pela parte da manhã, os estudantes conheceram o Criadouro, um importante espaço de resgate, manutenção e cuidados de diferentes espécies de animais de nosso estado. Durante o turno da tarde foi o momento de visitar o Jardim das Esculturas, onde os viajantes foram recepcionados pelo responsável pelo espaço e artista Rogério Bertoldo e sua esposa.

A partir das visitas, os discentes acrescentaram uma importante reflexão em seus relatórios de estágio: ‘Como  a utilização dos espaços não formais de ensino pode se incluída nos seus futuros planejamentos?’. Ressalta-se que todos os acadêmicos mencionaram em seus relatórios a importância de terem participado de uma viagem de estudos durante a formação inicial.

O professor Rui Duarte também participou da viagem, auxiliando no deslocamento de Caçapava do Sul para Santa Maria.

Turma em frente ao Monumento da Liberdade no Criadouro São Braz, Santa Maria, RS. Fonte: Gustavo Lima

Turma em frente ao Buda na entrada do Jardim das Esculturas em Júlio de Castilhos,  RS. Fonte: Gustavo Lima