Atividades Complementares

O curso de Ciências Econômicas oferece várias atividades complementares de caráter permanente ou eventual, para contribuir com a formação multidimensional de seus graduandos. Listamos a seguir algumas das atividades de oferta constante do curso

SECON – Semana do Economista
Evento anual organizado com temas contemporâneos e para tratar de especificidades da profissão,

Já conta com duas edições (uma em 2017 e outra em 2018) e faz parte do calendário do curso e do campus.

 

CARTA DE CONJUNTURA ECONÔMICA
(projeto em construção) É uma publicação acadêmica com periodicidade trimestral ou quadrimestral sobre o comportamento das principais variáveis da conjuntura econômica. O projeto contará com a participação de professores e alunos do Curso de Economia.

Enquanto projeto de ensino, a Carta procura qualificar a formação do discente oportunizando um observatório de análise, reflexão e interpretação da conjuntura econômica. Paralelamente, ao disponibilizar junto à comunidade local as informações reunidas na Carta, pretende-se intercambiar ideias e inquietações que poderão ser utilizadas na elaboração de projetos de pesquisa e/ou extensão em benéfico do desenvolvimento econômico local.

À diferença de publicações semelhantes em nível nacional, esta é uma leitura e interpretação particular da conjuntura econômica nacional e não esta restringida à analise macroeconômica, uma vez que abre o espaço para as análises especificas sobre a agricultura familiar, economia solidaria, sustentabilidade dos recursos naturais, tecnologia sustentável, etc. do Estado de Rio Grande do Sul, município de Santana do Livramento, e dos municípios onde a Unipampa esta funcionando.

Para acesso as folhas de conjuntura publicadas, Clique Aqui.

 

MATEMÁTICA FINANCEIRA COM A CALCULADORA HP12C
A calculadora financeira HP12c é considerada, em suas diferentes versões, a ferramenta mais adequada para o aprendizado de matemática financeira. Destaca-se, por outro lado, o interesse dos alunos da disciplina de aprender os principais comandos da ferramenta, facilitando o cálculo e o entendimento
dos conceitos financeiros trabalhados em aula.Objetivos do Projeto:- Promover o interesse dos alunos pela matemática financeira;
– Facilitar o aprendizado na área de finanças com a utilização de calculadora;

 

GEODes – GRUPO DE ESTUDOS EM ORGANIZAÇÕES E DESENVOLVIMENTO
O GEODes foi criado ao final de 2015 e está aberto à participação de quais quer interessados que façam parte da comunidade acadêmica, mas também externos a ela.

O projeto conta com a participação de docentes e discentes de graduação e da pós-graduação stricto sensu do campus Santana do Livramento.

Tem por objetivo discutir a questão do desenvolvimento, seus determinantes e características e o papel das organizações para sua conquista.

A reuniões ocorrem mensalmente.

Para acessar a página do grupo, Clique Aqui

 

BOTECO DA ECONOMIA
Esta iniciativa permite ao curso parar parcialmente suas atividades, ampliando o período de intervalo, visando discutir temas contemporâneos e polêmicos.

Questões como a PEC do Teto e a reforma da previdência já foram temas de debate, ao longo do tempo de funcionamento da iniciativa.

Nele participam docentes e discentes e, para além da oportunidade de confrontar opiniões e argumentos, tem-se a oportunidade de incentivar o posicionamento crítico e situado do profissional em formação.