Edital de chamada de Trabalhos do II Seminário Internacional Buscando o Sul | Ciências Sociais – Ciência Política

Edital de chamada de Trabalhos do II Seminário Internacional Buscando o Sul

O II Seminário Internacional de Ciências Sociais – Ciência Política: Buscando o Sul é uma realização do curso de Ciências Sociais – Ciência Política da UNIPAMPA, Campus São Borja que se propõe a discussão e apresentação de trabalhos relacionados à área.  O Seminário é voltado para graduandos, pós-graduandos e professores, com o intuito de reforçar os laços entre as Instituições de Ensino Superior do Sul da América.

  1. 1.             Das inscrições

1.1 – As inscrições de trabalhos deverão ser feitas pelo e-mail do evento no endereço eletrônico: seminariocp2013@gmail.com; As inscrições como ouvinte devem ser feitas por meio do preenchimento de formulário presente neste LINK.

1.2 – Aos participantes na condição de ouvintes será fornecido um certificado de participação equivalente à 40 horas aula;

1.3 – Os pesquisadores dos cursos de graduação e pós-graduação que desejarem apresentar trabalhos em andamento ou concluídos, deverão inscrever-se por e-mail, indicando a modalidade de participação (apresentador) e o formato do trabalho (pôster ou comunicação oral). Para a inscrição de trabalhos, será necessário que o proponente anexe o trabalho completo e/ou resumo.

1.4 – Os trabalhos e/ou resumos deverão ser enviados até o dia 05.04.2013 nos formatos pdf ou doc, para serem publicados posteriormente em Cd-rom nos anais do evento.

2. Da submissão de trabalhos

2.1 – Tanto os pôsteres como as comunicações orais deverão ser o resultado de pesquisa(s) em andamento ou concluída(s). A temática deve estar enquadrada dentro dos seguintes eixos de pesquisa:

a)      Comportamento Político (opinião pública, eleições e cultura política);

b)     Instituições Políticas (partidos e sistemas partidários);

c)      Governo, Políticas Públicas e Poder local.

2.2 – Todos os trabalhos participantes devem ser orientados por um Professor Pesquisador;

2.3 – É permitida a inscrição de trabalhos com até 05 (cinco) co-autores;

2.5 – O resumo deverá conter: introdução, metodologia, resultados e discussões, conclusões e agência financiadora (quando houver), sendo o seu texto, limitado a até 1200 caracteres, considerando-se os espaços;

2.6 – Os trabalhos completos devem conter de 05 (cinco) a 12 (doze) páginas, devendo obedecer as seguintes normativas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas : fonte Times New Roman; tamanho 12; justificado; espacejamento interlinear 1,5 cm; sendo 1,0 no resumo e em citações que excedam três linhas; margens superior esquerda 03 cm; margens inferior direita 02 cm e numeração inserida na margem superior direita a partir da primeira página. A primeira linha de cada parágrafo deverá ter recuo de 2,5 cm e as citações excedentes a três linhas, recuo de 04 cm.

2.7 – A avaliação dos resumos e dos trabalhos completos será feita pelo Comitê Científico do II Seminário internacional de Ciências Sociais – Ciência Política: Buscando o Sul, composto por docentes do Curso.

2.8 A Comissão Organizadora do evento comunicará aos proponentes de comunicações orais e pôsteres o resultado da avaliação até o dia 16.04.2013.

3. Regras para apresentação de pôster

3.1 – Os autores de trabalhos aceitos para exposição deverão elaborar um pôster para o qual as medidas recomendadas são 90 (noventa) cm de altura por 60 (sessenta) cm de largura.

3.2 – O pôster deverá conter os seguintes itens:

  • Nome da Instituição de Ensino Superior (Faculdade/ Instituto/Universidade);
  • Título do trabalho (igual ao da pesquisa a ser relatada);
  • Nome do(s) autor(es) e, por último, o nome do orientador (com endereço profissional no rodapé);
  • Introdução;
  • Material e métodos de pesquisa utilizados;
  • Resultados e discussão;
  • Conclusões;
  • Referências Bibliográficas;
  • Agência financiadora (se houver).

3.3 – Os pôsteres serão expostos das 17h30m às 19hs, antes da abertura dos GT (Grupos de Trabalho) da tarde. O(s) autor(es) deverão ficar próximos ao seu trabalho no momento da apresentação para responderem a eventuais perguntas;

3.4 – A Comissão Organizadora não se responsabilizará por pôsteres deixados no local após o término do evento.

4. Regras para comunicação oral

4.1 – O tempo destinado a cada apresentação será de 10 a 20 minutos, abordando introdução (fundamentação teórica), objetivos, material e métodos (metodologia), resultados ou discussões e conclusões (parciais ou finais). Ao final de cada apresentação, haverá um espaço de tempo de 10 minutos para os questionamentos da banca e demais presentes.

5. Cláusula de reserva

5.1 – A Comissão organizadora do evento reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.

São Borja, 06 de março de 2013.

Comissão Organizadora do II Seminário internacional de Ciências Sociais – Ciência Política: Buscando o Sul