Informações

O curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Pampa, criado em 2010, propõe-se a formar bacharéis em Economia comprometidos com o desenvolvimento local e nacional, capacitados para a pesquisa econômica nos setores público e privado e aptos a avaliar criticamente a realidade brasileira e mundial. Para isso, conta com um corpo docente de alto nível, com sólida formação e trabalhando em regime de dedicação exclusiva. A formação do economista na Unipampa será eclética, passando, de forma crítica, pelas diferentes abordagens existentes na literatura econômica, e rigorosa, com a exigência de um alto grau de comprometimento com o curso. São oferecidas atualmente 50 vagas anuais no período noturno, com carga horária total de 3.000 horas-aula, devendo ser concluído, idealmente, em 8 semestres.

NOME DO CURSO: Curso de Ciências Econômicas
NÚMERO DE VAGAS: 50 vagas por ano.
GRAU: Bacharelado
IMPLANTAÇÃO: Primeiro Semestre de 2010
COORDENAÇÃO: Prof. Dr. André da Silva Redivo
TURNO: Noturno
DURAÇÃO: 8 semestres
CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.000 horas (176 créditos)
TEMPO MÁXIMO DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR: 14 semestres
FORMAS DE INGRESSO: ENEM, reopção de curso e transferência
PERFIL DO EGRESSO: Os egressos deverão ser profissionais

a) comprometidos com o desenvolvimento e conscientes dos limites existentes para o equacionamento dos problemas inerentes a este; b) capacitados para o trabalho específico do economista; c) instrumentalizados para a pesquisa científica e; d) éticos, críticos da realidade e autônomos quanto a interpretação dos fenômenos sociais.

MATRIZ CURRICULAR: Clique aqui
NORMAS TCC I E TCC II Clique aqui
PROJETO PEDAGÓGICO (PPC): Clique Aqui
ROL DE CCCGs ACEITOS: Clique Aqui
NORMAS PARA QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO

Os discentes que necessitem solicitar a quebra de pré-requisito devem ler os documentos abaixo. Neles constam quais as disciplinas que exigem pré-requisito e também quais as normas para quebra dos mesmos.

O pedido de quebra acontece durante o período de ajuste presencial de matrícula, disponibilizado no calendário acadêmico da universidade. Ao discente, no ajuste presencial, será fornecido o formulário próprio para realização do pedido de quebra de pré-requisito. A coordenação do curso realizará um parecer sobre o pedido, que posteriormente será analisado pela comissão de curso.

Pré-Requisitos no curso de Ciências Econômicas (Clique Aqui).

Normas para Quebra de Pré-Requisito (Clique Aqui)

GUIA PARA PONTUAÇÃO DE ACG Clique Aqui
Outros documentos: Clique aqui

 

Atualizado em 04/03/2019